Infraero prepara pouso do A380 no Brasil

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Anonymous

Infraero prepara pouso do A380 no Brasil

Mensagem por Anonymous »

O Brasil deverá receber pela primeira vez, em dezembro, um pouso do A380 - a gigantesca aeronave de dois andares desenvolvida pela Airbus, com capacidade para transportar até 800 passageiros. A companhia aérea alemã Lufthansa demonstrou forte interesse em realizar um vôo experimental com o novo avião, fazendo-o aterrissar no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). Os alemães já negociam inclusive com a Infraero, empresa responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, autorização para esse vôo.

Em 26 de julho, altos executivos da Lufthansa fizeram uma reunião com a Infraero e declararam o Brasil como "mercado potencial" para o uso do A380 em suas rotas internacionais. O encontro contou com a participação de Peter Koser, diretor-geral da Lufthansa para aeroportos no Brasil, Christian Schmidt, gerente do projeto do A380 da companhia aérea, e Dan Cohen-Nir, diretor de programas da Airbus.

Não se trata inicialmente, como é óbvio, de um vôo comercial, até porque a entrega dos primeiros "superjumbos" atrasou em seis meses e provocou uma crise de confiança que derrubou em um terço o valor das ações da EADS, a construtora do avião. O mais provável, no entendimento da Infraero, é que seja usado um protótipo do A380 no vôo-teste.

Segundo o diretor de operações da estatal, Rogério Barzellay, a Lufthansa comunicou o interesse de implementar futuramente o "superjumbo" em uma das duas freqüências diárias que faz para a Alemanha. Hoje a aérea usa dois modelos diferentes nessa rota: um 747-400, da Boeing, e um A340-600, da Airbus. O vôo seria Frankfurt-São Paulo-Buenos Aires. Procurada pelo Valor, a Lufthansa afirmou, por meio da sua assessoria, que implantará comercialmente o A380 apenas no fim de 2007 e não confirmou oficialmente o interesse em utilizá-lo para voar a Guarulhos.

Barzellay informou que o teste deverá ser feito em dezembro, em Cumbica. Corre também no mercado a informação de que a Air France, que receberá os seus primeiros superjumbos em abril, utilize a aeronave em uma das suas rotas para São Paulo ou para o Rio de Janeiro. A diretora-geral da Air France-KLM no Brasil, Isabelle Birem, nega essa possibilidade por enquanto. A companhia francesa tem dez freqüências semanais ligando São Paulo a Paris, que serão acrescidas de mais duas a partir de novembro, além de um vôo diário saindo do Rio de Janeiro, usando um Boeing 747-400.

A Infraero tem conduzido estudos para checar a viabilidade dos principais aeroportos brasileiros em receber o A380. Por ser mais pesado e com asas mais extensas do que os maiores modelos da atualidade, o advento do superjumbo vem exigindo investimentos e reformas mesmo em aeroportos como Heathrow, em Londres, que prepara as suas pistas para receber o novo gigante.

No caso brasileiro, a Infraero constatou, nos estudos que concluiu sobre a possibilidade de receber o A380 nos aeroportos brasileiros, não haver problemas em duas áreas importantes - comprimento e infra-estrutura das pistas, e manobrabilidade da aeronave. No que se refere ao taxiamento do superjumbo, "o problema é mínimo", ressalta o diretor de operações da Infraero. "Só uma cerca que atrapalha os movimentos da aeronave no Galeão, mas é algo bem fácil de resolver."

Dois gargalos, porém, devem exigir investimentos da estatal para serem superados. O primeiro refere-se às pontes de embarque para passageiros, conhecidas tecnicamente como "fingers" - aqueles tubos que conectam diretamente a sala de embarque ao interior das aeronaves. Como o A380 tem dois andares, ele precisa de uma ponte dupla. "Só temos uma posição em Guarulhos com 'finger' duplo. Se houver dois pousos ou decolagens em horários semelhantes, isso cria um gargalo", informou Barzellay. "No Galeão, não há nenhuma ponte desse tipo", acrescentou.

A segunda restrição são os pontos de abastecimento de combustível. Como o corpo do superjumbo é muito grande, o posicionamento da aeronave em Guarulhos ou no Galeão não permite que ela seja abastecida simultaneamente ao embarque ou ao desembarque dos passageiros. Para encher o tanque dos aviões, são usadas mangueiras que saem de dutos subterrâneos, e esses pontos precisariam de adaptação para evitar o abastecimento por caminhões-tanque.

