Ouvindo o Centro Curitiba em POA

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Eduardo - SBPA
PC
PC

Ouvindo o Centro Curitiba em POA

Mensagem por José Eduardo - SBPA »

Caros Amigos

Pesquisei nas últimas 6 paginas do fórum e não encontrei nada sobre o assunto.. não quero postar nada repetido..

Mas acontece que estou conseguindo ouvir 5/5 o centro curitiba em Porto Alegre com minha antena de TV na janela ligada no radinho..

Alguém sabe se colocaram alguma repetidora por aqui??

Abraço.

Eduardo
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Olha Zé, nos ultimos meses estão ficando comum as recepções do ACC CWB em Porto Alegre...

Poderias me informar quais frequencias escutastes 5/5?

P.S.: Repetidora? Seria uma obra de Deus se colocassem novamente a funcionar! Tem uma no Morro Santa Teresa.... não operando.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pode ser que tenham ativado uma repetidora em Palegre, aqui no PR estava p/ ser ativada uma em Guarapuava.
A frequencia está em 126.1 ou 135.7 ou outra do setor.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
José Eduardo - SBPA
PC
PC

Caros

A situação é a seguinte, quando no aeroporto com a antena normal do rádio (Radioshack pro-83) não escuto o centro...

Más em casa (Zona norte de POA) com minha super gambiarra da antena de TV na janela escuto 5/5 o 135.700.

Se receber outra freq. posto aqui...

Abraço.

Eduardo
José Eduardo - SBPA
PC
PC

É amigos, coisa muito estranha...

Agora o GOL 7464 (snme) entrou em vetoração.... OK

O centro indicou a proa no 135.700..... OK

Porém recebi o cotejamento do GOL no 126.100.....

E agora??? Alguma idéia??

Abraço.

Eduardo
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

José, isso acontece pq de noite as frequências do Centro CWB são unificadas, ou seja, é normal em horários de menos movimento a mesma instrução ser repetida em 2 ou mais frequencias, talvez até nas 4 ao mesmo tempo, mas não me recordo de ouvir nas 4.

Como o GOL tava sintonizado em 126.100, vc ouvia a resposta dele nessa frequência, mas recebe a resposta do Centro em 135.700 pq é essa a frequência que vc tá conseguindo pegar aí. Na verdade nessa hora o Centro tava transmitindo em 135.700, 126.100 e talvez em outras frequências tb.

Espero ter ajudado.

Abraço
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Só pra constar: as transmissões de rádio variam muito com a condição de tempo. Geralmente em tempo chuvoso vc pega melhor as transmissões. Então, como o tempo anda chuvoso, e ainda vc tava com uma antena maior, de repente vc tava pegando a repetidora do Centro que tem aqui no estado (eu não sei onde fica, o Fábio talvez saiba).

Como exemplo, aqui em casa, na época que eu tinha rádio VHF, sempre pegava o centro em 135.700 todos os dias, com clareza 3 para 4... Dependendo do dia de 4 para 5. Alguns dias também pegava em 133.800, mas com clareza muito baixa, de 1 para 2. Então pode ser que o que a gente "capte" aqui seja proveniente dessa repetidora que fica no interior.
Stephan Klos Pugatch
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Acho que o SKP matou a xarada.
O Centro Curitiba, a partir das 23:30 / 00:00 hs loc junta as frequencias.

É fácil perceber quando está ocorrendo isso, por um sinal caracteristico, ou seja um apito na fonia.
Quem ouve a fonia até o finalzinho no meu site pode ter ouvido já esse apito.

123.70
126.40
126.10
135.25
134.65
133.80
são frequencias que se juntam na madrugada.

Próximo ds 06:00 se desfaz essa sincronia entre as frequencias e dai cada setor possui sua respectiva frequencia.

Haaa existe na época do inverno aquele fenômeno meteorologivo que é possivel ouvir frequencias diferentes.

