TAM cancela todos os vôos do Rio para Brasília

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

TAM cancela todos os vôos do Rio para Brasília

Mensagem por MARR »

Quinta, 21 de dezembro de 2006, 12h32 Atualizada às 13h38


A TAM cancelou todos os vôos para Brasília que partiriam do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Segundo a Globonews, a única previsão de decolagem é em um vôo com destino a Vitória.


Ontem, conforme a assessoria do aeroporto, a TAM teve um grave problema de transmissão de dados em Guarulhos, Congonhas e no Rio de Janeiro, o que impediu o check-in, tirando aviões de rotas e causando efeitos cascata nos embarques e desembarques. A TAM, no entanto, nega qualquer tipo de problema.

Nesta manhã, a Polícia Federal recomendou que a companhia interrompesse o cadastro de passageiros, no Rio de Janeiro, para vôos que ainda não tivessem previsão de decolagem. PMs armados circulam pelo aeroporto para evitar qualquer tipo de protesto.

Redação Terra
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Amigos,
O que está acontecendo com á TAM foi um crescimento da
empresa muito maior do que eles esperavão, muitas rotas
com conexões, isto não vaí da certo no Brasil, por enquanto!

sds,
Moises Propp
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

moises Propp escreveu:Amigos,
O que está acontecendo com á TAM foi um crescimento da
empresa muito maior do que eles esperavão, muitas rotas
com conexões, isto não vaí da certo no Brasil, por enquanto!

sds,
Moises Propp
Daria certo, se o governo fizesse a parte dele.

O pior de tudo, foi que a aeronautica governo por muito tempo esconderam a verdade sobre o nosso controle aéreo, pior, ficaram fazendo propaganda e que era perfeito e que tudo funcionava as mil maravilhas.

Então as companhias aéreas nem se peucuparam em montar estratégias de crise como a que estamos vivendo, pois segundo o que era propangandeado, o nosso sistema era perfeito e infalível, um dos melhores do mundo.

Claro que as companhias também tem parte da culpa, mas aposto que nenhuma delas tinha conciencia do real estado do nosso controle aéreo, acabaram acreditando que o sistema era perfeito.
gugacwb
PC
PC
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 21:33
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por gugacwb »

adluis escreveu:Daria certo, se o governo fizesse a parte dele.

...

Claro que as companhias também tem parte da culpa, mas aposto que nenhuma delas tinha conciencia do real estado do nosso controle aéreo, acabaram acreditando que o sistema era perfeito.
Realmente, se o governo fizesse a parte dele, a TAM estaria operando muito bem os vôos com várias conexões. Porém, infelizmente no Brasil as coisas não funcionam assim.

Mas não acredito que as companhias aéreas não sabiam da verdadeira situação do sistema da aviação no Brasil. É algo que vem sendo discutido no meio aeronáutico faz muito tempo, sobre a ineficiência da cobertura dos radares, da falta de investimentos no setor, salários de controladores de vôo, e assim vai.

Exemplo disso são as diversas matérias da revista Aero Magazine sobre a situação. Não é de hoje que a revista vem mostrando os problemas do sistema no país. Se a revista sabia, as empresas, mais ainda.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Acho que a TAM fosse mais humilde e coloca-se seus passageiros
em outras Cias, ou tira-se alguns aviões da Ponte aerea, ou alugar
aviões de outras Cias para substituir os que está pifanda por não
aguentarem mais o tranco, amigos os F100 e alguns A320(ebolas)
já estão no limite, a TAM não tem interese em fazer manutenção
nestes aviões pois eles vão ser devolvidos, só que o passageiro
comprou a passagem e não quer saber se a chuva ou deu pane
no avião, este papo que querem zelar pela vida do pax e conversa
pra boi dormir, eles tem que fazer as manutenção preventiva,
mas isso dá prejuiso, trocar uma peça que ainda funciona, vamos
esperar que ela de problema primeiro, aí eu troco.
Amigos á proxima é a GOL !

