A Aeronáutica registrou 796 casos confirmados de quase-colisões entre 1998 e julho deste ano. Oitenta delas foram registradas somente no ano passado, sendo que 41 foram classificadas de "risco crítico", segundo informa a edição impressa da Folha de S.Paulo.
Se forem consideradas somente as quase-colisões registradas nesse ano, foram 22 os casos em que dois aviões se aproximaram muito. No Brasil, as quase-colisões são definidas como a infração do espaço de segurança em volta do avião (20 km de largura e 600 metros de altura)
A gravidade destas "quase-colisões" é medida em uma investigação interna da Aeronáutica. Os critérios estabelecidos são dois: risco "potencial" e risco "crítico", dependendo do tipo de falha que causa o incidente.
O surgimento de relatos e documentos descrevendo os riscos de segurança dos vôos, além do incidente com o vôo 1907 que deixou 154 mortos, fez com que o Comando da Aeronáutica divulgasse estas estatísticas.
Redação Terra
Brasil teve 796 quase-colisões aéreas desde 1998
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Re: Brasil teve 796 quase-colisões aéreas desde 1998
A gente fala mal da imprensa... mas o poder da imprensa é grande...adluis escreveu: O surgimento de relatos e documentos descrevendo os riscos de segurança dos vôos, além do incidente com o vôo 1907 que deixou 154 mortos, fez com que o Comando da Aeronáutica divulgasse estas estatísticas.
Se não fosse a imprensa marcando em cima... esses dados nunca seriam divulgados... e os problemas seriam varridos para debaixo do tapete, como sempre foram...
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Discordo, Adluiz !
Pra mim a imprensa tem que fazer a sua parte de forma TRANSPARENTE e (principalmente) COMPETENTE. Aquilo que ela faz (ou divulga) de forma leviana e INCOMPETENTE, tem mesmo é que ser rechaçado !
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Fernando Basto -
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Desde 98, país teve 796 quase-colisões aéreas
Segue a notícia na integra:
"Desde 98, país teve 796 quase-colisões aéreas
Dados mostram que até julho foram 22 casos em que dois aviões se aproximaram muito
Em 2005, de 80 ocorrências registradas, 41 foram classificadas de "risco crítico"; número de incidentes vem caindo
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA-Folha de S. Paulo -25/11/06
Entre 1998 e julho deste ano, a Aeronáutica registrou 796 casos confirmados de quase-colisões entre aviões. Apenas no ano passado, foram 80, dos quais 41 classificados como "risco crítico".
De janeiro a julho deste ano, ocorreram 22 quase-colisões aéreas, definidas no Brasil como a infração do espaço de segurança em volta de um avião -com 20 km de largura e 600 metros de altura.
A gravidade desses incidentes é conferida por uma investigação interna. Dependendo do tipo de falha que causa a proximidade, e não necessariamente a distância entre os aviões, é feita a classificação entre risco "potencial" e risco "crítico". Porém, controladores ouvidos explicam que o risco crítico geralmente envolve uma manobra evasiva de um dos aviões para evitar o choque.
O Comando da Aeronáutica divulgou as informações após o surgimento de relatos e documentos descrevendo riscos de segurança e algumas quase-colisões semelhantes à do acidente do vôo 1907 em 29 de setembro, que deixou 154 mortos.
Porém, o governo não fornece oficialmente nenhum detalhe sobre os locais ou aviões envolvidos nas estatísticas, ao contrário do que ocorre em outros países. Nos EUA, por exemplo, uma base de dados sobre todos os tipos de incidentes aéreos é de acesso público.
Segundo as informações divulgadas pela Aeronáutica, o número de incidentes no país vem caindo nos últimos anos. Em números absolutos, a média entre 1998 e 2001 foi de 113 quase-colisões por ano. Entre 2002 e 2005 foi de 81.
O dado deve ser considerado ao lado do volume de tráfego do país a cada ano. No Brasil, são cerca de 4 milhões de movimentos aéreos por ano, comparado com mais de 10 milhões para os Estados Unidos.
O índice que mede incidentes para cada 100 mil movimentos caiu de 1,52 em 1998 para 0,97 em 2005, com um pico em 2001 -houve 121 incidentes naquele ano.
