GRANDE POSSIBILIDADE DE NEGLIGÊNCIA NO ACIDENTE DA GOL

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC

GRANDE POSSIBILIDADE DE NEGLIGÊNCIA NO ACIDENTE DA GOL

Mensagem por darksjr »

Outras opiniões, para conhecer!!
um abraço

REPASSANDO PARA TODOS OS AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS VARIG.
IMPORTANTE ESTE EMAIL.

LEIAM O MESMO COM BASTANTE ATENÇÃO.

Nós cmtes tínhamos razão. Estavam escondendo os culpados, q são verdadeiros assassinos.
O Legacy estava simplesmente na contramão, e pelo q eu vi agora no JN não foi autorizado por nenhum controle de terra.
Por que o piloto faz isso? Na Anac ninguém sabe responder, como tb não sabem pq o avião da Gol não captou os sinais do outro q evitariam a colisão.
E a resposta é mto simples – o Legacy subiu 1.000 pés/ft (300mt) provavelmente para economizar combustível, quanto mais se sobe mais o ar fica rarefeito (com as partículas de oxigênio cada vez mais espaçadas) necessitando então menos fuel para as turbinas, caso contrário o motor afogaria= muito fuel e pouco oxigênio. Então, quanto maior a altitude, menor o consumo.
Nesta subida ficamos limitados ao peso do avião, mas a medida q o combustível vai sendo gasto e o avião ficando mais leve, calculamos o novo nível de vôo ( FL= flight level), e pedimos autorização para troca de FL. Nem sempre conseguimos, pode haver uma aeronave mais lenta a nossa frente e a atropelaríamos. Mas sei, por ter voado 30 anos, q às vezes o piloto fica desesperado achando q vai chegar com pouco fuel no destino, ou mesmo não conseguirá chegar, tendo q fazer um pouso técnico no caminho para novo abastecimento. Então o q ele faz? Sobe a revelia do controle, mas nunca para o nível imediatamente superior, ou seja, 1.000 ft, porque aí ele ficaria na contramão, teria q subir 2.000 ft.
As aerovias (ruas) são planejadas para serem voadas no mesmo rumo em níveis pares ou ímpares, exp. : para quem está indo de A para B, somente poderão voar nos FL 120 = 12.000 ft, FL 140 = 14.000 ft e por aí vai; e de B para A, exatamente o contrário – FL 110, FL 130, FL 150 até onde der. Desta maneira não há risco de colisão, existindo como falei no começo, mão e contramão.
Outra possibilidade é a de encontrar no nível autorizado uma turbulência de céu claro, tb chamada de CAT (clear air turbulence), este tipo de turbulência é mto forte, chacoalhando tudo, é totalmente imprevista e descobre-se apenas na hora ou por relatos de outros aviões q por ali passaram. Ela está localizada dentro de uma faixa muito longa q chamamos de Corrente de Jato ou Jet Stream, porém curta de altura, por vezes basta subir estes 1.000 ft e ficamos acima dela, mas lembre-se, subindo ou descendo 1.000 ft ESTARÍAMOS NA CONTRAMÃO.
Acho a primeira hipótese mais provável.
A partir do momento q o piloto resolve desobedecer ao controle o q ele faz?
DESLIGA OS APARELHOS Q PODERIAM "CAGÜETÁ-LO" (sic), aparecendo nos radares de terra apenas um ponto, mas sem as informações de SPEED/ FL/Nº DO VÔO etc.
Caso o controle reclame ele diz (mente) q está tudo ligado e q deve ser uma pane. A outra aeronave tb fica "vendida", seus instrumentos NÃO "CONVERSARÃO" com o da outra, simplesmente pq estes últimos estarão desligados.
Usava-se ou usa-se, não sei pq estou aposentado, estes macetes nas travessias dos oceanos em noites claras, já q a cobertura pelos radares de terra é praticamente inexistente, e a noite observa-se o avião q vai à frente pelas suas luzes de ante-colisão.
MAS SEMPRE NA MESMA DIREÇÃO, EM NÍVEL CONTRÁRIO É LOUCURA PURA, COISA DE QUEM NÃO DÁ VALOR A VIDA, E O Q É PIOR, A DOS OUTROS.
Tentei usar uma linguagem simples para o leigo entender
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Tenho minhas dúvidas se este texto (acima), foi mesmo escrito por um '4 faixas' !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

É, tá esquisito.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
BrazPilot
PC
PC

Re: GRANDE POSSIBILIDADE DE NEGLIGÊNCIA NO ACIDENTE DA GOL

Mensagem por BrazPilot »

darksjr escreveu:Outras opiniões, para conhecer!!
Pura besteira. Deve ter 4 faixas de teco-teco.
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Ele utilizou uma linguagem para leigos, provavelmente porque e a unica que ele conhece.
"voei 30 anos". Nem de flight simulator!!
Tupolev.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

darksjr escreveu:... e pelo q eu vi agora no JN ...
Hehehe parei de ler ai!
Fernando Marcato

Imagem
Convair 880-22(F)
PP
PP

Mensagem por Convair 880-22(F) »

darksjr escreveu:
Usava-se ou usa-se, não sei pq estou aposentado, estes macetes nas travessias dos oceanos em noites claras, já q a cobertura pelos radares de terra é praticamente inexistente, e a noite observa-se o avião q vai à frente pelas suas luzes de ante-colisão.
Isso aí em cima é uma pérola!! :lol:
CV-880 AIRLIFTER
Simple the lowest cost true jet freight hauler you can fly!
Responder