VARIG: Presidente culpa governo pela piora da crise

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

VARIG: Presidente culpa governo pela piora da crise

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Presidente da Varig culpa governo pela piora da crise
Investidores têm três dias para decidir se querem a companhia.
O presidente da Varig, Marcelo Bottini, atribui o agravamento da crise da companhia à insensibilidade do governo. Em sua opinião, o governo federal precisa "enxergar que a empresa é um problema de Estado, da sociedade".
Declarações do presidente Lula de que o governo não iria ajudar uma empresa falida detonaram, em abril, uma crise cujo prejuízo, com a queda nas vendas, é calculado pela companhia em US$ 50 milhões.
- Os fantasmas do passado já foram exorcizados, a Fundação Ruben Berta foi afastada e temos uma gestão profissional, escolhida pelos credores - diz Bottini, acrescentando estar confiante de que a solução para a Varig começará com a abertura dos envelopes no leilão de venda da companhia, nesta quinta-feira.
Bottini considera que falta disposição do governo federal para ajudar de fato. O que tem mantido a Varig até agora, pondera, são os funcionários, os clientes, a confiança da comunidade internacional e a marca.
- Qualquer outra empresa teria parado com o bombardeio que sofremos em abril, quando o noticiário diário dava conta de que a Varig morreria "amanhã" - afirma.
Apesar do otimismo de Bottini, o clima no data room, na sede da Varig, no Rio, onde interessados analisam informações financeiras da empresa, é de incerteza. Seis grupos pagaram R$ 60 mil para acessar os dados. Os compradores não sabem que ativos estão à venda.
O entendimento genérico é de que irão adquirir horários, freqüências de vôos, aeronaves* e funcionários. Mas seguem os questionamentos sobre a possibilidade de o novo dono ser cobrado por dívidas passadas.
O investidor mais cotado continua sendo o empresário German Efromovich, da OceanAir. Ele é o preferido na cúpula da Varig, mas as negociações não têm sido fáceis. O empresário estaria tentando realizar a compra com créditos tributários.
Hoje, representantes de associações de funcionários da Varig reúnem-se para decidir se entrarão na Justiça para impedir o leilão. Eles entendem que a antecipação de venda, que ocorreria apenas em julho, desvalorizará a companhia.
fonte: jornal "Zero Hora" 5 jun 2006
*aeronaves? Todas as aeronaves utilizadas pela VARIG são leasing!
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Hoje, representantes de associações de funcionários da Varig reúnem-se para decidir se entrarão na Justiça para impedir o leilão. Eles entendem que a antecipação de venda, que ocorreria apenas em julho, desvalorizará a companhia.
Se fizerem isso vai ser mais um tiro no pé...
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Mitos e fatos...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Essa questão da VARIG tem vários mitos e fatos:

1 - A Varig está falida, tecnicamente falando. Isso é um fato.

2 - O Governo não está insensível ao problema. Se estivesse, a Varig já estaria fazendo companhia a Panair, Transbrasil e etc. etc. Bastaria a Infraero não permitir os pousos em seus aeroportos, por falta de pagamento. Isso é um fato.

3 - A antecipação da venda irá desvalorizar a Companhia. Isso é um MITO. A Varig já está em estado terminal, e adiar o leilão pode significar sua morte como empresa, como bandeira e como ícone brasileiro.

4 - O Governo tem obrigação de ajudar. Isso é um MITO. Uma empresa privada, mal gerida, teria que ir a falência e pronto. O Governo está sensível sim, em termos estratégicos, tendo em vista a preservação de empregos (muitos, diretos e indiretos) e a manutenção dos vôos internacionais, mas, daí a ter obrigação de ajudar, com dinheiro público, vai uma boa distância...

5 - A Varig pode parar a qualquer momento. Isso é um fato. Se a solução demorar muito, vai parar e para sempre...

6 - Os credores estão interessados na continuidade da Cia. Isso é um fato. Se a Varig quebrar de vez, eles vão perder muito, se não tudo, já que não existe patrimônio para pagar as dívidas. Na verdade, acho que a Vasp tem mais patrimônio que a Varig hoje...

