Aerus pede destituição do atual comando da Varig

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Aerus pede destituição do atual comando da Varig

Mensagem por arthuramaral_CGR »

24/11/2005 - 16h33
Aerus pede destituição do atual comando da Varig
Publicidade
FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O Aerus, o maior credor privado da Varig, pediu hoje para o Tribunal de Justiça do Rio a destituição de todo o comando da Varig, presidida desde segunda-feira por Marcelo Bottini. O fundo também quer alterar a composição do conselho da empresa, presidido por Humberto Rodrigues Filho, que assumiu o lugar de David Zylbersztajn. Ele foi afastado na sexta passada pela Fundação Ruben Berta, que detém 87% do controle da Varig.

A reviravolta ocorreu numa reunião entre os credores da Varig e os juízes Luiz Roberto Ayoub e Márcia Cunha, das Varas Empresariais do Rio. Os credores trabalhistas queriam aprovar o nome do advogado do Aerus, Sérgio Tostes, para substituir Rodrigues Filho na presidência do conselho da Varig.

No entanto, o presidente do Aerus, Odilon Junqueira, disse que só aprovaria a proposta dos trabalhadores se houvesse consenso entre todos os credores. "O Aerus só aprovaria a proposta se houvesse unanimidade entre os credores. Como os credores da classe 3 (empresas estatais) também não concordaram, o Aerus votou contra a proposta da classe 1 (trabalhadores)."

Na avaliação de Junqueira, colocar Tostes na presidência do conselho da Varig não alterar a situação da empresa. "É preciso mudar o atual modelo de gestão, que levou a empresa a essa situação. A Varig precisa incorporar ferramentas de governança corporativa e adotar uma gestão profissional e transparente."

Com base nessas premissas, o presidente do Aerus pediu para a Justiça alterar todo o comando da Varig. "O juiz [Ayoub] me perguntou se eu achava que precisava mudar a administração da Varig e eu respondi que sim, pois temo pelo futuro do plano de recuperação."

O Aerus sugeriu que a Justiça aprovasse a criação de um gestor judicial para a Varig, com poderes para destituir e indicar novos nomes para o comando da empresa. "As grandes empresas interessadas na recuperação da Varig poderiam se juntar e indicar nomes para a gestão judicial."

Zylbersztajn

Segundo advogados dos sindicatos dos aeronautas e aeroviários, o Judiciário dará um novo prazo para os credores da Varig avaliarem o requerimento do Aerus. Se o requerimento for aprovado, a expectativa é que o Judiciário indique David Zylbersztajn para assumir o cargo de gestor judicial da Varig até 19 de dezembro, data da assembléia de credores que irá aprovar ou não o plano de recuperação.

O nome de Zylbersztajn, entretanto, sofre grande resistência dentro da Fundação, que na sexta passada afastou o executivo da presidência de seu conselho.

Junqueira disse que o afastamento de Zylbersztajn é um exemplo da má gestão da Varig. "A antiga equipe foi trazida pela própria Fundação com o rótulo de 'notáveis' e meses depois foi demitida sem que nenhum credor fosse ouvido."
TO/GA
PP
PP
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:07
Localização: SP

Mensagem por TO/GA »

É inacreditavel o q estão fazendo com essa empresa. Tudo tem limite e essa tal de fundaçao ja passou todos eles. Quanta gente competente ja foi chamada e na hora H destituida. Parece que a ressureiçao da RG é a ultima preocupaçao da FRB cujo objetivo é manter os privilegios de uns poucos. Com certeza esta conseguindo acabar com o q essa firma tem de mais precioso que é sua credibilidade. Ninguem é capaz de por um basta nessa situaçao? Que vergonha!
Abraços

TO/GA
aviationcombr
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 798
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
Localização: SDU/SBRJ
Contato:

Mensagem por aviationcombr »

É uma pena que tenham "esvaziado" o Eng.Humberto. É um homem extremamente competente e íntegro (conheço-o pessoalmente há mais de 20 anos), vestiu a camisa da VARIG enquanto trabalhou lá, e acredito que tinha boas relações com o Fernando Pinto, o que facilitaria as negociações com a TAP.

Aliás, mencionando Fernando Pinto, vale a pena lembrar que não é a primeira vez que a VARIG abre mão de alguém competente e profissional. Não deixaram o Fernando fazer grande coisa no comando da empresa, mas vejam a trajetória da Rio-Sul e agora a da TAP com ele no comando!

Infelizmente a VARIG continua à mercê de disputas políticas. Assim, não vejo grandes perspectivas de sobrevivência da Pioneira a longo prazo.

D.Carneiro
Responder