JORNAL DE ANGOLA ON-LINE (José Meireles - enviado a Seattle/EUA)
Aviões da Taag chegam hoje a Luanda
Cinco dos sete aviões comerciais de médio e grande porte adquiridos pelo Governo angolano à multinacional norte-americana Boeing, para apetrechar a frota da companhia aérea de bandeira (TAAG), chegam hoje a Luanda, tripulados por pilotos angolanos, provenientes de Seattle, Estados Unidos da América, onde foram fabricados.
Deste lote, três são Boeing 737/700 que saíram de Seattle na quinta-feira, com escalas efectuadas em Grander (Escócia) e em Dakar (Senegal), tendo descolado daquele país africano às 4 horas da manhã, com previsão de chegada a Luanda por volta das 11 horas.
Do centro de entrega da Boeing, em Everett, também em Seattle, partiram ontem outros dois Boeing, desta feita versão 777-200/ER, os maiores adquiridos para a companhia TAAG, tendo efectuado ligação directa daquela cidade norte-americana para Luanda, num total de 16 horas de voo ininterruptas.
Embora tenha partido apenas ontem de Seattle, os dois aviões Boeing 777-200/ER vão aterrar na pista do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro à mesma hora que os restantes, ou seja, às 11 horas, com uma diferença de cerca de 10 minutos.
Os restantes dois aviões, de acordo com fontes da construtora contactadas em Seattle, estão ainda em fase de construção, devendo o primeiro deles, outro Boeing 737-700, ser concluído e entregue em meados de Janeiro de 2007, enquanto que o último trata-se de um Boeing 777-200/ER a ser entregue à TAAG em Outubro próximo.
O Boeing 737-700 é um avião de médio porte que pode transportar até 120 passageiros, com autonomia de efectuar voo directo, por exemplo, entre Luanda a Cidade da Praia (Cabo-Verde), sem recurso à escala.
A versão 777-200/ER, também conhecido por "Triplo-Sete", é um avião de grande porte, de longo alcance, que efectuara as rotas Luanda//Houston, por exemplo, sem recurso a escala, podendo transportar entre 350 a 410 passageiros, mas a TAAG adoptou para 265 passageiros, dividido em três classes, a primeira, executiva e económica.
Embora esta versão deixa a sensação de ser mais pequena que o 747-300 Combi ("Cidade do Kuito"), o "Triplo-Sete" tem a mesma capacidade que aquele avião e com a vantagem de gastar menos combustível (diferença é de 22%), dando oportunidade a TAAG de gastar menos dinheiro em custos operacionais.
Enquanto o Boeing 747-300 precisa de três pilotos no cock-pit, o 777-200 vai operar com menos um, tendo também como vantagem o facto de a sua manutenção ser extremamente eficiente e por ser um avião novo não vai precisar, durante os primeiros cinco anos, de muita manutenção.
A Boeing, conforme garantias apresentadas pelos seus responsáveis máximos, esta a trabalhar com a TAAG para que os técnicos da companhia nacional estejam aptos a efectuar a manutenção dos seus próprios aviões, o que é economicamente viável.
Os aviões 777-200/ER foram adaptados para rotas internacionais, enquanto que os 737-700 para as rotas regionais e domésticas, oferecendo maior conforto aos passageiros, o que ira proporcionar a TAAG a obtenção de maior lucro a sua contabilidade.
Aviões da TAAG chegam hoje a Luanda
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9689
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
5 meses depois...
5 meses depois...
...como está a operação dos 737-700 e 777?
Todos voando regularmente?
Os Boeing 777 voam para Lisboa, Paris, Londres? Rio de Janeiro ainda não?
...como está a operação dos 737-700 e 777?
Todos voando regularmente?
Os Boeing 777 voam para Lisboa, Paris, Londres? Rio de Janeiro ainda não?
Re: 5 meses depois...
Felizmente, não!Fernando C. Milke escreveu:Rio de Janeiro ainda não?
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
TAAG - GIG
São duas vezes por semana que a TAAG pousa no Rio de Janeiro?
Se afirmativo, poderia ser um dia com 747-300 e outro com 777-200 a fim de agradar gregos e troianos.
Se afirmativo, poderia ser um dia com 747-300 e outro com 777-200 a fim de agradar gregos e troianos.

Só confirmando, desde o fim do ano passado, a DTA mantém uma terceira freqüência que, atualmente, chega na madrugada de quarta e sai na manhã do mesmo dia. Ainda não sei se esta freqüência é definitiva, provavelmente estão aguardando as decisões da ONE quanto a seu suposto vôo pra LAD.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!