sds,
Moises Propp
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

CRESCEU DEMAIS

Mensagem por paulo roberto machado »

Na minha opnião a TAM cresceu e nao estava preparada, falta experencia, coisa que so se adquire com anos.Nao entendi , so essa empresa esta com voos atrazados!!
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

Nova opinião

Mensagem por paulo roberto machado »

Na minha opinião a Tam cresceu e não estava preparada, falta experiencia que so se consegue com os anos de voo.Esta confusão toda esta só acontecendo com ela?Corrigi os erros acima. Obrigado
gugacwb
PC
PC
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 21:33
Localização: Curitiba - PR

Re: Nova opinião

Mensagem por gugacwb »

paulo roberto machado escreveu:Na minha opinião a Tam cresceu e não estava preparada, falta experiencia que so se consegue com os anos de voo.Esta confusão toda esta só acontecendo com ela?Corrigi os erros acima. Obrigado
Concordo com você quando diz que a TAM cresceu e não estava preparada. Mas temos que levar em conta, assim como a própria Gol, que a crise da Varig abriu muitas portas para as outras empresas. E elas tinham que crescer nesse intervalo de tempo e foi um crescimento muito rápido.

Porém, não acho que seja irresponsabilidade ou mesmo falta de experiência, mas sim um contexto maior que está escancarando tudo. Antes do chamado "caos aéreo", as empresas não estavam operando com os atuais índices de atraso. Ou seja, a TAM e a Gol cresceram rápido, receberam aviões, ampliaram a malha, mas estavam aguentando. Mas com a adição de outros fatores, o bicho pegou mesmo. Ao contrário do que diz o presidente da Anac, não acho que essa situação seja culpa das empresas aéreas.

Sobre os atrasos, não é exclusividade da TAM. Todas as outras que operam em aeroportos centrais estão com vôos atrasados. Porém, no caso da TAM, os atrasos são maiores devido à retirada de seis aeronaves para manutenção (quais são?) e a queda da rede de dados no aeroporto do Galeão.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Amigo,
Voce acha certo o que á TAM está fazendo com seus usuarios de
seus serviços, pessoas que acreditam nessa empresa, que teve
no dia 21/12 mais de seis aeronaves fora de serviço por falha
mecanica, sei que falhas existem, mas deveria ter um plano B.
pois o passageiro tem obrigação de pagar a passagem, mandam
estar 1 horas do embarque, e o avião não aparece, eu sei que
isso pode acontecer, mas quando houve a crise da VARIG ela
foi a primeira a jogar as pedras dizendo que na TAM isso não
acontece, o passageiro sempre em 1º lugar.
hoje á TAM é á maior empresa de aviação no Brasil e não
poderia acontecer isto!

sds,
Moises Propp
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

moises Propp escreveu:Amigo,
Voce acha certo o que á TAM está fazendo com seus usuarios de
seus serviços, pessoas que acreditam nessa empresa, que teve
no dia 21/12 mais de seis aeronaves fora de serviço por falha
mecanica, sei que falhas existem, mas deveria ter um plano B.
pois o passageiro tem obrigação de pagar a passagem, mandam
estar 1 horas do embarque, e o avião não aparece, eu sei que
isso pode acontecer, mas quando houve a crise da VARIG ela
foi a primeira a jogar as pedras dizendo que na TAM isso não
acontece, o passageiro sempre em 1º lugar.
hoje á TAM é á maior empresa de aviação no Brasil e não
poderia acontecer isto!

sds,
Moises Propp
Não existe mágica, nem plano B, se 6 aviões dão itens NO GO no mesmo dia.. vc simplismente fica sem 6 aviões na sua malha.. as empresas inteligentes não possuem aviões StandBy, primeiro pq isso é a maior burrice do mundo e segundo pq avião no chão é prejuizo.. ainda mais 6 aviões standby. . portanto vc tem 6 aviões parados .. vc simplismente tem 6 aviões a menos e ponto final.. a grande maioria dos vôos estão lotados.. não tem como acomodar em outras empresas, quando dá isso é feito.. mas não dá... então tem q sentar, cancelar oq dão para cancelar, fusionar os vôos que dão para fusionar e esperar os aviões retornarem a malha.. infelizmente essa é a realidade.. não existe plano B, nem mágica..

