TURBULENCIA DE CÉU CLARO
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Afonso
- Moderador

TURBULENCIA DE CÉU CLARO
Amigos,
Estava ouvindo o vhf ontem, e ouvi muitos tráfegos solicitando mudança de níveis do 380 para níveis menores.
O motivo era turbulencia severa de céu claro.
Pergunto:Existe um jeito de prever isso, quando da elaboração do plano de vôo?
Radar meteorológico nessas horas não resolve nada?
Pq só detecta núvens ?
Estava ouvindo o vhf ontem, e ouvi muitos tráfegos solicitando mudança de níveis do 380 para níveis menores.
O motivo era turbulencia severa de céu claro.
Pergunto:Existe um jeito de prever isso, quando da elaboração do plano de vôo?
Radar meteorológico nessas horas não resolve nada?
Pq só detecta núvens ?

Vou tentar ajudar, mas posso estar errado em algumas coisas...
A CAT geralmente ta associada a Jet Streams e com a aproximação do inverno ela (a Jet Stream) "sobe" para latitudes mais proximas da regiao sul do Pais... Ocasionando ventos mais fortes e turbulencia de ceu claro...
Prever soh pela carta sinotica e previsao de ventos (acho eu)
A CAT geralmente ta associada a Jet Streams e com a aproximação do inverno ela (a Jet Stream) "sobe" para latitudes mais proximas da regiao sul do Pais... Ocasionando ventos mais fortes e turbulencia de ceu claro...
Prever soh pela carta sinotica e previsao de ventos (acho eu)
So complementando,
A CAT (Clear Air Turbulence) nao e detectada pelo radar do aviao, as vezes voamos dentro da Jetstream e o voo e calmo, as vezes balanca muito, o negocio nesse caso e tentar descer pois a tendencia e a turbulencia diminuir nos niveis mais baixos (nos afastamos da jetstream). E uma boa olhada nas cartas como a acima tambem dao uma boa dica de onde esperar a CAT,
Abraco,
Tupolev.
A CAT (Clear Air Turbulence) nao e detectada pelo radar do aviao, as vezes voamos dentro da Jetstream e o voo e calmo, as vezes balanca muito, o negocio nesse caso e tentar descer pois a tendencia e a turbulencia diminuir nos niveis mais baixos (nos afastamos da jetstream). E uma boa olhada nas cartas como a acima tambem dao uma boa dica de onde esperar a CAT,
Abraco,
Tupolev.
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Já aconteceu de eu estar entre GIG e FLN e o avião enfrentar CAT (o céu estava CAVOK!) mais ou menos na altura do litoral de SP. Só que nesse caso ao invés de descer, o 733 claramente pediu para subir, pois estávamos em cruzeiro quando começou a balançar muito e de repente subimos, resolvendo o problema.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
A pior CAT que peguei, foi na década de 80, à bordo do A-300 da CRUZEIRO, na rota POA-GIG (perto de FLN). Os avisos de 'apertar cintos' foram imediatamente acionados e a aeronave, chacoalhava mais do que pipoca-na-panela. O comandante efetuou uma descida rápida e a turbulência diminuiu bastante !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
-
Anonymous
Desvios..
Se puder subir, ele sobe..., como é o exemplo do 737-700, q tem o teto Max. no FL 410..., se tiver no 370, 390.., ai pode.., agora se for um 737-300 ou um A-320, ai complica um pouco.., pq subir nao pode..., rsrsr.., e descer fica na faixa do gelo..srsrsr(normalmente abaixo do FL330)...,
tem q examinar o q pode ser MENOS PIOR
Na Navegação SITA, consta um campo, SR(SHEAR) que dá PREVISAO DE TURBULENCIA, em determinados FIXOS/AUXILIOS. Mas é Muito Precisa essa navegação.., é IMPRESSIONANTE a precisão dela..., para quem nao conhece..!
Abraço!
Rogeriouzz
tem q examinar o q pode ser MENOS PIOR
Na Navegação SITA, consta um campo, SR(SHEAR) que dá PREVISAO DE TURBULENCIA, em determinados FIXOS/AUXILIOS. Mas é Muito Precisa essa navegação.., é IMPRESSIONANTE a precisão dela..., para quem nao conhece..!
Abraço!
Rogeriouzz