Aos amantes da Varig

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
flhardt
PP
PP

Aos amantes da Varig

Mensagem por flhardt »

Pessoal, não estou escrevendo esse tópico para polemizar, tão pouco para desmerecer a Varig (empresa que gosto muito) mas presenciei uma situação ontem digna de revolta.
Ontem, dia 12/10 vim de Curitiba para Campinas (Rio de Janeiro era o destino final). O vôo atrasou muito, era para sair 19:10h e saímos às 21:20h. Esse vôo RG2123 não era o único atrasado, o vôo RG2167 com destino em Guarulhos também atrasou muito o que causou desespero em uma Francesa que iria perder seu vôo internacional.
Mas o pior não foi o atraso, foi a falta de consideração dos atendentes que não informaram os passageiros na sala de embarque sobre o motivo e quanto tempo representava o atraso. A maioria dos passageiros foram perguntar e ouviam uma desculpa mais do que esfarrapada e que o vôo estaria atrasado primeiro 30 minutos, depois 40, de pois 50, depois 1h.
Só para vocês terem idéia da diferença, um vôo da TAM para congonhas também atrasou e o atendente na hora anunciou pelo microfone que o vôo estava atrasado, pediu desculpa e que nenhum passageiro iria perder conexões por conta do atraso. Isso é que é atitude digna.
Todos os passageiros, sem excessão estavam nervosos e estressados com o pouco caso da empresa.
Só para constar, nas últimas 3 semanas fiz 3 viagens pela Varig, sendo duas para Porto Alegre e uma para Curitiba e todas, sem exceção saíram atrasadas.

Fica aqui meu desabafo.

Abraço a todos.
Felipe Weber
PC
PC
Contato:

Mensagem por Felipe Weber »

Os atrasos que vem ocorrendo com certa frequência, são um reflexo claro da crise em que se encontra a Pioneira. Já a falta de cordialidade é lamentável, ainda mais se levarmos em conta que até pouco tempo atrás a VARIG era referência absoluta no tratamento aos seus passageiros.
*
Seja voluntário.
Ajude o Banco de Alimentos do RS. Acesse http://www.bancodealimentosrs.org.br e conheça este belo trabalho.
abarbier
PP
PP

Mensagem por abarbier »

passei por isso em julho quando fiz CGH-CWB-FLN. Marcado para 19h36 o vôo saiu 20h50. Durante todo o tempo que fiquei na sala de embarque, ninguém deu explicações aos pax, enquanto as outras cias anunciavam que o atraso era devido ao tráfego intenso (era uma sexta-feira). Acabei pegando a conexão em cima, quase não dá tempo.
Na volta, fui pego pelo mau tempo: CWB fechado, me ofereceram um vôo pra GRU no mesmo horário... aceitei e ganhei o upgrade pra executiva :P - esse vôo foi pontual e perfeito!!!
Rudder

Motivo.

Mensagem por Rudder »

Imagino que o motivo dos atrasos seja o número reduzido de aeronaves frente a malha que a Varig tem. Por incrível que pareça faltam aviões na pioneira. A malha é muito grande, e toda vez que um vôo atrasa, seja por meteorologia, pane ou o que for, no início do dia, ocorre uma cascata de atrasos nos vôos decorrentes. Isso acontecia muito na Vasp antes dela parar.
bwach
MULTI
MULTI

Mensagem por bwach »

Semana passada estive em GRU e percebi no painel de chegadas tanto domésticas quanto internacionais que os vôos da Varig estão com atrasos muito grandes. Me lembro de ter visto o vôo de LHR-GRU estava com atraso de mais de 12 horas!! Fora os domésticos com atrasos de 3 e até 6 horas!!!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A última vez que voei na VARIG, LAX-GRU, o vôo atrasou 3 horas. Nós ficamos dentro do avião durante esse tempo todo com um calor insuportável. Os passageiros pediam água e os tripulantes faziam cara feia e as vezes nem trazia a água, deixando os pax mais furiosos ainda. Terrivel o tratamento ao cliente. O pessoal da VARIG devia passar um mês na Ásia voando na JAL e Singapore Airlines pra ver(aprender) como se trata os clientes. A desculpa que deram pro atraso foi que o Cmt estava esperando o papél com o total de combustivel pra assinar. 3 horas por um papél? Só um troxa pra acreditar. Ai ai ai, se eu fosse o presidente da VARIG :evil:
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Re: Aos amantes da Varig

Mensagem por Spetsnaz »

Essa falta de informação na sala é devido a falta de informação q o pessoal tem .. ou melhor não tem.. o controle não tem informação pq o COE não tem informação.. ou qndo tem passa errada .. e o pessoal na sala fica realmente sem ter oq fazer por falta d informação mesmo.. e é melhor não passar nada doq passar algo errado..
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Apesar de eu não ter o que reclamar em relação aos últimos vôos que fiz pela Varig, creio que isso seja realmente um reflexo do momento da empresa; não há como negar. Pode ser uma boa oportunidade para que seja revista a coordenação interna, como descreveu o Spetznaz e, caso haja solução pra situação da Pioneira, que o novo administrador promova uma revolução de filosofia, retomando o grande diferencial da Varig pré-década de 70, que é oferecer prazer de voar ao passageiro.
Leonardo Vasconcelos- SBBR
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Quem se lembra daquela frase saudosa de uma época que nao volta mais "VARIG,,,,,a maneira mais elegante de voar".

