Aeroportos brasileiros terão detector orgânico para barrar g

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Aeroportos brasileiros terão detector orgânico para barrar g

Mensagem por Marcelo Areias »

Aeroportos brasileiros terão detector orgânico para barrar gripe aviária
ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

A iniciativa privada e o governo federal trabalharão juntos na tentativa de evitar que a gripe aviária chegue ao país. Um grupo de trabalho foi formado hoje para criar mecanismos de prevenção e monitoramento da doença.

Entre as medidas que serão tomadas está o aprimoramento da vigilância nos aeroportos. Os passageiros e as bagagens provenientes de países onde há suspeita de gripe aviária passarão por um detector de material orgânico. Segundo o ministro, isso já está sendo negociado com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

Além disso, será criado centros de queima de restos orgânicos para a queima da comida servida em aviões.

"Essa reunião teve o objetivo fundamental de estabelecer uma ação conjunta público-privada na direção de monitorar toda a questão da gripe aviária no mundo inteiro. De prevenir a entrada da doença no Brasil e de criar mecanismo de vigilância em relação a esse assunto", disse o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura).

Ele esteve hoje reunido com o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), com representantes do setor privado e com técnicos da área técnica do ministério.

O setor privado não tomará medidas uniformes para barrar a gripe aviária, já que cada produtor tem um mecanismo de atuação e integração das fases produtivas.

Ainda de acordo com o ministro, já é feita no Brasil a avaliação das rotas de aves migratórias. Como elas vêem da América do Norte, Rodrigues acredita que é difícil ocorrer uma contaminação, já que lá o controle é muito rigoroso.

Para Ariel Antonio Mendes, da UBA (União Brasileira de Avicultura), o custo dessas medidas não será muito elevado, já que o setor já vinha estudando se adotava medidas para evitar a doença e que o governo atendeu os pedidos de prevenção. "Não é uma coisa nova [a gripe aviária]. O setor vem trabalhando com isso [medidas de precaução] há três anos."

No entanto, ele admite que um foco da doença no país seria "desastroso", já que o Brasil é o maior exportador de carne de aves do mundo (três milhões de toneladas por ano).
_________________
Marcelo Areias
Avatar do usuário
Marcelo Areias
MASTER
MASTER
Mensagens: 3373
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
Localização: Jundiaí-SP

Aeroportos brasileiros tentam barrar gripe aviária

Mensagem por Marcelo Areias »

Aeroportos brasileiros tentam barrar gripe aviária
Panrotas

Passageiros que chegarem ao Brasil vindos de países suspeitos de terem sido atacados pela gripe aviária passarão por um detector de material orgânico. Essa é umas das principais ações dos aeroportos brasileiros para tentar impedir que a doença invada o País.

Essa, entre outras, é uma iniciativa entre o governo federal, por meio da Infraero, e a iniciativa privada. Também está prevista a construção de um centro de queima para os restos orgânicos das comidas servidas nos aviões. Já é realizada no Brasil uma avaliação das rotas das aves migratórias, em sua maioria vindas da América do Norte. Segundo Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura, “é difícil ocorrer uma contaminação, já que lá o controle é muito rigoroso”.


Rodrigo Marofa
_________________
Marcelo Areias
Responder