Frenagem do 73G

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Frenagem do 73G

Mensagem por Anonymous »

Boa noite,

Hoje estive no aeroporto de CXJ, pra dar uma olhada no GOL das 11:40...
No mais, ele veio bloqueou o VOR, curvou a esquerda para 170° mais ou menos, se afastou e depois virou a esquerda para pouso na rwy 33...
O curioso foi que, mesmo pousando bem na cabeceira da pista (esta que fica na beira de um precipicio, que se ve da BR 116), ele frenou e entrou direto na interseção para o patio, não prescisou seguir até a cabeceira 15 para 180°.
Esta taxiway, a unica de CXJ, fica na metade da pista, resumindo :
O PR-GOB pousou e atingiu velocidade de taxi em APENAS 1.100 M
Pensei, bom ele deve estar leve... que nada ! estava bem cheio, pra não dizer lotado... os paxs bem devem ter beijado a poltrona da frente no pouso.
Ja passei por algo assim, no PR-GOD em CGH, onde ele liberou naquela taxiway de 90° a direita, que é onde começa o pátio principal...

Então, fiquei com a pulga atrás da orelha, pois o F-100 antigamente, com pouco mais de 100 pessoas a bordo, não consegui entrar na taxiway, seguia ate a cabeceira... E hoje, um 73G, com mais de 140 pessoas a bordo, consegue isto... estranho..
Essa historia de que os 73G´s tem pouso 5% mais lento do que os 733 é verdade ?

João Ceccatto
Sapiranga - RS
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

:lol: :shock: naum posso responder sua pergunta, mais quando fui a bsb em jul no voo RG2633 (B733 PP-VQZ), quando a aeronave pousou brecou de um jeito em q todos os paxs colocaram as maos na poltrona da frente para se proteger, e entrou (axo) q na segunda saida da rwy po taxiway. deu pra escuta o barulho do freio.... ja viagei varias vezes essa foi a primeira q aconteceu algo do tipo. :shock:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

João, o 737 pousou contra um vento de 10 nós (oscilando com rajadas de até 20 nós), o que é um vento bastante considerável e que encurta a distância de pouso.
Sobre a velocidade de pouso, não sei afirmar se seria exatamente estes 5%, mas a envergadura das asas no NG aumentam a sustentação, possibilitando sim menores velocidades nas aproximações e pousos.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

João , todas as aeronaves modernas possuem sistemas de freio muito eficientes......qto a sua utilização, varia de cia pra cia, na Gol já escutei falar q é mandatorio o uso de autobrake em 3 ou Max dependendo da pista......ai para muito rapido mesmo...em outras cias....é recomendado o pouso sem o autobrake....e freando manual se possivel abaixo de 80 kts, pratica que economiza muito o freio......mas a distancia de pouso aumenta muito......

[]'s
JuniorMD11
PP
PP
Contato:

Re: Frenagem do 73G

Mensagem por JuniorMD11 »

João Ceccatto escreveu:
Esta taxiway, a unica de CXJ, fica na metade da pista, resumindo :
O PR-GOB pousou e atingiu velocidade de taxi em APENAS 1.100 M
Aqui em FOR ,entre a taxiway E e a cabeceira 13 são 895 m . Pois bem, dentre os que presenciei que livraram a pista nessa taxiway estão :
A330-200 TAM (JJ 848)
A300 Vasp (VP 4264)
B762 Varig (RG 330)
B734 Transbrasil(não me lembro o nº do vôo)
José Ivanilton Júnior
SBFZ-FOR
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bom! sô por questão de curiosidade, já vi uma 747 da Evegreen pousar na pista 15 em Curitiba e livrar na ECHO!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bem, eu pousando de Seneca não consegui livar na C de Brasília....só se pousar na 29....rs....

Pousar curto depende de muitos fatores, como peso da aeronave, normas da empresa, condições atmosféricas (vento ou chuva) e tipo de pista. Com um ventão de proa fica fácil pois a VS fica baixa.
Para se ter uma idéia, a Transbrasil operou o 767 e congonhas chegando de vôo internacional. Imaginem a freada...rs.

Quanto ao Fokker, já ouvi falar que ele é ruimzinho de freio. Tem que confirmar.

Abraços
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Aqui em PLU um problema para os controladores é a questão do back track para quem pousa na RWY13. Pois bem, em dias com vento de proa um pouco mais forte pode-se notar, não há uma aeronave que passe da taxiway Charlie, de ATR42 à A320. Já em outras ocasiões o pessoal chega quase que na RWY31 para frear numa pista de 2500m. Isso mostra o quanto influencia uma componente de vento.

