POUSOS E DECOLAGENS, RELAÇÃO COM VENTOS??

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
md11
PC
PC

POUSOS E DECOLAGENS, RELAÇÃO COM VENTOS??

Mensagem por md11 »

Hello amigos Forenses.

Tenho uma dúvida e várias pessoas me perguntam isso. Qual a relação existente entre o vento e os pousos e decolagens? :roll: >> Trocando em miúdos: O avião pousa ou decola em favor ou "contra" o vento? Pq ora usa um lado da pista, ora usa outro? Ex: Em BSB, ora usa a 11, ora usa a 29. Desculpem a complicação dessa pergunta, mas isso sempre me deixou meio confuso e eu nunca sei explicar qd me perguntam.
Grande abraço a todos e desde já muuuito obrigado. :wink:
Cleidson Pereira

Brasília - DF
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Pousos e decolagens devem ser feitos sempre "contra" o vento, ou seja, vento de proa. Tanto que existem limites de vento de cauda e vento cruzado (de traves), mas nao de vento de proa. No 738, o limite e de 10 nos de vento de cauda e 30 de traves.
Claro que, ate um certo limite, e aceitavel o uso de pista com vento de cauda, se for mais proxima do patio, como a 09 de GRU, ou a 10 ou 15 no GIG. A 28 no GIG fica tao longe do terminal que o pessoal ate pousa la, mas se der, a decolagem vai pela 33 (taxi mais curto, ou melhor, menos longo!)
Abraco,
Tupolev.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Re: POUSOS E DECOLAGENS, RELAÇÃO COM VENTOS??

Mensagem por PR-WJI »

md11 escreveu:Ex: Em BSB, ora usa a 11, ora usa a 29.
Isso acontece quando há uma variacao significativa de intensidade e/ou direção do vento.
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

Eu sabia que sem resposta não ficaria. Tá aí, entendi legal. Obrigado mesmo a todos vcs. Um abraço. :mrgreen:
Cleidson Pereira

Brasília - DF
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Cleidson, mais uma curiosidade,

Aqui em POA por exemplo, as pistas possuem indicação 11/29 (105°/285°).
Se o vento estiver de través (próximo dos 015° ou 195º) a tripulação opta pela cabeceira que disponibiliza maior auxílio.
Aqui no caso, optaria pela 11 devido o ILS Cat I.

Como o Tupolev comentou, vento de cauda tem limite.
A GOL sempre evita pousar com este tipo de vento.

Snme, o A300 da VASP com 6 nós de cauda era obrigado a pousar pela cabeceira oposta.
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Tupolev escreveu:... Tanto que existem limites de vento de cauda e vento cruzado (de traves), mas nao de vento de proa.
Exceto quando na realização de um procedimento ILS categoria 2 em diante, quando existe, sim, limitação de vento de proa, geralmente entre 15kt a 25kt, dependendo da aeronave.
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Corretissimo stratocaster,
O 738 tem um limite de 25 nos de vento de proa quando efetua um autoland. Como (pelo menos aqui na CAL) toda aproximacao CAT II ou III (no 738 so CAT II) termina com um autoland, a afirmacao e verdadeira. Podemos fazer autoland sempre que for ILS (existem algumas excecoes), mas se o tempo esta bom e o vento forte, e so voltar pro voo manual.
Abraco,
Tupolev.
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

José Arthur - SBPA escreveu:Cleidson, mais uma curiosidade,

Aqui em POA por exemplo, as pistas possuem indicação 11/29 (105°/285°).
Se o vento estiver de través (próximo dos 015° ou 195º) a tripulação opta pela cabeceira que disponibiliza maior auxílio.
Aqui no caso, optaria pela 11 devido o ILS Cat I.

Como o Tupolev comentou, vento de cauda tem limite.
A GOL sempre evita pousar com este tipo de vento.

Snme, o A300 da VASP com 6 nós de cauda era obrigado a pousar pela cabeceira oposta.
Obrigado por mais essa informação. :wink:
Cleidson Pereira

Brasília - DF
LuxuryLiner
PP
PP

Mensagem por LuxuryLiner »

Tupolev escreveu:No 738, o limite e de 10 nos de vento de cauda e 30 de traves.
A título de curiosidade, na GOL o limite de vento de cauda para pouso é de 5 kts. Isso varia de cada empresa.
Atenciosamente
LuxuryLiner
Responder