Eu acho que essas declarações do Governo e do Presidente da Cia. são jogos de cena, pois, se o Governo declarar que vai ajudar abertamente, com dinheiro público, vai levar chumbo do MP, do público em geral (aquele que não viaja de avião), e o Bottini tem que arrumar vilões de plantão para a crise, senão tá f... E Está fácil colocar a culpa no Governo.

Um abraço.
Imagem
Emerson
MULTI
MULTI
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Mensagem por Emerson »

Falou e disse !
Anonymous

Re: Mitos e fatos...

Mensagem por Anonymous »

Com todo respeito alguns comentários:
1- Tecnicamente falida só depois de decretada a falencia

2- O Governo é o maior DEVEDOR da VARIG.

3- Concordo com você.

4- Note a ajuda do Governo do PT ao Metro de Caracas por exemplo, foi com dinheiro nosso.

5- Concordo com você.

6- Idem.

O Bottini, se eu fosse ele, deveria colocar o bode na sala do presidente da republica agora, durante a Copa porque o custo político vai ser alto. Não deve topar uma solucao paliativa para quebrar depois da eleiçao.
Constellation escreveu:Caros amigos,

Essa questão da VARIG tem vários mitos e fatos:

1 - A Varig está falida, tecnicamente falando. Isso é um fato.

2 - O Governo não está insensível ao problema. Se estivesse, a Varig já estaria fazendo companhia a Panair, Transbrasil e etc. etc. Bastaria a Infraero não permitir os pousos em seus aeroportos, por falta de pagamento. Isso é um fato.

3 - A antecipação da venda irá desvalorizar a Companhia. Isso é um MITO. A Varig já está em estado terminal, e adiar o leilão pode significar sua morte como empresa, como bandeira e como ícone brasileiro.

4 - O Governo tem obrigação de ajudar. Isso é um MITO. Uma empresa privada, mal gerida, teria que ir a falência e pronto. O Governo está sensível sim, em termos estratégicos, tendo em vista a preservação de empregos (muitos, diretos e indiretos) e a manutenção dos vôos internacionais, mas, daí a ter obrigação de ajudar, com dinheiro público, vai uma boa distância...

5 - A Varig pode parar a qualquer momento. Isso é um fato. Se a solução demorar muito, vai parar e para sempre...

6 - Os credores estão interessados na continuidade da Cia. Isso é um fato. Se a Varig quebrar de vez, eles vão perder muito, se não tudo, já que não existe patrimônio para pagar as dívidas. Na verdade, acho que a Vasp tem mais patrimônio que a Varig hoje...

Eu acho que essas declarações do Governo e do Presidente da Cia. são jogos de cena, pois, se o Governo declarar que vai ajudar abertamente, com dinheiro público, vai levar chumbo do MP, do público em geral (aquele que não viaja de avião), e o Bottini tem que arrumar vilões de plantão para a crise, senão tá f... E Está fácil colocar a culpa no Governo.

Um abraço.
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
Localização: petropolis, rj

VARIG

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

CONCORDO 100% COM O CONSTELLATION, É ISSO AÍ!
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Re: VARIG

Mensagem por marcato »

RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:CONCORDO 100% COM O CONSTELLATION, É ISSO AÍ!
Idem!
Fernando Marcato

Imagem
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Mitos e fatos...

Mensagem por marcato »

ppjr escreveu:1- Tecnicamente falida só depois de decretada a falencia
Se o Brasil fosse um pais sério, a Varig ja teria quebrado a muito tempo!
4- Note a ajuda do Governo do PT ao Metro de Caracas por exemplo, foi com dinheiro nosso.
Esse é o tipico pensamento derrotista que faz com que o Brasil continue sendo um pais de terceiro mundo!
Se o Brasil faz emprestimo lá fora e ganhamos dinheiro com isso, bom para nós!
Se a Varig até agora não conseguiu um emprestimo do BNDS a culpa é unica e exclusivamente dela!
Em Dezembro de 2002 a Varig teve um emprestimo aprovado junto ao BNDS e não pegou alegando que detalhes do pagamento não estavam bem definidos.
De lá para ca a Varig teve n oportunidades e não conseguiu pq não cumpriu com a sua parte!
Portanto não vamos confundir as coisas!
Fernando Marcato

Imagem
Anonymous

Re: Mitos e fatos...

