JJ 3813 aborta decolagem em GRU nesta terça-feira

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

JJ 3813 aborta decolagem em GRU nesta terça-feira

Mensagem por Marcelo Areias »

Amigos,

Na vida sempre vivemos de emoções. Como alguns colegas sabem há algumas semanas estou fazendo um vôo semanal entre SAO - CWB - SAO, ora em CGH, ora em GRU.

Meu vôo planejado para esta terça-feira no trecho SAO/GRU era o JJ 3813, GRU/CWB em Fokker 100 da TAM e pela primeira vez senti a sensação de uma decolagem abortada (e olha que não foi nada agradável).

O vôo parte de GRU 11:50 horas com chegada prevista em CWB as 12:45 horas. O embarque hoje foi concluido as 11:35 horas, o push-back foi realizado as 11:45 horas, ou seja, tudo dentro do planejado. A nossa frente estavam um 733 da Varig e um 735 da Aerolíneas; atrás um 767 da American e um A320 da TAM. GRU operando 27 L para decolagens e 27 R para pousos.

Após a decolagem do 735 da Aerolíneas, e sob forte chuva, alinhamos na 27 L e o piloto informou que a decolagem estava autorizada. Após 3 minutos na cabeceira iniciamos o processo de rolagem e para surpresa geral após certa velocidade houve redução total de motores, aplicação de freios e tudo que imaginar para pararmos. Saimos da pista e observei que o 767 da American já estava alinhado para decolegem; logo, a primeira suspeita que não seria a condição climática do momento.

O comandante informou a todos que estariamos retornando ao finger devido a problemas técnicos. Após uma hora com a manutenção da TAM trabalhando no avião (com passageiros a bordo) fomos liberados e decolamos rumo a Curitiba.

A aeronave em questão era o PT-MQL, totalmente pintado por dentro e por fora. O que mais chamou a atenção foi a calma total dentro da aeronave tanto pela tripulação quanto pelos passageiros.

Fiz o relato apenas como curiosidade geral.

Um fortíssimo abraço!

Mensagem por Anonymous »

Já passei por essa sensação em um 737-300 da varig, voando de vix para o gig.

Saímos da pista e ficamos parados na taxiway e o comandante ficava acelerando o avião, até que passaram uns 5 minutos e o comandante disse que as luzes de advertencia tinham se apagado e que poderíamos decolar sem problemas.

O vôo foi normal, mas os paxs estavam apavorados.
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Só de curiosidade...
Por que as decolagens estavam sendo feitas na 27L e os pousos na 27R? Geralmente, não é o contrário?

Abraços!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Perdão, havia interpretado mal o teu post DanielVS, e minha resposta não condizia com a tua pergunta; por isso, editei meu post.
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

DanielVS,

Me fiz a mesma pergunta e sem resposta. É a segunda vez em duas semanas que decolei pela 27 L (e sem os flaps extendidos).

Um abraço,
Marcelo Areias

Mensagem por Anonymous »

Decolou sem flaps?? Nao seria flaps 1? Foi 737?
Agora sem flaps totalmente, acho meio dificil!

Tem um notam sobre interdicao das pistas de GRU, de tal hora a tal hora é uma delas depois é a outra, para serviços de topografia, ou sei la o que! Vou ver hoje e amanha eu transcrevo o NOTAM aqui pra vcs.
Abração
Leone
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

NOTAM GRU:

J1310/05 - RWY 09R/27L CLSD DUE TO WORK 26 OCT 17:15 UNTIL 04 NOV 21:00 OCT 26 27 28 31 NOV 01 02 03 04 1715/2100

J1304/05 - RWY 09L/27R CLSD DUE TO WORK 19 OCT 14:00 UNTIL 25 NOV 17:00 OCT 19 TIL NOV 11 16 TIL 25 MON TIL FRI 1400/1700
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

F-100 DECOLA SEM PROBLEMA COM FLAP UP.... Tem sido muito comum isso de acontecer...
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

Amigos,

Só para esclarecimento: na primeira tentativa de decolagem, a 27 L operava decolagens e a 27 R operava pousos; na segunda tentativa (uma hora depois) a 27 R operava pousos e decolagens.

Um abraço,
Marcelo Areias
PC

Mensagem por stratocaster »

Marcelo Areias escreveu:Amigos,

Só para esclarecimento: na primeira tentativa de decolagem, a 27 L operava decolagens e a 27 R operava pousos; na segunda tentativa (uma hora depois) a 27 R operava pousos e decolagens.

Um abraço,
Marcelo Areias
Uma informação a respeito desse tópico:
Estive em GRU nessa manhã e o nosso vôo foi o primeiro a utilizar a pista 27, no caso a da direita, quando houve mudança de setor nas operações. A pista 27R foi utilizada por algum tempo para pouso, entre outros motivos, porque a pista 27L está com o G/S (rampa de planeio do ILS) fora de serviço. Como chovia consideravelmente, a pista da direita foi utilizada para pouso, pois o ILS operava integralmente. Com o aumento do movimento, a 27L era utilizada para decolagem. Obviamente, sem muito tráfego, a 27R pode suportar a movimentação de aeronaves, tanto para pouso quanto para decolagem.
stratocaster
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Apesar de ja terem postado pouco acima, vou escrever aqui o Notam que eu consegui e que tinha dito que iria colocar aqui sobre as pistas de GRU.

19/10/05 14:00 - 25/11/05 17:00
OCT 19 TIL NOV 11 16 TIL 25 MON TIL FRI 1400/1700
RWY 09L/27R CLSD DEVIDO SER TOPOGRAFIA E SONDAGENS
(D2135/05)

16/10/05 17:15 - 04/11/05 21:00
OCT 26 27 28 31 NOV 01 02 03 04 1715/2100
RWY 09R/27L CLSD DEVIDO SER TOPOGRAFIA E SONDAGENS
(D2138/05)

Só não entendi porque uma mistura de linguas hehehehe Coloca logo tudo em ingles, ne?

Abraços

Leone
Cmte_Tavares
PP
PP

Mensagem por Cmte_Tavares »

a respeito dos flaps no fokker, isso é normal, tudo depende do peso da aeronave, e pelo fokker ser um aeronave bem leve, e levar em consideração q a pista de gru para um FOKKER é mto extensa!

abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é...F100 decola de flaps up,mas os Boeing 737,o mínimo de flaps para decolagem é sempre o 5 nunca menos!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ricardo_SBBR escreveu:Pois é...F100 decola de flaps up,mas os Boeing 737,o mínimo de flaps para decolagem é sempre o 5 nunca menos!
Mesmo vazio em pista de 5000 metros?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

PPJR,aí eu não sei...talvez dê,mas o que um cmte de 737NG me falou foi que o 737,por recomendação da Boeing,nunca pode decolar com flaps menor que 5° ou up.

Nesse caso,talvez dê mesmo!
goncalves
PP
PP

Flap 1

Mensagem por goncalves »

Pessoal, estive checando em GRU as análises de pista do 737-300, e observei que decolando pelas pistas 09, as análises são feitas para flap 5, porém as análises das pistas 27, tanto esquerda quanto direita, são para flap 1. Provavelmente por causa do slope...

Abraços
Daniel Gonçalves
pstair - Diretor de operações
visite a pst: www.pstair.com.br
Imagem
Imagem
Responder