Curitiba ouvir APP São Paulo
Porto Alegre ouvir Curitiba e Piarco e por aí vai :wink:
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Como a propagação da VHF é em linha reta, de visada, as ondas batem nas camadas superiores da atmosfera, refletem, e se consegue captar estações bem distantes. A temperatura compacta os gases das camadas mais altas da atmosfera o que propicia o a reflexão dos sinais. Também é possivel captar no direto pela variação das condições físicas da atmosfera, como falaram.
O Cindacta II agrupa as frequencias no setor sul 123.7 , 126.1, 135.25, 135.7 no setor norte ficam 126.4 , 134.65, 135.8, 133.9 . o 133.8 fica meio coringa quando falha alguma delas.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia Corujas!

Como fazemos anualmente, estamos recebendo as frequências do Centro Curitiba aqui na região de POA.

Até junho de 2005 eu morava em Gravataí, numa casa, onde tinha uma antena de VHF com 6 metros de altura e recebia frequentemente as frequencias de Curitiba, Rádio Caxias, APP Santa Maria e até o Centro PIARCO na Venezuela (tenho fitas K-7 gravadas). Agora moro num apartamento em POA e durante estes dias, mesmo com a antena interna do receptor de VHF, pego alto-e-claro o controlador do Centro.

O fato deve-se novamente a inversão térmica causada pelas variações de temperatura entre o solo e as camadas superiores da atmosfera, que tornam-se mais "espessas", o que facilita a reflexão das ondas de VHF de volta a terra. Este fenômeno é muito comum no outono e primavera, quando as temperaturas extremas são mescladas com as variações.

Certa vez consegui captar na TV um canal da Patagônia Argentina (Canal 3), onde por cerca de 5 minutos a imagem e o áudio ficaram 5/5.

Existem "entusiastas" em captar estes sinais que são denominados "DX-istas", muitos instalam parques de antenas direcionais em seus terrenos afim de "caçar" os sinais mais difícies.

Saudações.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olá Fábio, achei interessante você ter escutado a Venezuela em VHF, você teve a oportunidade de aproveitar um fenomeno comum de Outubro a Março que ocorre do sul de SP até o RS, se chama Progapagação Transequatorial, que é provocada por bolhas ionosféricas, elas permitem que emissões em VHF desde radios FM e TVs a faixa aeronautica e a faixa amadora de 144 a 148 mhz saiam do Caribe, Venezuela e arredores para o sul do nosso país. Pena que eu nao posso aproveitar esse fenomeno por aqui, boas escutas!

PS: Mais informações sobre o fenomeno aqui http://www.ondascurtas.com/artigos/artigos47.asp

Gustavo Bolson Maia
Goiania-GO
ZZ2FGM
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Gustavo, boa noite.

Interessantíssimo artigo, muito obrigado.

Quando ao DX Clube Brasil, vc me trouxe boas lembranças da década de 90, quando eu fui por um tempo colaborador e escrevi alguns poucos artigos para a coluna "DXismo Utilitário" do então DX Clube Paulista, atual DXCB.

Muito obrigado e bela ilustração para este tópico!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Gustavo e demais, boa noite.

Lendo o artigo do DXCB sobre o fenômeno de Propagação TransEquatorial, uma parte do texto diz:

" Essas bolhas só ocorrem durante a noite e nunca ocorrem durante o dia e estão restritas aproximadamente à região tropical (e portanto elas não ocorrem sobre países de primeiro mundo). A ocorrência delas é altamente sazonal ou seja, varia com a estação do ano. Elas ocorrem entre setembro e março. Elas podem ocorrer também fora deste período, só que muito menos freqüência. A ocorrência máxima desse fenômeno acontece no período de dezembro a fevereiro. Tal freqüência de ocorrência varia muito também em função do ciclo de atividade solar que dura 11 anos e estamos passando pelo pico dele no momento (ano de 2002). Ou seja, as bolhas interferem muito mais nas telecomunicações na fase de máxima atividade solar. Estamos passando atualmente pelo pico de máximo de atividade solar. "