Tudo isso somado com a greve branca dos controladores, com o mau tempo e fechamento dos aeroportos, e a total falta de infraestrutura dos aeroportos no Brasil todo, que não foram feitos nem expandidos para a quantidade de trafego no Brasil..

Em suma.. as empresas cresceram, trouxeram aviões novos, criaram mais rotas, só que os aeroportos ficaram na mesma.. uma hora ia dar ***.. e deu... e o governo quando pode culpa as empresas.. seja a Varig, seja a Gol seja a TAM...
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

O PROBLEMA NÃO É TER AVIÕES STANDBY. O PROBLEMA É O NUMERO DE HORAS DE VÔOS DAS AERONAVES, QUE ATUALMENTE NO BRASIL ESTA ACIMA DE QUALQUER INDICE INTERNACIONAL.
O ATRASO OU PARADA NÃO PREVISTA DE QUALQUER AERONAVE CAUSA UM EFEITO CASCATA DEVASTADOR.
ISTO É UMA OPÇÃO DAS EMPRESAS, QUE DEVEM ARCAR COM OS RISCOS. QUANDO VOCE COLOCA UMA FABRICA PARA FUNCIONAR EM 3 TURNOS, VOCE SABE QUE QUALQUER PARADA O ESTRAGO VAI SER DEVASTADOR. ISTO SERVE PARA QUALQUER RAMO DE NEGOCIO.
PARA TANTO, VOCE SEMPRE TEM UM PLANO DE CONTIGÊNCIA.
SÃO REGRAS SIMPLES DE ADMINISTRAÇÃO.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

MARR escreveu:O PROBLEMA NÃO É TER AVIÕES STANDBY. O PROBLEMA É O NUMERO DE HORAS DE VÔOS DAS AERONAVES, QUE ATUALMENTE NO BRASIL ESTA ACIMA DE QUALQUER INDICE INTERNACIONAL.
O ATRASO OU PARADA NÃO PREVISTA DE QUALQUER AERONAVE CAUSA UM EFEITO CASCATA DEVASTADOR.
ISTO É UMA OPÇÃO DAS EMPRESAS, QUE DEVEM ARCAR COM OS RISCOS. QUANDO VOCE COLOCA UMA FABRICA PARA FUNCIONAR EM 3 TURNOS, VOCE SABE QUE QUALQUER PARADA O ESTRAGO VAI SER DEVASTADOR. ISTO SERVE PARA QUALQUER RAMO DE NEGOCIO.
PARA TANTO, VOCE SEMPRE TEM UM PLANO DE CONTIGÊNCIA.
SÃO REGRAS SIMPLES DE ADMINISTRAÇÃO.
Não sei se você sabe de uma regra, que tem que ser seguida na aviação.. é a seguinte.. "avião parado é prejuizo" ... quanto mais o avião voa, melhor é para a empresa... se o Brasil está acima de qualquer indice internacional (gostaria primeiro de saber qual indice você está falando), bom para as empresas que conseguem ter um indice de disponibilidade das aeronaves acima deste nivel internacional...

Atraso, falta de tripulação, manutenção não programada, mau tempo, não ocorre apenas no Brasil, isso é problema diário nos EUA, lá também se você não tem tripulação para fazer o vôo tudo atrasa.. se você não tem avião tudo atrasa.. pq lá e principalmente lá.. as empresas também trabalham no limite.. pois todas empresas buscam o lucro e ganhar menos doq vc poderia ganhar é burrice.. isso é regra simples de administração.

