Cenários para a aviação nacional e internacional em 2006.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Cenários para a aviação nacional e internacional em 2006.

Mensagem por RockboyDF »

Então, amigos...

Convido a todos para que exponham seus palpites, realistas ou não, para a nossa aviação e a do resto do mundo no ano que se aproxima. Deixe a imaginação rolar solta, ou tenha os pés no chão. Tanto faz; só não vale ficar com vergonha de postar, ehehehe.

Posso começar pelo Brasil:

Acredito que a Gol continuará seu crescimento vertiginoso em 2006, com a chegada de novas aeronaves e a operação em vários novos destinos da América do Sul.
A TAM será mais prudente, mas tende a ocupar espaços deixados pela Varig nas rotas internacionais e não deixará o primeiro lugar no ranking de passageiros transportados.
A VARIG passará o ano inteiro fazendo sua transição de comando para a TAP, às vezes com suavidade, às vezes empurrada à força pela Justiça. Deve receber uma ou outra aeronave pra parar de perder mercado, nada além disso.
A OCEAN AIR vai comer o Brasil pelas pontas, eheheh, ou seja, pelas cidades do litoral; não acredito numa intensificação dos serviços no interior do país em 2006.
A BRA, devagar e sempre, continuará crescendo e preocupando a GOL, mas parece ter definido um nicho de mercado em que não "roubará" passageiros de TAM e Varig.
A aviação regional continuará crescendo nos estados mais ricos e um tanto abandonada nos menos favorecidos (grande novidade!).

Em relação aos nossos aeroportos, acredito no seguinte:
O Nordeste vai se consolidar de vez como destino para os turistas europeus em 2006, especialmente no período de férias deles, no meio do ano.
O Galeão vai recuperar alguns vôos internacionais.
Brasília vai voltar a receber um vôo internacional direto ou uma empresa estrangeira (sonho meu! ahahaha)
Congonhas vai proibir até o pouso de pardais por saturação. :P

No resto do mundo:
A American Airlines vai se consolidar como a grande transportadora norte-americana, especialmente para a América Latina, afastando-se ainda mais da concorrência

As grandes européias vão se degladiar e em algum momento baixar suas tarifas para combater as low cost de lá.

As asiáticas, em especial as do sudeste, continuarão seu crescimento impressionante; inclusive acredito sim, na chegada da China Airlines ao Brasil, como já noticiado aqui no fórum.

Sobre os fabricantes:
A Boeing continuará sua recuperação em relação à Airbus, especialmente por causa do 787.
A Airbus deverá fazer bastante esforço para convencer e vender o A380, a fim de recuperar o investimento com mais rapidez.
A Bombardier vai cortar os pulsos e se matar porque a Embraer deverá crescer muito, especialmente na Ásia e na América Latina.

Detalhe que nesse quesito, assistiremos a uma briga interessante se a TAP realmente assumir a Varig. Vai continuar sendo uma das "dealers" da Boeing no mundo ou vai fazer reverências ao dinheiro europeu trazendo Airbus?

São meus palpites para 2006. Perdoem qualquer incorreção ou absurdo, mas queria imaginar ao extremo, ehehehe.

Espero pelas respostas de vocês.

Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Celso Clementino Moreira
PC
PC

Mensagem por Celso Clementino Moreira »

CENARIO QUE JULGO PROVAVEL:

Gol continuará seu crescimento vertiginoso em 2006, com a chegada de novas aeronaves e a operação em vários novos destinos da América do Sul, MAS NO MERCADO DOMÉSTICO IRÁ DIFICULTAR MUITO AS COISAS PARA A TAM, PRINCIPALMENTE EM ROTAS CURTAS.
A TAM será mais AGRESSIVA, NO MEU MODO DE VER, procurando rotas internacionais brigando com a Varig nas rotas internacionais e não deixará o primeiro lugar no ranking de passageiros transportados.
A VARIG deve receber várias aeronaves pra parar substituir aeronaves devolvidas em função do fim dos contratos de leasing, principalmente 777 e 737. Talvez algum 757, nada além disso. Seis MD 11 serão devolvidos em 2006. Deverá por em operação 17 aeronaves paradas no momento.
A OCEAN AIR e a BRA continuarão crescendo, para obter economia em escala e preocupando a GOL, e "roubarão" poucos passageiros de TAM e Varig.
O Galeão não vai recuperar alguns vôos internacionais e Brasília não vai voltar a receber um vôo internacional direto ou uma empresa estrangeira. O conceito de HUB será mais visível e GRU será o HUB sulamericano.

