Concorde

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Concorde

Mensagem por PR-WJI »

Quantos eram os assentos disponiveis, quanto custava a passagem (média) e qual a ocupação dos vôos nas rotas sobre o Atlantico?
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

100 assentos na British
92 na Air France
Cap. máxima homologada era de 128 pessoas.
Faltou dizer: em algumas rotas, como a de verão para Barbados, o número máximo de passageiros era limitado em 75 pessoas. Se eu não estou enganado a rota para o Bahrain também tinha essa limitação, mas dependendo das condições atmosféricas, a ocupação podia ser aumentada.

Cada perna (no trecho NY-Londres) custava aproximadamente 5 a 6 mil dólares, ou 125 mil milhas nos programas das empresas da aliança oneworld. O que várias fontes dizem é que era o preço da 1a classe + 20%.

A ocupação variava muito, diz se até mesmo que a ocupação dos Concordes da BA era o melhor meio de saber como andava a economia britânica. Com pouco mais de 50% o vôo já se pagava, o Concorde realmente dava lucros para a BA e AF. Um vôo cheio significava 600 mil dólares de dinheiro na conta da British!
Saudações Supersônicas
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Nas tarifas homologadas na IATA e nos sistemas de reservas, havia um codigo que indicava SUPERSONIC. (Acima da primeira classe, conforme mencionada)
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

BlueConcorde escreveu:A ocupação variava muito, diz se até mesmo que a ocupação dos Concordes da BA era o melhor meio de saber como andava a economia britânica. Com pouco mais de 50% o vôo já se pagava
Então o Concorde deixou de voar na BA por que estava com ocupações de assentos inferiores a 50%?
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Acho que a ocupação não foi o motivo de a BA deixar de operar o Concorde.
Parece que o fabricante resolveu não mais manter peças que garantissem a manutençção da aeronave, ou algo assim...
Talvez o Blue Concorde tenha mais detalhes.
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Basicamente sim.
Apesar de uma cabine renovada, a ocupação nunca mais foi a mesma depois do golpe dulpo: o acidente em Paris e os atentados em NY. Os custos do programa de melhoras na aeronave foi muito alto, envolveu pesquisa, desenvolvimento de novos pneus pela Michelin, refazer todo o design relativo à marca Concorde (na BA) e etc, e não tava dando resultado, os aviões não estavam cheios, mesmo com as freqüências mínimas, 1 vôo por dia em cada direção (BA001 e BA002).

Um bom exemplo é o vôo do Sam Chui (BA002), ele voou pouco tempo após o anúncio do fim das operações, num vôo quase vazio.

Enfim, foi uma grande pena, pois muitos entusiastas, como eu e acredito que muitos aqui, não puderam realizar o sonho de voar no Concorde, mas fazer o que? Eram as celebridades, as socialites, os executivos, etc que bancavam este que sem dúvida é o avião mais incrível da história.
Saudações Supersônicas
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

E sim, a EADS/Airbus, herdeira da BAC e da Aerospatiále não queria mais dar suporte ao Concorde, o que é uma grande hipocrisia, na minha opinião.

Assim como o Bandeirante fez a Embraer, eu acho que se pode afirmar que sem Concorde não tinha Airbus. Até usaram um Concorde para testar o sidestick que no futuro viria a aparecer no A320, e imaginem o quanto de informação a EADS/Airbus não deve ter, às custas das 5 mil horas de teste do Concorde?

E no final das contas a fábrica em Toulouse fica com 2 concordes, o primeiro de série (201), prefixo F-WTSB, e o nono (209), o F-BVFC, com direito à presença do André Turcat no vôo final do FC, ele que foi o comandante do primeiro vôo do protótipo F-WTSS.

Mas é aquilo, não há espaço para escrúpulos neste mundo "moderno".
Saudações Supersônicas
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Lúcio Henrique, boa tarde!

Obrigado pelas (excelentes) explicações.

1) Mas pagar 6000 dolares pra chegar em 3 horas, sempre manteve um bom aproveitamento de assentos? Pois se pagar mais barato e pegar um B747 da BA, pode-se ir na 1ª classe, que é mais espaçosa que no Concorde, não?

2) Que cidades brasileiras o Concorde tocou os seus trens de pouso?
Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro? Alguma cidade do nordeste?
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Uns 06 anos atras, a revista "Aerospatiale", publicacao bilingue enviada pela Airbus e ATR para a Diretoria da maioria das empresas aereas no Brasil, trazia um artigo sobre o Concorde e o perfil dos seus usuarios.
O fator basico era TEMPO. A cabine de pax era ate um tanto estreita e dependendo do passageiro - apertada.
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos

O fantastico CONCORDE pousou em REC com o presidente Miterrand em 85, um pousou pela 36 e o outro pela 18.