A Gol e a TAM funcionam assim não pq elas são burras e trabalham no limite.. elas funcionam assim pq é assim que tem que ser.. é só ver o valor de mercado delas e o lucro delas.. empresa que deixa dinheiro ir embora fecha as portas... e exemplos de empresas que deixaram o dinheiro ir embora e fecharam as portas não faltam..
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Caro Spetsnaz, não se trata de ser inteligente ou burro e sim de analise de risco. Existe uma opção e em cima desta opção, voce administra. O risco envolve contigências e isto precisa ser analisado na tomada de decisão. A questão do lucro envolve necessariamente o risco. Quanto maior o risco, maior a possibilidade do lucro ou do prejuízo. Hoje por exemplo as ações da TAM estão caindo 7 % na bolsa. Isto para o acionista é pessimo. Se estivessemos num pais realmente capitalista, a diretoria da TAM estaria correndo serio risco de ser demitida.
Quanto a questão de avião parado é prejuizo é outra falacia. Porque as cias aereas internacionais ou a antiga VARIG não realizavam os chamados vôos bate e volta? Porque não teria passageiros. Porque Voce acha que a American, Delta, United, Continental, Air France, etc deixam seus aparelhos parados o dia inteiro em Guarulhos ou no Galeão ? Para tomar sol, ficar bronzeado.
O que da mais lucro ? Usar 1 avião fazendo o vôo diario GRU-MIA, com saida por exemplo as 22:00 e 09:00 hs ( não importa o sentido ) ou usar 2 aviões com saída as 22:00 hs ?
Estou hoje no sítio e não posso passar para voce os indices de horas voadas por cia aerea, mas passo na proxima semana.
Veja bem, quero que fique claro que estou analisando a opção das cias aereas e os riscos. Não estou dizendo que é certo ou errado. Estou apenas falando que cada decisão envolve um risco e neste momento, tenho a percepção de que o risco foi demasiado. Tanto que as ações das cias aereas que voce nominou, cairam mais de 20 % nos ultimos 60 dias. Ou seja, o proprio mercado esta vendo com cautela a poltica destas empresas.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

MARR escreveu:Caro Spetsnaz, não se trata de ser inteligente ou burro e sim de analise de risco. Existe uma opção e em cima desta opção, voce administra. O risco envolve contigências e isto precisa ser analisado na tomada de decisão. A questão do lucro envolve necessariamente o risco. Quanto maior o risco, maior a possibilidade do lucro ou do prejuízo. Hoje por exemplo as ações da TAM estão caindo 7 % na bolsa. Isto para o acionista é pessimo. Se estivessemos num pais realmente capitalista, a diretoria da TAM estaria correndo serio risco de ser demitida.
Quanto a questão de avião parado é prejuizo é outra falacia. Porque as cias aereas internacionais ou a antiga VARIG não realizavam os chamados vôos bate e volta? Porque não teria passageiros. Porque Voce acha que a American, Delta, United, Continental, Air France, etc deixam seus aparelhos parados o dia inteiro em Guarulhos ou no Galeão ? Para tomar sol, ficar bronzeado.
O que da mais lucro ? Usar 1 avião fazendo o vôo diario GRU-MIA, com saida por exemplo as 22:00 e 09:00 hs ( não importa o sentido ) ou usar 2 aviões com saída as 22:00 hs ?
Estou hoje no sítio e não posso passar para voce os indices de horas voadas por cia aerea, mas passo na proxima semana.
Veja bem, quero que fique claro que estou analisando a opção das cias aereas e os riscos. Não estou dizendo que é certo ou errado. Estou apenas falando que cada decisão envolve um risco e neste momento, tenho a percepção de que o risco foi demasiado. Tanto que as ações das cias aereas que voce nominou, cairam mais de 20 % nos ultimos 60 dias. Ou seja, o proprio mercado esta vendo com cautela a poltica destas empresas.
Concordo que a decisão tomada pela TAM e pela Gol de trabalhar com aeronaves voando 11, 12 horas por dia é opção delas.. e as consequencias e riscos que esta opção envolve, também são opções delas.. hoje as ações estão caindo tudo isso não por causa apenas da TAM, mas por causa de todo um sistema falido da aviação, por aeroportos que não suprem a demanda, por total falta de investimento e descaso das autoridades e por um acaso infeliz 6 aeronaves da TAM no meio desse caos implantado na aviação, ficaram NO GO no mesmo dia.. e para melhorar o sistema do rio ficou fora do ar.. a Gol hoje está na mesma situação que a TAM, vôos super atrasados e muitos sem previsão, a Varig com uma malha de rotas minuscula perto da Gol e TAM também está com seus vôos atrasados..