Barzellay garante que a estatal está disposta a fazer os investimentos necessários, de forma ágil e em quantos aeroportos sejam necessários, desde que haja interesse "firme" das empresas aéreas em usar o A380 "de forma contínua". "Não pode ser algo só para a alta temporada. Os problemas não são impossíveis de serem resolvidos, mas não podemos investir para receber os aviões só por uma ou duas semanas de pico", disse Barzellay. "O que eu posso garantir é que não será a Infraero um impeditivo de o A380 pousar no Brasil", emendou.

Valor Econômico

Será que o bichão vem mesmo?
Fernando C. Milke
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Há demanda!

Mensagem por Fernando C. Milke »

Com certeza há mercado para o Airbus A380 na rota Brasil-Alemanha, tenta adquirir um bilhete para esta semana - Varig e Lufthansa lotados.

A partir de outubro serão dois vôos LH diários com 747-400 (FRA e MUC), além dos RG partindo de GRU e GIG - até o final de 2007 a demanda será ainda maior.
Phenom
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Mensagem por Phenom »

O vôo pra MUC deve ser operado por A340-300. Pelo menos foi o que a empresa divulgou há pouco tempo.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Será que os problemas serão só os "fingers" e o "canal de abastecimento"?

Fico imaginando os problemas de logística como filas enormes pra check-in, alfândega, esteira de bagagens, embarque, etc.
Imagine se 2 gigantes desses chegam juntos!

É claro que são problemas pequenos, mas que incomoda...
gugacwb
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Mensagem por gugacwb »

Concordo que existe demanda para vôos com A380 no Brasil, principalmente se os índices de transporte aéreo continuarem crescendo. Acho que a demanda pode justificar a presença desse gigante por aqui, mas a falta de estrutura adequada pode atrapalhar. Operando o A380 no Brasil, a Infraero vai ter que investir em diversos pontos, mas creio que de repente a própria Lufthansa poderia ajudar.

Mas independente disso, será bom demais ver o A380 pousando em solo brasileiro, mesmo que seja só para testes!! O jeito é ir preparando as máquinas fotográficas para registrar esse momento histórico!!

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
Phenom
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Mensagem por Phenom »

Lembro que quando lançaram o projeto do A380 (A3XX ainda na ocasião) foi feita uma matéria grande numa dessas revistas de aviação sobre o que seria necessário para a operação do avião. Parte dessas modificações começaram a ser implantadas com a chegada dos não menos compridos B777-300 e A340-600, mas muitas ainda terão que ser feitas. Não somente em pátios e fingers mas em tudo que envolve a operação como as salas de embarque (que no caso de GRU já andam saturadas), esteiras de bagagem, o suporte de emergência entre outros aspectos.

Se a gente for observar a mudança geral no volume de passageiros não é tanta já que a configuração média do A380 está na casa dos 550 assentos, que dividindo os números poderia ser o mesmo que um B744 chegando junto com um A320. O problema é jogar isso num lugar que já não atende com o conforto planejado. Por isso o TPS3 em GRU é uma necessidade, mesmo com o crescimento do GIG.

Abraço
SwissBrazil
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Mensagem por SwissBrazil »

Hmmmm.. será que o A380 vem para GRU (adluis 1a msg) ou GIG (O Globo)?

09/08/2006 – O Aeroporto Internacional Tom Jobim – o antigo Galeão, no Rio de Janeiro – ... A alemã Lufthansa, que tem a maior parte de suas operações concentradas em Guarulhos, fará o teste do novo AirBus A380 (com capacidade para 560 passageiros) no Tom Jobim, em dezembro, e pretende expandir suas atividades no local...

Fonte: O Globo (Economia)
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Phenom
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Mensagem por Phenom »

SwissBrazil escreveu:Hmmmm.. será que o A380 vem para GRU (adluis 1a msg) ou GIG (O Globo)?

09/08/2006 – O Aeroporto Internacional Tom Jobim – o antigo Galeão, no Rio de Janeiro – ... A alemã Lufthansa, que tem a maior parte de suas operações concentradas em Guarulhos, fará o teste do novo AirBus A380 (com capacidade para 560 passageiros) no Tom Jobim, em dezembro, e pretende expandir suas atividades no local...

Fonte: O Globo (Economia)
Expandir que atividades no local se ela nem opera no GIG?! Pra mim o A380 deve vir aos dois aeroportos que são candidatos a recebê-lo regularmente, ou seja GRU e GIG.

Abraço
aviationcombr
CMTE.
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Falta de demanda?

Mensagem por aviationcombr »

O A380 é perfeitamente viável em alguns vôos para o Brasil. Um exemplo é o GIG-CDG da Air France (747-400), que parte quase sempre lotado...
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