Em esclarecimentos à imprensa, a Aeronáutica diz que a FAA registrou 899 incidentes de tráfego aéreo em 2002, mas a Folha verificou que foram recebidos 180 relatos preliminares, sendo que 26 foram críticos, 85 potenciais e 42 sem perigo. Lá, o número de relatos também vem diminuindo -em 2006, até 5 de outubro, houve 90 relatos de quase-colisões."
Abs, Regis.
"Desde 98, país teve 796 quase-colisões aéreas
Dados mostram que até julho foram 22 casos em que dois aviões se aproximaram muito
Em 2005, de 80 ocorrências registradas, 41 foram classificadas de "risco crítico"; número de incidentes vem caindo
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA-Folha de S. Paulo -25/11/06
Entre 1998 e julho deste ano, a Aeronáutica registrou 796 casos confirmados de quase-colisões entre aviões. Apenas no ano passado, foram 80, dos quais 41 classificados como "risco crítico".
De janeiro a julho deste ano, ocorreram 22 quase-colisões aéreas, definidas no Brasil como a infração do espaço de segurança em volta de um avião -com 20 km de largura e 600 metros de altura.
A gravidade desses incidentes é conferida por uma investigação interna. Dependendo do tipo de falha que causa a proximidade, e não necessariamente a distância entre os aviões, é feita a classificação entre risco "potencial" e risco "crítico". Porém, controladores ouvidos explicam que o risco crítico geralmente envolve uma manobra evasiva de um dos aviões para evitar o choque.
O Comando da Aeronáutica divulgou as informações após o surgimento de relatos e documentos descrevendo riscos de segurança e algumas quase-colisões semelhantes à do acidente do vôo 1907 em 29 de setembro, que deixou 154 mortos.
Porém, o governo não fornece oficialmente nenhum detalhe sobre os locais ou aviões envolvidos nas estatísticas, ao contrário do que ocorre em outros países. Nos EUA, por exemplo, uma base de dados sobre todos os tipos de incidentes aéreos é de acesso público.
Segundo as informações divulgadas pela Aeronáutica, o número de incidentes no país vem caindo nos últimos anos. Em números absolutos, a média entre 1998 e 2001 foi de 113 quase-colisões por ano. Entre 2002 e 2005 foi de 81.
O dado deve ser considerado ao lado do volume de tráfego do país a cada ano. No Brasil, são cerca de 4 milhões de movimentos aéreos por ano, comparado com mais de 10 milhões para os Estados Unidos.
O índice que mede incidentes para cada 100 mil movimentos caiu de 1,52 em 1998 para 0,97 em 2005, com um pico em 2001 -houve 121 incidentes naquele ano.
Em esclarecimentos à imprensa, a Aeronáutica diz que a FAA registrou 899 incidentes de tráfego aéreo em 2002, mas a Folha verificou que foram recebidos 180 relatos preliminares, sendo que 26 foram críticos, 85 potenciais e 42 sem perigo. Lá, o número de relatos também vem diminuindo -em 2006, até 5 de outubro, houve 90 relatos de quase-colisões."
Abs, Regis.
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Re: Brasil teve 796 quase-colisões aéreas desde 1998
Este critério está correto? Não contraria as regras RVSM?adluis escreveu:No Brasil, as quase-colisões são definidas como a infração do espaço de segurança em volta do avião (20 km de largura e 600 metros de altura)
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Concordo com você que a imprensa geralmente é leviana...Fernando Basto escreveu:Discordo, Adluiz !
Pra mim a imprensa tem que fazer a sua parte de forma TRANSPARENTE e (principalmente) COMPETENTE. Aquilo que ela faz (ou divulga) de forma leviana e INCOMPETENTE, tem mesmo é que ser rechaçado !
Mas em se tratando desse caso especifico, a cobertura da imprensa, mesmo sendo leviana em alguns momentos está causando um "estrago" muito grande na elite do nosso comando aéreo...
Muita coisa que antes era varrida para de baixo do tapete pelas nossas autoridades militares, está vindo a tona... e estamos tendo uma noção real da situação precaria do nosso controle aéreo.
Editado pela última vez por Anonymous em Dom Nov 26, 2006 09:36, em um total de 1 vez.
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Emerson, TORRE ou CONTROLE...
Creio que o '27-200 ainda estava na área do CONTROLE Fortaleza, qdo. do momento da colisão com a montanha!
Me corrijam se eu estiver enganado !
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Fernando Basto -
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