Abraço
Mauricio 737

Mensagem por Mauricio 737 »

F-100 tem freio fraquinho?! Foi a única aeronave que eu vi livrar pela Charlie aki em POA :twisted:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Posso estar enganado mais o F-100 tem um sistema de frenagem bem eficiente. A aeronave possui dispositivos chamados de Lift Dumpers que é equivalente aos Ground Spoilers do 737, estes são acionados apenas no solo, fora isso conta com aquele Speed Brake no Tail Cone que pode ser usado tanto no solo quanto em vôo. A eficiência destes dispositivos foi herdada do F-28 devido ao fato dessa aeronave não possuir sistema de reverso.
[]s
Guilherme Utz
PP
PP

Mensagem por Guilherme Utz »

Mauricio 737 escreveu:F-100 tem freio fraquinho?! Foi a única aeronave que eu vi livrar pela Charlie aki em POA :twisted:
vc VIU isso? pq ja ouvi falar, mas achei que fosse Causo :twisted:
Abraços,
Guilherme Utz
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Mauricio 737 escreveu:F-100 tem freio fraquinho?! Foi a única aeronave que eu vi livrar pela Charlie aki em POA :twisted:
Mauricio, p/ se equiparar uma aeronave a outra teria q ambas estarem na mesma condição de pouso.....fatores como peso, temperatura, flap de aproximação, vento entre outros influem muito na distancia de parada em um pouso
Eu já participei de um pouso em SBBH de 733 em q o aviao liberou na taxiway B, creio q é a mesma distancia da "C" em POA....mas o aviao estava praticamente vazio e a frenagem foi muito brusca.....
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Guilherme Utz escreveu:
vc VIU isso? pq ja ouvi falar, mas achei que fosse Causo :twisted:
Eu estava junto com o Mauricio quando isso ocorreu. E eu já vi isso duas vezes. A diferença realmente estava na quantidade de passageiros.... Senão, ele teria livrado na taxiway E com certeza...!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

a via em que todo mundo entra na pista 11 em poa, vindo do aeroporto, como se chama? alfa?

pois é, uma vez num vôo de experiencia, eu tava na cabine e o louco veio com flap 40 no 732 segurando 2 nos acima do pre stoll (98kt), pousou la ponta da cabeceira com auto brake no max e abrindo o reverso antes de tocar. conseguiu sair alí, onde todo mundo entra.

devo dizer que foi legal, exceto pelos caras q tavam de pé atras de mim e cairam pra frente.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Skydroll escreveu:a via em que todo mundo entra na pista 11 em poa, vindo do aeroporto, como se chama? alfa?

pois é, uma vez num vôo de experiencia, eu tava na cabine e o louco veio com flap 40 no 732 segurando 2 nos acima do pre stoll (98kt), pousou la ponta da cabeceira com auto brake no max e abrindo o reverso antes de tocar. conseguiu sair alí, onde todo mundo entra.

devo dizer que foi legal, exceto pelos caras q tavam de pé atras de mim e cairam pra frente.
Aew cara, esse pouso aí deve ter sido assustador mesmo pra quem tava na cabine, ouvi falar que os pilotos da Vasp as vezes costumam "atirar" o avião no chão em POA.
Quanto as taxiways, ele só pode ter liberado na Charlie, pois a Alfa é a que dá para a cabeceira 11, e que se vai para o Ceman Varig...

João Ceccatto
Sapiranga - RS
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

sim, é exatamente essa, já que voo de experiencia não vai pro aeroporto, e sim pro ceman
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Skydroll escreveu:a via em que todo mundo entra na pista 11 em poa, vindo do aeroporto, como se chama? alfa?

Poderia explicar melhor como foi isso de abrir o reverso no 737-200 antes de tocar???
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

No último dia 30 voei pra SLZ pela GOL. Na última etapa do vôo, FOR-SLZ, acho que tinha um pouco além da metade da capacidade do B738.
Quando pousamos em SLZ, a freada foi das brabas. No final deu pra ouvir o freio "gritar" parecendo freio de grandes carretas.
O cmte. fez de tudo, e conseguiu, pra não usar toda a pista na frenagem. Foi até onde ainda tinha taxiway pra ele livrar e não precisar fazer um back track.

Abracos,
ETC
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

Fernando_SAO escreveu:

Poderia explicar melhor como foi isso de abrir o reverso no 737-200 antes de tocar???
98 de pré estol? que eu saiba eh 111kias o minimo com flap 40 para ele estolar...

agora essa de abrir o reverso antes de tocar não acredito, já que o brega(assim como varios outros equipamentos) um sistema que inibe a abertura do reverso antes do conjunto principal estar no solo.
o brega vc pode abrir quase na hora que se está tocando com o trem do nariz... mas antes é capaz da concha ficar na pista...
Do you actually listen to yourself when you speak or do you find that you drift in and out?
Dr. Cox (Scrubs)
Responder