olá pessoal,
vou compartilhar com vocês um vôo muito legal que fiz hoje, de Montevideo para Porto Alegre, pela GLO, o voo 7487.
Chego no aeroporto Carrasco por volta das 4:10 da manha. O aeroporto é um tanto pequeno, mas mais do que suficiente para o tráfego (que vi, pelo menos). Há poucas pessoas na fila para o primeiro vôo da manha, o GLO 7487 com destino a POA, estimado para as 6:10 local.
Noto no painel de avisos que a aeronave que iria assumir este voo ainda não tinha chegada. Esta aeronave fazia o voo 7486, procedente de POA, e deveria ter chegado a 01:30 local, porém estava prevista para as 5:15.
Me dirijo a fila do check-in, onde um policial mal-encarado e mal-educado se posta na frente e antes de deixar você passar pergunta se você leva facas, garrafas, revólveres, bazucas, etc (hehehe). Após alguns minutos estou com meu cartão de embarque e vou tomar um café.
As 5:10 aproximadamente é feita a chamada de embarque. O que me indigna é que no aeroporto as chamadas são feitas somente em espanhol. Aqui em POA, por exepmplo, são feitas em portugues, ingles e espanhol. Acho isso um desrespeito com os turistas por lá.
Ao chegar no portão de embarque, apresento meu cartão e o funcionário me informa que eu deveria ir até um balcão pagar a taxa de embarque. A GOL não havia informado isso na hora da passagem, sorte que estava com meu cartão de crédito. Muito desrespeito, novamente, com o passageiro em não informar que o pagamento da taxa em MVD é no aeroporto.
Feito o pagamento, de USD 29, embarco e após comprar algumas coisas no free-shop embarcamos no ônibus que nos leva até a aeronave, que se encontra na área remota.
Já na cabine, o copiloto chama a TWR montevideo, operada por uma mulher, meio atrapalhada, e solicita as informações meteorológicas. A menina não entende muito bem e já passa o ATC CLEAREANCE para o GOL, sem que tenha sido solicitado. Após a confusão, copia-se o TAKEOFF DATA e logo após o CLEAREANCE NOVAMENTE:
- GLO7487 cleared to Salgado Filho via UM540, after takeoff direct AKPOD, transponder 6xxx.
Não utiliza-se SIDs em Carrasco. A saída é em rota, com curva a direita direto para posição AKPOD - limite da FIR Montevideo e FIR Curitiba.
Acionamos, sem necessidade de push back, e iniciamos taxi para a pista 01. Ao chegarmos próximos ao ponto de espera, antes de chamar a TWR, esta já autoriza ingresso e decolagem pista 01, vento calmo. Há uma névoa muito baixa sobre a pista, prejudicando a visibilidade.
Iniciamos a corrida, com V1 133, V2 134 e VR 139. O copiloto canta 80 KT, V1, ROTATE e o cmte inicia rotação do PR-GIC, 737-800 com Winglets. Rodamos e iniciamos a subida:
- TWR MVD: GLO 7487, airborne at 12, contact Radar on 128.0.
Chamamos então o Montevideo Radar, que funciona como APP e ACC, que nos autoriza direto ao FL 370, direto posição AKPOD.
Agora conversando com o Cmte, ele me mostra o equipamento HUD - Head Up Display que equipa a aeronave. Muito interessante, porém está INOP e não é utilizado na GOL.
Continuamos o cruzeiro, com 110 kt de cauda, GS de aproximadamente 530 KT. Passamos a escuta do ACC Curitiba, 11 NM antes da posição AKPOD, em 127.400.
No ideal, iniciamos a STAR Guaiba 2, e passando o FL 150 passamos a escuta do APP PALEGRE em 120.100. Este nos restringe ao FL 090, tráfego é um LET da NHT no FL 080 procedente de SBPA para SBPK. Após o cruzamento, somos reautorizados VIA Guaiba 2 para 2000 pés e completar a final do C1.
Descida tranquila, agora necessitando do speekbrake devido a restrição do tráfego, chegamos meio altos. Passamos por sobre a área de treinamento do aeroclube do RGS, nas áreas Barra do Ribeiro e Formiga.
Ao livrar a SBR 522, passando a posicao VALA, descemos do FL 040 para 2000 pés e completamos a final do C1.
Pouso com flap 40 e VREF 139 (salvo engano). Autobrake 3. O cmte efetua o pouso, muito tranquilo, e livramos na última a esquerda.
- GLO 7487, taxi via D e pátio antigo para o 1C.
Então paramos na posição 1C e desembarcamos.
O mais bonito desse voo foi a vista após a decolagem, pois estávamos bem no nascer do sol.
Bem, espero que gostem do reporte, pois o voo foi muito bom mesmo.
abraços a todos
Flight Report - GLO 7487
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Guilherme Utz
- PP

Flight Report - GLO 7487
Abraços,
Guilherme Utz
Guilherme Utz
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Contato:
Utz,
Muito bacana teu flight report!
Quanto a rota do 7487, imaginei que passava sobre Pelotas, porém indo pela aerovia UM540, ele foge do VOR PET.
AKPOD está a 150nm de MVD, no limite do ACC Curitiba com o ACC Montevidéu. De AKPOD até AROMA são mais 94nm. De AROMA até CALVE são mais 40nm e de CALVE até POA são 60nm, totalizando 344nm de MVD a POA!
Muito bacana teu flight report!
Quanto a rota do 7487, imaginei que passava sobre Pelotas, porém indo pela aerovia UM540, ele foge do VOR PET.
AKPOD está a 150nm de MVD, no limite do ACC Curitiba com o ACC Montevidéu. De AKPOD até AROMA são mais 94nm. De AROMA até CALVE são mais 40nm e de CALVE até POA são 60nm, totalizando 344nm de MVD a POA!
-
Guilherme Utz
- PP

-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
Guilherme,
Teu report me fez entrar no 'túnel-do-tempo', da época da 'Radar':
- "Chame o Controle P'álegre em 120 ponto uno !
- Descida 'Charlie uno' !"
* Vejo que isso acima. não mudou nada !
Teu report me fez entrar no 'túnel-do-tempo', da época da 'Radar':
- "Chame o Controle P'álegre em 120 ponto uno !
- Descida 'Charlie uno' !"
* Vejo que isso acima. não mudou nada !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