Mensagem por Anonymous »

Com todo respeito a operação Caracas não foi tecnicamente boa para o BNDES mas foi um ato de amizade do Lula com o Chavez como a mão grande que os bolivianos fizeram na Petrobras que ficou por isso mesmo.

Ai vem a Varig, que como neste forum já foi amplamente discutido prestou inúmeros serviços a nação, e o BNDES nao pode socorrer.

Desviar 2Bi no Valerioduto tudo bem agora salvar a RG não dá....

marcato escreveu:
ppjr escreveu:1- Tecnicamente falida só depois de decretada a falencia
Se o Brasil fosse um pais sério, a Varig ja teria quebrado a muito tempo!
4- Note a ajuda do Governo do PT ao Metro de Caracas por exemplo, foi com dinheiro nosso.
Esse é o tipico pensamento derrotista que faz com que o Brasil continue sendo um pais de terceiro mundo!
Se o Brasil faz emprestimo lá fora e ganhamos dinheiro com isso, bom para nós!
Se a Varig até agora não conseguiu um emprestimo do BNDS a culpa é unica e exclusivamente dela!
Em Dezembro de 2002 a Varig teve um emprestimo aprovado junto ao BNDS e não pegou alegando que detalhes do pagamento não estavam bem definidos.
De lá para ca a Varig teve n oportunidades e não conseguiu pq não cumpriu com a sua parte!
Portanto não vamos confundir as coisas!
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Podemos ate ter pensamentos diferentes - mas creio melhor respeitar os varios pontos de vistas e nao denegrir a posicao de colegas do forum com reacoes exaltadas.
Anonymous

Vergonha

Mensagem por Anonymous »

Me desculpem quem tiver outra opinião, mas a Varig já deveria ter fechado a tempo, é unica e exlusivamente culpa dela mesma chegar a este ponto.
Desde que eu me dou por gente, a Varig está em crise, em vias de falir, devendo muito dinheiro pra Deus e todo mundo, e os credores foram rolando a dívida, ajudando a Varig, dando tempo para ela se recuperar.

Mas por acaso alguem de vocês viu uma proposta séria da FRB para a recuperação da empresa? Não... ficam numa briga de egos, pra ver quem manda mais.

Tudo bem o governo deve muito dinheiro a Varig, mas existem dezenas de empresas no Brasil que tambem tem muito dinheiro a receber do Governo e não estão falidas.

No ramo da Aviação comercial temos 3 empresas que faliram, que convenhamos, das 3 não sei qual foi mais mal administrada.

Se a varig apresentar alguma garantia, sou completamante a favor de emprestimo, mas que garantia ela irá oferecer? Já que tiveram a brilhante ideia de vender todos os aviões proprios e pagar leasing...
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 672
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:05
Localização: Brasília-DF
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Acho que esta questão da existência ou não da Varig está superada há muito tempo com todo o esforço para a realização do leilão na quinta. Vamos aguardar. A partir dali é o fim da linha ou vida nova!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mitos e fatos...

Mensagem por Fernando Basto »

Prezado Marcato,

Concordo integralmente com as suas colocações ! Penso da mesma maneira !