Essa frase aparecia até nos blocos de anotaçao/rascunho interno na época.
Em alguns voos, oferecia-se até champagne para os Pax de classe economica na hora de embarcar.
abarbier
PP
PP

Re: Aos amantes da Varig

Mensagem por abarbier »

Spetsnaz escreveu:Essa falta de informação na sala é devido a falta de informação q o pessoal tem .. ou melhor não tem.. o controle não tem informação pq o COE não tem informação.. ou qndo tem passa errada .. e o pessoal na sala fica realmente sem ter oq fazer por falta d informação mesmo.. e é melhor não passar nada doq passar algo errado..

E com a ajuda da infrazero as coisas ficam melhores ainda... porque voltando ao meu vôo CGH-CWB, o painel da sala de embraque dizia: "contact airline"... o que ninguém fazia já que CGH sexta a noite é um caos mesmo....

E no vôo da volta de FLN pra SAO, enquanto a atendente do check-in me explicava que CWB estava fechado sem previsão, o sistema da infraero anunciava o vôo para embarque tando nos monitores como no áudio do aeroporto... daí o pessoal da Varig precisou avisar a "infrazero" que o vôo estava sem previsão devido ao mau tempo em CWB... :shock: afinal, quem "administra" o aeroporto devia estar atento a esses "detalhes".
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Meus caros,
Sou amante da Varig! Com 314000 milhas nesta data, sou também acionista. E lamento profundamente tudo o que está acontecendo. No que foi dito acima, muitas verdades e muitas insensibilidades. Ao nosso colega N747UA que escreve toda sua indignação, dizendo que não é "troxa" , digo que talvez se ficasse ao menos 18 meses recebendo salário atrasado, sem 13o., sem saber o dia seguinte, tendo o controle, a escala, fazendo as mais diversas trapalhadas todos os dias, talvez assim compreendesse um pouco mais o outro lado. Na verdade amigo, se a sua incomodação é tão grande, vc. deve voar dizendo good morning.
Me incomodam muitas coisas na RG hoje em dia, mas pago passagem pela Varig. Sou amante da empresa e creio que além da crítica pela crítica, deveriam todos estar contribuindo pela recuperação da empresa.
Sds
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

O consumidor tem direitos e têm que ser respeitados SEMPRE. Quem paga não quer saber se a Empresa está em crise - ele pagou por um serviço e tem o direito de receber um bom serviço prestado. Se não estiver contente vai (e tem que) procurar por justiça. Se a Empresa não pode prestar um serviço ao qual se propôs tem que "pagar" por isso...

Abs

Kleber
Imagem
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

"(...)se ficasse ao menos 18 meses recebendo salário atrasado, sem 13o., sem saber o dia seguinte, tendo o controle, a escala, fazendo as mais diversas trapalhadas todos os dias, talvez assim compreendesse um pouco mais o outro lado. "
Na minha opinião, embora compreenda a situação difícil de trabalho, não acho justo descontar nos passageiros que nada têm a ver com a situação da empresa. Não são os passageiros que estão devendo o salário, o 13o., não são eles que fazem o controle nem a escala.
Aliás, são justamente esses passageiros que estão ajudando a empresa a não afundar de vez, ao voar Varig.
E os funcionários deveriam tratá-los bem de forma a fazê-los voar Varig novamente, e não o contrário.

Abraços!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Daniel, Kleber e outros
Lamentavelmente vcs. nao entendem que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Evidentemente que os consumidores tem todo o direito de exigir aquilo que compraram; e os clientes tem de ser bem trtados sempre. Dependendo do grau particular de incomadaçao vc. esperneia, reclama, chora, enfim externa sua indignaçao contra o desrespeito da maneira que quiser e etc..
Outra coisa é vc. se colocar do outro lado do balcao, receber aqueles pax pentelhos que vem perguntar se o salário continua atrasado, reclamar que nao tem campagne na Y, receber ordem do chefe de equipe que nao trabalha, cruzar o oceano caminhando, estar com 50 anos e com perspectiva de perder o emprego ( aos 50 anos), chegar no hotel do pernoite as 6 da manha e o quarto so ser liberado ao 1/2 dia, ter cmtes. que nao dao respaldo e sao só carregadores de faixa, enfim tantas outras coisas que nao vale a pena comentar aqui. Ponham-se do lado de lá e avaliem só um pouco. E olha, depois de tudo isto receber um sorriso como ainda na maioria dos casos acontece, tenho certeza que o pessoal tem valor.
Sds
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Senhores,
Dificil dizer quem esta certo, no fundo acho que todos estao.
Realmente o passageiro deveria ser o ultimo a sofrer com a crise, afinal ele e quem compra a passagem, mantem a empresa voando e paga os salarios.
Voei na Varig ate o incio de 2004, e a coisa ja estava ruim, o salario parcelado, incerteza, cheguei a ligar algumas vezes para a escala antes de sair de casa quando tinha algum voo bem cedo, para saber se a BR tinha cortado o combustivel e se o voo iria sair (sempre sairam, gracas a Deus!), mas voces imaginam a situacao. E a coisa, infelizmente, piorou bastante.
Acontecia bastante de passageiros fazerem piadas com a situacao da empresa e comentarios sarcasticos sobre os salarios atrasados, nao e facil trabalhar assim, mas a galera manteve a postura e o profissionalismo.
A grande maioria dos PAX demonstrava preocupacao e torcia (ou ainda torce!) pela recuperacao da empresa.
A situacao e dificil, mas o pessoal gosta do que faz. Parabens!
Abraco,
Tupolev.
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