A TAM deu o azar de ter 6 aeronaves NO GO, agora vc deve estar se perguntando.. mas e ae.. cadê o plano de contingência? Talvez se a aviação no Brasil estivesse fluindo como ela deveria fluir o resultado desses problemas com e apenas com a TAM não seria tão grave..

Em relação as aeronaves INTERNACIONAIS esperarem tdo um dia para poder assumir um vôo é uma coisa.. agora vôos domésticos é outra totalmente diferente.. normalmente e vc sabe disso, as aeronaves tem um tempo de permanencia no solo durante o pernoite para fazer manutenção leve e tdo mais.. quando as aeronaves não precisam fazer essa manutenção elas estão fazendo os chamados corujoes, que foram inventados exatamente para preencher esta lacuna de madrugada quando a demanda é muito baixa e a aeronave fica parada sem fazer nada.. (perdendo dinheiro).

Se você tiver o indice de horas voadas pelos F100 da American Airlines e pelos F100 da TAM no mesmo periodo eu ficaria agradecido!

Com certeza vc está apenas opinando sobre a opção das cias em questão.

As ações cairam certo, muito disso (muito mesmo talvez uns 90%) se deve por causa do nosso próprio Governo que viu a demanda crescer, a oferta consequentemente crescer também, liberam slots e novas rotas, mas toda a infraestrutura da aviação simplismente continuou a mesma, nada mudou, tirando algumas mudanças estéticas e meramente cosméticas, pois as realmente necessárias nem sairam do papel ainda. Agora faça uma analize mais macro, o quando as ações destas empresas cresceram, o quanto o valor delas aumentou, o quanto o lucro delas cresceu, e o quanto a participação no mercado delas aumentou.. esses 20% de queda não são nada perto da valorização.. e esses 20% serão recuperados em pouco tempo... porém infelizmente a fluidez da aviação no Brasil não depende apenas das cias.. mas do burrocratico e lento governo (ANAC, Infraero e por ae vai.....), governo este que adora culpar os outros e tirar o dele da reta..
Sandro
MASTER
MASTER
Mensagens: 3525
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 11:58
Localização: São Leopoldo - RS Floripa Santinho - SC

Mensagem por Sandro »

"Anac suspende vôos da TAM e determina intervenção na companhia

A TAM suspendeu, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil, a venda de passagens para hoje e amanhã no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, alegando lotação dos vôos. A Anac deslocou um grupo de funcionários especializados para os centros de reserva e operações da TAM, pois constatou anomalias no sistema da empresa. No Aeroporto Internacional do Rio, funcionários da companhia orientam a remarcação de bilhetes porque não há previsão para as decolagens. Dos 657 vôos programados nos principais aeroportos esta manhã, 252 atrasaram mais de uma hora, ou seja, 38% do total, segundo a Anac. Além disso, 21 foram cancelados. Em Brasília, 30 passageiros invadiram o pátio do aeroporto.