marcato escreveu:
ppjr escreveu:1- Tecnicamente falida só depois de decretada a falencia
Se o Brasil fosse um pais sério, a Varig ja teria quebrado a muito tempo!
4- Note a ajuda do Governo do PT ao Metro de Caracas por exemplo, foi com dinheiro nosso.
Esse é o tipico pensamento derrotista que faz com que o Brasil continue sendo um pais de terceiro mundo!
Se o Brasil faz emprestimo lá fora e ganhamos dinheiro com isso, bom para nós!
Se a Varig até agora não conseguiu um emprestimo do BNDS a culpa é unica e exclusivamente dela!
Em Dezembro de 2002 a Varig teve um emprestimo aprovado junto ao BNDS e não pegou alegando que detalhes do pagamento não estavam bem definidos.
De lá para ca a Varig teve n oportunidades e não conseguiu pq não cumpriu com a sua parte!
Portanto não vamos confundir as coisas!
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Salvar a Varig...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu torço pela Varig mais que qualquer um daqui do fórum, pois eu devo minha vida à Varig: meu conheceu minha mãe quando trabalhava na Varig, e minha mãe na REAL, que logo virou parte da Varig também.

Mas quem deve ser salvo são as pessoas que trabalham na Varig, desde o comandante de MD-11 até a mais humilde faxineira. As vidas dessa pessoas dependem dessa empresa. Os caros que dilapidaram a patrimônio da empresa e jogaram seu nome no lixo, para mim devem ir para o inferno de cabeça pra baixo. Espero que algum grupo, quer seja brasileiro, estrangeiro ou até alienígena, tome o comando da empresa e a faça ir para a frente, levando a bandeira do Brasil do Oriente ao Ocidente, e do Ártico ao Antártico.

Um abraço.
Imagem
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Sou Varig, sou Gaucho.

Mensagem por moises Propp »

A Varig so chegou neste ponto por culta de seus administradores que
deveriam ser punidos pelos seus atos $ , pois um presidente recebe seu
salario para administrar bem, e administra mal, deveria devolver o que
recebeu de salario, pois nao cumpriu o papel o qual foi contratado.
A VARIG hoje esta voando graças ao desempenho de seus funcionarios
pela luta, nao do seu emprego, mais sim o orgulho de falar a todos que
trabalho em uma das maiores empresas de aviaçao do Brasil, mesmo sem receber o salario, mais trata bem o passageiro, não mostra a tristeza que tem, sempre sorrindo e com alegria, duvido que existe outra empresa igual com a mesma atitude desses funcionarios, somente eles deveriam ser donos da VARIG e mais ninguem. VOA,VARIG,VARIG,VARIG.

MOISES/POA
07/06/2006.
Anonymous

Com certeza

Mensagem por Anonymous »

Com certeza os bons funcionarios da Varig não merecem que a empresa feche.

Posso estar enganado, mas os funcionarios tem boa parte da culpa, a culpa não pode ser jogada somente na administração.

Pelo que sei, a Varig é controlada pela FRB, e a FRB, é nada mais que uma associação de funcionarios da Varig., ou ao menos teve inicio como sendo uma associação de funcionários.

Me pergunto, o que os funcioários ficaram fazendo este tempo todo, assistindo de braços cruzados o seu ganha-pão ser dilapidado e comprometendo o seu futuro...

Essa é uma questão que não saí da minha cabeça quando ouço falar da crise da Varig.

Outra questão A Varig parece repartição publica, nunca ví empresa ter tanto funcionário, se vocês repararem, nas lojas, checkins, etc da Varig, quase sempre se tem quase o dobro de funcionários das outras empresas, mesmo com muito menos passageiros, é um desperdicio do já minguado caixa da varig.

Segundo dados que ví em um site, a Varig teria aproximadamente 3 mil funcionarios acima do numero necessário a atual frota e volume de clientes.

Se vocês fizerem uma conta simples 3000 X R$ 2.000,00 de salario médio, dá um valor mensal de 6 Milhões, agora multipliquem esse valor por 13 são quase 78 Milhões de desperdício ao ano, um valor desses na atual crise da Varig, seria de uma ajuda imensa.

Os funcionarios da Varig e FRB tem que ser racionais, não querem demitir ninguem, mas nesse ritmo, só vão ajudar a levar todo mundo para buraco, com bom censo, poderiam ser salvos boa parte dos empregos, mas com a mentalidade que reina na FRB e funcionalismo da Varig, não vão salvar nenhum emprego.
Trancado