OLHEM A VASP AÍ

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Claudio Paiva de Paula
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Mensagens: 38
Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
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OLHEM A VASP AÍ

Mensagem por Claudio Paiva de Paula »

Reportagem da Mariana Barbosa no Estadão de 14.02.06, reaviva a esperança de que a VASP retorne das cinzas. O caminho escolhido foi pela trilha dos serviços de manutencão. Vejam a notícia:

"A Vasp voltou a prestar serviços de manutenção de aeronaves no aeroporto de Congonhas. O primeiro cliente da empresa - que desde o dia 16 de janeiro está autorizada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) a fazer manutenção para terceiros -, é a BRA. A Vasp negocia também com a VarigLog, antes atendida pela VEM.
Para o presidente da VarigLog, João Luis Bernes de Sousa, a localização da Vasp permite baratear os custos de manutenção. "A nossa base é em São Paulo. Sai mais barato fazer os serviços mais simples em São Paulo do que transladar os aviões para o Rio. Muitas vezes o custo do translado era mais caro do que o custo da manutenção em si", disse ele. "Era o custo Varig", brincou.
No futuro, quando a manutenção da Vasp estiver melhor equipada, planeja-se contratar serviços mais complexos (cheques C e D) que, por enquanto, continuarão sendo feitos na VEM. Na opinião do presidente da VarigLog, a entrada da Vasp no mercado de manutenção é "bem vinda". "A Vasp tem um quadro técnico excelente e sua volta ao mercado é boa para todos. As pequenas e médias empresas aéreas irão se beneficiar e será bom também para a VEM, que precisa ser mais competitiva."
A reativação dos serviços de manutenção faz parte do plano de recuperação da Vasp entregue à justiça em dezembro do ano passado. No dia 10 de março, os credores da empresa devem se reunir em assembléia para votar o plano.
O negócio de manutenção ainda rende pouco para a Vasp, mas cobre os custos da recuperação judicial. Dentro dos próximos dois ou três meses, a expectativa da empresa é de gerar uma receita mensal de US$ 1,5 milhão. "É uma receita suficiente para manter a companhia viva durante o processo de recuperação", afirma Medeiros.
Nos próximos meses, a empresa pretende começar a botar em ordem parte de sua frota de cerca de 30 aviões. Mas, pelos planos, apenas quatro cargueiros devem voltar à operar com a bandeira da Vasp. Os demais serão recuperados e depois vendidos ou alugados para terceiros. Se o plano der certo e os investidores aparecerem, a empresa pretende fazer novos contratos de leasing para voltar a voar com passageiros até o início do ano que vem. "Até o final de 2007, a frota deve chegar a 10 aviões."
De acordo com a Vasp, a licença do DAC permite a prestação de serviços de manutenção simples (cheques A e B) e complexos (C e D) para 727 (100 e 200) e para 737 (100, 200, 300 e 400). Com a BRA, a empresa começou pelos cheques mais simples. "Estamos em negociação para ampliar a oferta de serviços com a BRA", garante Medeiros. Com a reativação da área de manutenção, a Vasp recontratou alguns engenheiros dispensados com a crise. Hoje, a empresa conta com 350 funcionários, dos quais 150 técnicos da área de manutenção."

Longa vida à VASP

Claudio Paiva
Emerson
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Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Mensagem por Emerson »

Semana passada estive na sede da Vasp em Congonhas para rever pessoas amigas que ainda estão lá, durante mais de duas horas conversei com elas sobre a recuperação da nossa gloriosa Vasp e verifiquei que existe muito otimismo em relação a recuperação da Vasp apesar da dificuldades que não são poucas. Existe aproximadamente 300 funcionários trabalhando, o restaurante está funcionando, pude notar a presença de funcionários trabalhando na manutenção e que segundo me informaram o DAC estava presente nesta data. Uma das pessoas mais confiantes no retorno da Vasp em termos de transporte é o Dr. Roberto este representa o Sr. Wagner Canhedo ( aliás tem comparecido a empresa todas as quartas-feiras ), bem como o Dr. Aldo, indagei a funcionário que adentrou na sala em que conversarvamos o qual não recordo o nome dele neste momento, mas era uma pessoa da area tecnica, e perguntei sobre as condições da frota e obtive a resposta era de que os 727 da Vaspex, um 737 tambem cargueiro, 01 737 pax ne 737-300 que está parado em MAO, tem condições imediatas de vôo, o que se aprovado o plano de recuperação judicial pelos credores a volta das operações pela empresa pode ocorrer em março proximo, tomara !!!.

Sds.

emerson
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