GLOBO"
gugacwb
PC
PC
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 21:33
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por gugacwb »

Spetsnaz escreveu:Em suma.. as empresas cresceram, trouxeram aviões novos, criaram mais rotas, só que os aeroportos ficaram na mesma.. uma hora ia dar ***.. e deu... e o governo quando pode culpa as empresas.. seja a Varig, seja a Gol seja a TAM...
Acho que esse é o ponto central de toda a discussão. A infra-estrutura da aviação no Brasil não acompanhou o crescimento das companhias aéreas. E claro, é muito mais fácil jogar a culpa nas empresas aéreas do que escancarar a desgraça que é o sistema no Brasil.

E lembrando que foi aprovado o orçamento do Governo Federal para 2007, e será destinado para o Comando da Aeronáutica um total de R$ 550 milhões. Só fazendo um paralelo para ver o quanto levam a sério a aviação no nosso país, na Alemanha, somente no aeroporto de Frankfurt, serão investidos US$ 2,1 bilhões, quase R$ 5 bilhões, até 2015. Ou seja, será investido mais dinheiro por ano em um aeroporto na Alemanha do que num sistema inteiro de segurança de vôo no Brasil. Não tenho os dados (se alguém tiver, por favor), mas quanto será que a Infraero pretende investir nos aeroportos por ela controlados até 2015? Não creio que seja um valor dos mais animadores...

E claro... Tudo isso sobra para quem precisa do transporte aéreo: os passageiros. São eles que pagam pela incompetência e falta de visão estratégica das "autoridades". E quem dá a cara à tapa são as empresas aéreas e não o governo. É triste.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
paulopre-aero
PC
PC
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
Localização: Porto Alegre-RS

Mensagem por paulopre-aero »

Parabéns aos debatedores acima pela qualidade das mensagens. Concordo um pouco com cada uma. Infraestrutura deficiente e decisões empresariais erradas. Empresas lideres de mercado sempre tem telhado de vidro e tem que estar preparadas para isto. Antes a lider era a Varig e as concorrentes TAM e GOL tinham um alvo na frente. Agora o alvo das concorrentes é a TAM.
Como contribuição ao debate penso que a ANAC deveria trabalhar com a meta de que no futuro nenhuma empresa detenha sozinha mais de 50% de fatia de mercado, tanto doméstico como internacional. Nunca acreditei muito naquela conversa do tempo da fusão VARIG-TAM de que no Brasil não havia espaço para mais de 2 empresas aéreas. O tráfego aéreo no Brasil ainda é muito pequeno e faltam voos para várias cidades. E, finalmente, temos que conseguir ir a algum lugar do Brasil sem ter que passar em CGH.
sds
Paulo Fernando
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

MARR escreveu:Porque as cias aereas internacionais ou a antiga VARIG não realizavam os chamados vôos bate e volta? Porque não teria passageiros. Porque Voce acha que a American, Delta, United, Continental, Air France, etc deixam seus aparelhos parados o dia inteiro em Guarulhos ou no Galeão ? Para tomar sol, ficar bronzeado.
O que da mais lucro ? Usar 1 avião fazendo o vôo diario GRU-MIA, com saida por exemplo as 22:00 e 09:00 hs ( não importa o sentido ) ou usar 2 aviões com saída as 22:00 hs ?
São realidades completamente diferentes, primeiro, não existem voôs "bate e volta", pois não existe demanda de passageiros para isso.

A demanda não existe, pois são vôos longos e com destino países extrangeiros, afinal ninguem gosta de chegar numa cidade estranha no meio da noite e sais procurando hotel, alugando carro, etc... se isso já é complicado em cidades estranhas no mesmo país, imagine então isso em um outro país... em fim ninguem em sã consiencia quer chegar em Nova Iorque as 3 da manha...

Se os passageiros não ligassem para esse detalhe, não veriamos aeronaves da American, Delta, United, Continental, Air France, etc paradas o dia todo em guarulhos tomando sol...
Responder