Eu tive a oportunidade de ve-lo em BSB, pois morei lah em 84/86 e em CDG qdo viajei a Italia em 90.

Belissima ACFT.

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
pilotoehnois
PP
PP

Mensagem por pilotoehnois »

José arthur, se me permite posso responder a 1 pergunta... pq pagar mais caro... tenho um familiar q usava essa linha inumeras vezes e outros amigos tbm. Tomava café da manha com a familia em washington de manhã... almoçava em Londres/tratava de negocios e retornava para jantar em casa. Outro caso que ja aconteceu foi o de recolher uma unica assinatura e retornar para dar entrada no processo de fusão de 2 companhias.

O CONCORDE ao meu ver nunca foi objeto de conforto, e sim, agilidade.

abraços
=D
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

RAFAEL CRUZ - SBRF escreveu:Amigos

O fantastico CONCORDE pousou em REC com o presidente Miterrand em 85, um pousou pela 36 e o outro pela 18.

Eu tive a oportunidade de ve-lo em BSB, pois morei lah em 84/86 e em CDG qdo viajei a Italia em 90.

Belissima ACFT.

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Não sabia que ele já tinha passado pelo Planalto Central!

Um abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

pilotoehnois,
Grato pelo comentário!!

Rafael,
Tem boatos de que o Concorde esteve ate em POA, mas dae tenho que parar e rir!!!

Semana passada deu no Discovery Channel um programa dizendo que o material do aviao da Continental nao foi o UNICO causador do acidente na França. O pessoal estava buscando mais fatores causadores do acidente, pois analisando, viram que o motor pegou fogo antes de chegar na fita da Continental. Vá saber...
Constellation
Moderador
Moderador

O motor não pegou fogo!

Mensagem por Constellation »

Caro José Arthur,

Na foto tirada na decolagem do Concorde (AP), dá para ver muito claramente que os motores não estão pegando fogo, e sim a asa.

Acho que só um boato da AFA de lá...

Um abraço.
Imagem
Vector
CMTE.
CMTE.

O relatório do acidente do Concorde é tendencioso...

Mensagem por Vector »

Eu assisti o programa sobre o Concorde e digo que o que foi apresentado nos leva a crer muito claramente que a investigação do acidente do Concorde foi uma farsa, muito mal feita para encobrir inúmeros erros que culminaram no acidente do Concorde.

Os erros trariam sérias implicações para a Air France, orgulho do governo francês... e para o COncorde, outro orgulho nacional... e como o órgão de investigação é altamente compromissado com os interesses daquele governo, não fica difícil vislumbrar o que pode ter acontecido.

Vários funcionários da Air France, British Airways (inclusive vários pilotos de Concorde), do próprio aeroporto, jornalistas e etc... iniciaram uma investigação paralela e chegaram a conclusões completamente diferentes.

Eles chegaram as seguintes conclusões:

No local da queda deram pela falta de uma peça (algo como um espaçador), justamente no trem de pouso no qual o trem estourou. Esta peça não teria como ter se soltado do trem, porque ela fica envolta do eixo, e o trem foi encontrado inteiro.

Sem a peça o trem teria uma grande vibração nas rodas quando o avião estivesse desemvolvendo a corrida de decolagem. E seria difícil para o piloto manter o avião alinhado na pista. Fotos do pista mostram que o Concorde não só se desviou do centro da pista como efetivamente decolou quando já tinha saído da pista.

Dois bombeiros, que estavam ali, bem ao ado da pista (onde fica a estação de bombeiros), indicaram o local onde o fogo começou, e era cerca de 300 a 500m antes do local onde o pedaço do COntinetal estava.

Outra coisa, o Concorde estava acima do seu peso de decolagem, tanto é que o piloto solicitou decolagem pela pista mais longa do aeroporto (o que não seria necessário). O asfalto desta pista estava bem gasto e até danificado...

Asfalto ruim + vibração na roda podem sim ter levado ao estouro do pneu. Daí o que ocorreu segue o que sabemos. Pedaços da banda de rodagem atingiram a asa, vazou combustível e teve início o fogo...

E ainda mostram pela transcrição do CVR que houve desentendimento entre a tripulação e que o engenheiro de vôo teria cortado o motor em chamas antes da autorização do piloto...

Todos estes fatos foram considerados como "não relevantes" no relatório oficial.

Agora cada um tire sua conclusão.

Sds,
Vector
Ricardo Coelho
PP
PP

Mensagem por Ricardo Coelho »

Prezados ,

Tenho um amigo que não entende nada de aviação e me disse que viu o Concorde descendo aqui em Brasília hoje .... putz ..... ainda é doido .

Como não tive tempo de ir ao aeroporto , alguém sabe de alguma aeronave atípica pousando aqui hoje ?

Abraço
Ricardo
Responder