Meus prezados:
14/12 - 17:26 / Agência Estado
Imagine a situação: você aproveita as festas de fim de ano para comprar uma câmera digital e faz centenas de cliques entre janeiro e fevereiro. Mas lá pelo meio de março, quando os amigos começam a cobrar as fotos das férias, você simplesmente sente uma pontinha de saudades daquele tempo em que era só combinar um jantar num restaurante bacana e compartilhar os registros no bom e velho álbum de fotografias...
Se a consolidação da fotografia digital trouxe mais praticidade para o ato de fotografar, ela também cria novas maneiras de armazenar e compartilhar as imagens. Por isso, quem opta por ingressar no universo da fotografia digital deve se conscientizar de que, para curtir o "pós-foto", é necessário ter organização e disciplina.
Nesse sentido, a primeira preocupação que o fotógrafo deve ter é na transferência das imagens para o computador. O processo, em geral, é feito por meio de um programa que acompanha a câmera e não requer grandes esforços do usuário. O problema, no entanto, pode estar na escolha do local em que essas imagens serão armazenadas. No Windows, recomendamos a definição da pasta "minhas imagens" como local de centralização de todas as fotos do micro.
Nesse diretório é possível reagrupar as fotografias através da criação de pastas que identifiquem os diferentes assuntos das imagens. Ainda dentro do computador, dá para contar também com a ajuda de programas gratuitos que auxiliam no gerenciamento das fotografias. É o caso do Picasa, do Google, que pode ser baixado no site www.picasa.com.
O serviço permite, entre outras coisas, visualizar todas as imagens armazenadas no computador. Uma medida importante para evitar a perda das imagens caso o computador sofra algum tipo de pane é a criação de discos de backup - que podem ser em CD ou DVD. O procedimento também pode ser útil para liberar espaço na memória do micro. Mas, antes de deletar as imagens do computador, certifique-se de que o CD ou DVD que contém as fotos arquivadas esteja guardado em um lugar seguro. Resolvidas as questões de armazenamento, o próximo passo é pensar na melhor maneira de mostrar as imagens para os amigos.
A maneira mais simples é utilizar o próprio micro para fazer apresentações. Uma outra opção bastante comum é enviá-las por e-mail. O problema é que geralmente só dá para fazer isso com poucas imagens por vez, pois nem todos serviços de correio eletrônico aceitam arquivos muito pesados em anexo. Por isso, a melhor solução para quem pretende utilizar a internet como veículo de compartilhamento das imagens é optar por um álbum virtual. O serviço permite armazenar as imagens em um site pessoal, que pode ficar acessível a qualquer pessoa ou apenas a convidados do usuário. É o caso dos gratuitos www.imagestation.com e do www.meualbum.com.
No site www.fotoptica.com.br, além dos álbuns virtuais, o internauta pode solicitar a impressão das imagens e a entrega das cópias em domicílio. Já bastante acessíveis,serviços como esse são cada vez mais procurados pelo consumidor. O site www.kodakonline.com.br também é uma boa opção. Para quem prefere fazer tudo em casa, já é possível encontrar impressoras especialmente desenvolvidas para a ampliação das imagens.
A questão aqui é avaliar se a compra é compensatória, pois o custo da cópia domiciliar pode ser mais caro do que o feito por minilabs profissionais. Quem não faz questão de ver as fotos impressas pode recriar o ritual de compartilhamento de fotos exibindo-as na tela de um notebook, por meio da conexão da câmera fotográfica na TV ou por dispositivos que armazenam as imagens, como o iPod.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Foto digital: organização e disciplina
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Afonso
- Moderador

Eu faço da seguinte maneira:
Descarrego da camera direto para um diretorio base.
Após vejo as boas e as ruins deleto.
Faço a indexação por data que eu acho mais fácil.
Depois de um mês aproximadamente, gravo em cd.
Só trato as imagens que eu por ventura use no meu site ou envie para airliners net, ou jetphotos.

Descarrego da camera direto para um diretorio base.
Após vejo as boas e as ruins deleto.
Faço a indexação por data que eu acho mais fácil.
Depois de um mês aproximadamente, gravo em cd.
Só trato as imagens que eu por ventura use no meu site ou envie para airliners net, ou jetphotos.

-
Anonymous