AIRBAND – BASE ANTENNAS

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

AIRBAND – BASE ANTENNAS

Mensagem por CESAR NOVAES »

AIRBAND – BASE ANTENNAS

Olá prezados, como vai a escuta do tráfego aéreo em nosso território brasileiro?
Gostaria de saber de vocês, quais as “working conditions” (equipamentos de rádio e antenas) de cada colega que tem por hobby escutar as comunicações entre os órgãos de controle de tráfego aéreo e aeronaves. Lembrando que os sinais em HF também são bem vindos!
Na minha opinião, é interessante saber aonde temos amigos que levam o hobby um pouco mais a sério e saber endereços de e-mail para trocarmos fatos interessantes que sempre acontecem!

Até.
"Construction Time Again"
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Bom dia Cesar.

Olhe os meus equipamntos são:

Rádio Uniden com antena externa Aquario.
Rádio Sony 2010 para VHF e HF.

Ultimamente deixei o HF, pois a propagação para o sul do Brasil (Curitiba)não está lá essas coisas.

No VHF tenho ouvido todas as frequencias que a distância me possibilita ouvir.
As vezes pego aeronaves chamando APP, SP, FLN, LDB.

Nada de tãoo anormal para quem ouve a fonia. :wink:

Precisando escreva pra gente :wink:
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia Novaes e demais!

Utilizo os seguintes equipamentos:

VHF: Uniden SC-150B c/ antena interna
VHF/HF: Sony ICF-2001D + antena interna (empresatado ao Zé Arthur.. hehehe)
HF: Kenwood R-2000 (atualmente stand-by)

Como me mudei para um apartamente, deixei na antiga casa duas antenas externas: VHF plano terra com 6m de altura e a HF longwire com 22 metros de extensão.

Aliás pergunto: alguém conhece uma boa antena interna de apê p/ VHF ?

Sds
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olá Novaes!

Tenho aqui um VR-120 da Yaesu e uma Antena 2 X 5/8 com ganho de 6 DB que é originalmente utilizada para a faixa de 2 mts mas que foi ajustada para a faixa de aviação pelo fabricante, a meu pedido.

A foto da antena segue abaixo:

Imagem

Outra vertente aí da radioescuta aeronáutica que tem sido muito interessante de praticar é o recebimento de ACARS. Tenho um log bem extenso aqui dos últimos dias.

Por enquanto só no VHF mesmo ... ainda não corujei a faixa de HF. Será que aqui em BH se escuta alguma coisa? Sei que o HF é bastante utilizado para travessias oceânicas e regiões mais isoladas, mas e dentro do continente em regiões com cobertura VHF, ainda há utilização?

73's

Vleite
CESAR NOVAES
PC
PC
Contato:

Mensagem por CESAR NOVAES »

Obrigado amigos, bons equipos, parabéns! Os meus:
-ICOM IC-R10 (para VHF e HF).
-UNIDEN “beartcat”- UBC-220XLT para VHF.
-Antena externa de VHF tipo plano-terra 1/4 de onda especialmente construída para a banda aérea (home made).

Obs:Escuto muito a faixa da aviação... ultimamente estou fora do ar devido a um temporal que acabou tombando minha antena de VHF (a que mais utilizo) mas brevemente estarei pondo em ordem a minha estaçãozinha e inclusive estou estudando a aquisição de uma boa antena de HF! Estou aceitando sugestões com relação a antenas de HF.

Abraços.
"Construction Time Again"
Responder