Recordes da Airbus escondem novos revezes
January 16, 2006 4:05 a.m.
Por Daniel Michaels
The Wall Street Journal
Paris — Executivos da Airbus devem anunciar amanhã números recordes de vendas e produção de aeronaves em 2005. Mas o quadro otimista esconde uma dor de cabeça para a maior fabricante de aviões da Europa. Pela segunda vez em dois anos, a Airbus pode se ver obrigada por sua arqui-rival americana Boeing Co. a atualizar um modelo importante que até recentemente parecia ter conquistado uma sólida fatia do mercado.
A pressão vem em meio a um período surpreendentemente desafiador para a Airbus. Apesar de chover novas encomendas, a Airbus já está atrasada na entrega de seu jumbo A380, o maior avião comercial do mundo, e está se apressando para terminar o design do jato que vai concorrer com o novo Boeing 787 "Dreamliner".
O sucesso da Boeing no ano passado com a venda do 787 forçou a Airbus a investir muito mais tempo e dinheiro do que esperava para desenvolver um modelo concorrente, o A350. Agora, a Airbus enfrenta a demanda crescente de seus clientes para atualizar outro produto importante, o A340.
As três versões do A340 que a Airbus oferece tiveram só 15 pedidos nos 11 meses até novembro, segundo os números mais recentes da Airbus. O A330-300, de duas turbinas, que compete com os 777 menores, também recebeu 15 pedidos. O 777 da Boeing teve 154 pedidos no ano passado.
As companhias aéreas dizem que o 777 está superando o A340 porque é mais novo, menos caro para abastecer e manter, e mais confiável. Outra diferença é que os 777s têm duas turbinas. O presidente do conselho da Air Canada, Robert Milton, disse em abril que a empresa havia optado por substituir seus A340s por 777s porque os Boeings de duas turbinas "têm eficiências econômicas consideráveis" em comparação com os modelos da Airbus.
Há pouco mais de um ano, a Airbus parecia ter uma vantagem enorme sobre a Boeing, tendo superado-a tanto em número de pedidos quanto em entregas por dois anos seguidos. A Airbus também conquistou bastante em 2005: ela entregou cerca de 25% mais aeronaves do que a Boeing e não ficou muito atrás das vendas recorde desta: 1.002 novos pedidos líquidos (que excluem cancelamentos e conversões), de acordo com um porta-voz da Airbus. A Boeing diz ter entregado 290 jatos em 2005, enquanto diretores da Airbus disseram no fim do ano passado que previam entregar cerca de 370 aviões.
Noël Forgeard, ex-diretor-presidente da Airbus e agora co-diretor-presidente da controladora da Airbus, a European Aeronautic Defence & Space Co. (Eads), disse em uma coletiva de imprensa no dia 9 que o sucesso do 777 frente ao A340 é "um ponto de real preocupação" para a empresa.
Executivos do setor de avião civil avaliam que a modificação de um avião como o A340 pode custar até US$ 1 bilhão.
Recordes da Airbus escondem novos revezes
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Pra mim essa matéria é mais uma dessas em que se deve descontar pelo menos 70% do que foi escrito. Como pode ser o A340 ultrapassado se ele é tão comum ao resto da frota da Airbus??? Frota que aliás as próprias empresas aéreas se gabam de ser a mais avançada.. rsrsrs
Jornal é igual no mundo inteiro....
Abraço
Jornal é igual no mundo inteiro....
Abraço