adalberto oliveira escreveu:Daniel, Kleber e outros
Lamentavelmente vcs. nao entendem que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Evidentemente que os consumidores tem todo o direito de exigir aquilo que compraram; e os clientes tem de ser bem trtados sempre. Dependendo do grau particular de incomadaçao vc. esperneia, reclama, chora, enfim externa sua indignaçao contra o desrespeito da maneira que quiser e etc..
Outra coisa é vc. se colocar do outro lado do balcao, receber aqueles pax pentelhos que vem perguntar se o salário continua atrasado, reclamar que nao tem campagne na Y, receber ordem do chefe de equipe que nao trabalha, cruzar o oceano caminhando, estar com 50 anos e com perspectiva de perder o emprego ( aos 50 anos), chegar no hotel do pernoite as 6 da manha e o quarto so ser liberado ao 1/2 dia, ter cmtes. que nao dao respaldo e sao só carregadores de faixa, enfim tantas outras coisas que nao vale a pena comentar aqui. Ponham-se do lado de lá e avaliem só um pouco. E olha, depois de tudo isto receber um sorriso como ainda na maioria dos casos acontece, tenho certeza que o pessoal tem valor.
Sds
Prezado Adalberto

Com todo respeito e sem querer polemizar, quem não entendeu o meu comentário foi você, colega.

O post do colega flhardt foi um desabafo de consumidor. Sendo esse o assunto do post eu comentei somente sobre o consumidor. Em outras palavras: o consumidor não quer saber se o funcionário está ou não com os salários em dia ou se a empresa está arrancando o couro dele.

Abs

Kleber
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Kleber,
Vc. tem razao. Embora o que foi escrito seja de uma obviedade desnecessaria, na verdade citei seu nome erroneamente.
Sds
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

adalberto oliveira escreveu:..."Embora o que foi escrito seja de uma obviedade desnecessaria"...
Meus caros

Em primeiro lugar gostaria de me desculpar antecipadamente por desviar o assunto do tópico mas sou forçado devido à grosseria à qual fui submetido.

Não poderia dar em outra coisa: mais uma vez, dar opinião (como sempre) no que diz respeito à Varig parece pecado. Isso porque que só citei o direito de um consumidor indignado com a forma como foi (mal) tratado. Nem citei a Empresa mas como o assunto do tópico é em relação a ela, as grosserias aparecem.

"Desnecessário" é esse tipo de comentário (e outros que certamente virão).

Vou tentar me fazer entender: consumidor é consumidor. Paga pelo serviço e não quer saber se o funcionário está p.u.t.o. com a Empresa a qual trabalha. Se o funcionário não está satisfeito, pega o boné e vai embora (isso é profissional). Outra: se o funcionário está descontente com as condições de trabalho, não desconte nos clientes. Se o funcionário realmente vestisse a camisa da Empresa, ele trataria bem o cliente (fazendo a parte dele) para ajudar a Empresa à qual trabalha a sair da crise - isso é profissional.

É por essas e muitas outras que posto pouco por aqui (e certamente vou postar muito menos).

Falta de respeito é "soda".

Parei por aquí.

Abs

Kleber
Imagem
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Se o funcionário não está satisfeito, pega o boné e vai embora (isso é profissional).

Outra opção é simplesmente entrar em greve, direito garantido para qualquer trabalhador.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Kleber,
Vc. é muito ofendido. E de graça. O que lhe ofende é a palavra obviedade ou a desnecessário (interrg). Obviedade porque o que o nosso consumidor escreveu é óbvio ululante. Desnecessário porque é óbvio. Logo vc. nao tem o que escrever e escreve o óbvio ululante.
As mazelas da Varig as conheço e muito, muito mais profundamente que voce ou que os outros comentaram. Por isto escrever que é um pecado falar na RG dando a entender que a querem protege-la a qualquer custo nao tem sentido. O que eu quero é que ela continue voando e cresça. Como quero o mesmo para a Gol e a TAM, embora seja amante confesso da Varig.
Cmte Kleber, Miosan é um ótimo relaxante muscular para que vc. se recupere deste stress gerado ( tome somente 1/2).
Se fui mal compreendido me desculpe. Como demonstraçao de apreço por vc., nao participarei mais deste tópico.
Sds
Responder