09/12/2005 - 13h05
Varig recebe pelo menos mais duas propostas pela VarigLog e VEM
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
Pelo menos dois novos investidores apresentaram ofertas para comprar a VarigLog (cargas) e VEM (manutenção). As duas subsidiárias foram vendidas por US$ 62 milhões para a sociedade de propósito específico Aero-LB --criada pela estatal aérea portuguesa TAP.
A operação, entretanto, previa a possibilidade de outros interessados cobrirem a proposta da Aero-LB e ficarem com a VarigLog e VEM. O prazo para apresentação das propostas termina hoje à tarde.
Executivos que acompanham o caso disseram que entre as propostas confirmadas está a do fundo americano Matlin Patterson. O grupo Docas também teria oficializado seu interesse. A Varig informou que tem mais de dez interessados em comprar as duas subsidiárias por um valor superior ao da Aero-LB. No entanto, as propostas precisam ser oficialmente confirmadas para serem consideradas.
A Aero-LB tem preferência na compra da Aero-LB. Mas se não cobrir a oferta feita pelos demais interessados corre o risco perder o negócio para quem fizer a melhor proposta. Nesse caso, o contrato prevê o pagamento de uma indenização de US$ 12,5 milhões para a Aero-LB, que até agora só desembolsou US$ 20 milhões pela VarigLog e VEM. O restante foi financiado US$ 42 milhões pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A TAP enfrenta outro problema. A estatal portuguesa não honrou até agora a promessa de emprestar US$ 40 milhões para a Varig por meio de uma operação lastreada em recebíveis --venda de passagens com cartão. O empréstimo seria uma das condições que fizeram a proposta da TAP ter preferência sobre outras na venda da VarigLog e VEM.
Varig recebe pelo menos mais 2 propostas pela VarigLog e VEM
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- arthuramaral_CGR
- Moderador

- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
-
jambock
- MASTER

- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Prezado arthuramaral_CGR:
São os velhos ditados:"dinheiro chama dinheiro" e "difícil é o primeiro milhão". A TAP investe 20 milhões e, se cobrirem sua oferta, recebe uma indenização de 62,5% do valor investido
62,5%, num prazo de três meses! E depois, os "portugueses" são êles
Para ficar tudo como está, nova proposta terá que ser de, no mínimo, US$74,5 milhões.
Faz-me lembrar a história do sindicalista português em visita ao Brasil que, ao passar por uma manifestação de rua, com carro-de-som, bandeiras, o escambau, perguntou ao seu colega brasileiro o motivo da manifestação. O brasileiro respondeu que o pessoal estava buscando o reajuste salarial equivalente ao percentual referente à inflação. Estranho, disse o português, nós sempre buscamos um percentual acima da inflação. É, e êles é que são os "portuguêses"....
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
São os velhos ditados:"dinheiro chama dinheiro" e "difícil é o primeiro milhão". A TAP investe 20 milhões e, se cobrirem sua oferta, recebe uma indenização de 62,5% do valor investido
Para ficar tudo como está, nova proposta terá que ser de, no mínimo, US$74,5 milhões.
Faz-me lembrar a história do sindicalista português em visita ao Brasil que, ao passar por uma manifestação de rua, com carro-de-som, bandeiras, o escambau, perguntou ao seu colega brasileiro o motivo da manifestação. O brasileiro respondeu que o pessoal estava buscando o reajuste salarial equivalente ao percentual referente à inflação. Estranho, disse o português, nós sempre buscamos um percentual acima da inflação. É, e êles é que são os "portuguêses"....
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