No resto do mundo:
A American Airlines não mudará sua posição atual, observe o crescimento da AIR CANADA que será muito forte em 2006. Jet Blue vem forte em 2006.

As grandes européias irão aumentar suas fusões.

As asiáticas, em especial as do sudeste, continuarão seu crescimento impressionante; inclusive não acredito, na chegada da China Airlines ao Brasil, como já noticiado aqui no fórum.
Na Asia ficaria atento a 3 companhias em 2006 - Singapore Air, Cathay Pacific e Eva Air nessa ordem.
Emirates vem com novidades em 2006. BMI deve sofrer forte expansão internacional em 2006.

A Boeing continuará sua recuperação em relação à Airbus, especialmente por causa do 787.
A Airbus deverá fazer bastante esforço para convencer e vender o A380,
mas não acredito em sucesso nessa tarefa.
A Bombardier vai cortar os pulsos e se matar porque a Embraer deverá crescer muito, especialmente na America do norte,, na Ásia e na europa. Na América Latina acho incerto, ainda.

Detalhe que nesse quesito, assistiremos a uma briga interessante se a TAP realmente assumir a Varig. Vai continuar sendo uma das "dealers" da Boeing POR ENQUANTO.

São meus palpites para 2006.

Abraços!
cmro Emirates
PP
PP

Mensagem por cmro Emirates »

citacao: Emirates vem com novidades em 2006.

Vou falar do que eu tenho acesso:
Emirates lancando novos voos como nunca tentando dominar e fazer de Dubai o hub do Middle East.
Desmenbramento de todos os voos que faziam alguma escala em algum pais africano e tornando-os diretos: Dubai - Lagos; Dubai - Accra; Dubai - Nairobi; Dubai - Entebbe; Dubai - Dar Es Salam.
Chegada de um B777-300ER por mes ate 2012. Facilitando a abertura de novas rotas.
Criacao de voos ligando Dubai a Abidjan (Costa do Marfim); Hamburgo (Alemanha); Nagoya (Japao); Copenhagen (Dinamarca); Addis Ababa (Etiopia); Phnom Penh (Cambodia); Trivandrum (India); Tunis (Tunisia); Algiers (Algeria); Beijing (China) e rezando pra que o voo pra Sao Paulo saia ainda nesse ano...
Ah, aproveitando a deixa: futuros comissarios da Emirates fiquei preparados pois eles voltarao ao Brasil para uma nova selecao.

Abracos a todos :-D
cmro Emirates
PP
PP

Mensagem por cmro Emirates »

citacao: Emirates vem com novidades em 2006.

Vou falar do que eu tenho acesso:
Emirates lancando novos voos como nunca tentando dominar e fazer de Dubai o hub do Middle East.
Desmenbramento de todos os voos que faziam alguma escala em algum pais africano e tornando-os diretos: Dubai - Lagos; Dubai - Accra; Dubai - Nairobi; Dubai - Entebbe; Dubai - Dar Es Salam.
Chegada de um B777-300ER por mes ate 2012. Facilitando a abertura de novas rotas.
Criacao de voos ligando Dubai a Abidjan (Costa do Marfim); Hamburgo (Alemanha); Nagoya (Japao); Copenhagen (Dinamarca); Addis Ababa (Etiopia); Phnom Penh (Cambodia); Trivandrum (India); Tunis (Tunisia); Algiers (Algeria); Beijing (China) e rezando pra que o voo pra Sao Paulo saia ainda nesse ano...
Ah, aproveitando a deixa: futuros comissarios da Emirates fiquei preparados pois eles voltarao ao Brasil para uma nova selecao.

Abracos a todos :-D
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

mais, mais, mais!
:D
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Responder