Realmente a noite entre 20:00LT e 00:00LT foram os períodos mais comuns que lembro de ter captado as emissões de longa distância, entretanto isto varia bastante. Interessante notar que atualmente o CENTRO CURITIBA está alto-e-claro durante o dia inteiro.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olá Fábio, eu sou integrande do DXCB, começamos agora uma novo boletim eletronico sobre escutas utilitárias (ao qual sou praticante assíduo) chamado South America UTE DX, o responsável por ele é o amigo Ivan Dias de Sorocaba-SP, a segunda edição esta na sua fase final de editoração e dia 1 ficará disponível á aqueles que colaborarem enviando logs de escuta utilitária pra nossa lista no yahoo. Caso queira conhecer o material posso lhe enviar a primeira edição.

Um abraço
Gustavo Maia
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Prezado Gustavo.

Claro que gostaria de receber sim.
Como mudei de uma casa para apartamento, minhas escutas de HF ficaram no passado. Agora estou pesquisando na web uma antena para instalar dentro do apê (ou na janela) para poder voltar a corujar no velho Kenwood R-2000. Vc conhece a antena DE31 da DEGEN? Tem algum comentário a fazer sobre a recepção em USB?

Um abraço.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fábio, eu possuo a De-31, mas so usei ela com o Degen De1103, o desempenho foi satisfatório e ela cumpriu o que prometeu, mas nao saberia te dizer como seria o desempenho em um R-2000. Estarei lhe enviando o boletim por email em breve.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Tb gostaria de voltar a receber o hf pelo meu sony 2001 D.
Quem tiver ideias de antenas, fico aqui no aguardo tb.
CMTE.
Contato:

Só para constar, hoje agora à noite além de 135.700 comecei a receber o Centro em 135.250 também, com clareza 3 para 4. De noite as 2 frequências transmitem a mesma coisa, porém a 135.700 tem aquele apito característico de fundo e a 135.250 não, apesar da clareza ser um pouco menor a qualidade do som é melhor.

O Afonso tocou num assunto interessante: realmente quando as frequências estão unificadas se ouve esse apito forte de fundo. Não tinha notado ainda.

Outro ponto interessante que têm acontecido nos últimos dias: vários aviões têm reportado interferência de rádios piratas e/ou celular na frequência da torre (118.100) e também na do centro 135.250. Acho que a rádio pirata tá aqui perto de casa (moro perto da final do aeroporto), pq é bem aqui perto que eles reportam a interferênicia, e aqui em casa na frequência da torre eu pego bastante interferência mesmo... hehhehe
Stephan Klos Pugatch
dowsley

Mensagem por dowsley »

E interessante isto. Eu moro em Maceió e tenho a maior dificuldade de escutar o app daqui. Mas em compensação o meu Kenwood TH-79A recebe alto e claro o Centro Recife e o App Recife sem problemas. E olha que eu estou a 280km de Recife. E pasmem dependendo do dia eu consigo escutar com chiado e claro a TWR de Recife. ( Com uso de uma antena externa) Antigamente quando eu era PX e a propagação abria, eu conseguia contato ate com Portugal modulando em LSB no meu velho e maravilhoso Cobra 148 GTL...

Abraços a todos..
Jaguar
PC
PC

Mensagem por Jaguar »

Pessoal existe uma fenômeno que se chama inversão térmica e ele ocorre normalmente no inverno a cmada de ar mais quente durante o dia sobe a mais pesada fria á noite fica junto a superfície porém quando a camada junto ao solo é muita fria forma um "sanduiche", ou seja, a camada no solo é fria, depois uma camada mais quente e depois uma fria nesta camada quente que a propagação rádio em VHF se faz, a grosso modo é isto porém é um fenômeno noturno, normalmente no inverno e não dura mais que algumas horas .
Responder