PP-VTC e um comandante nervoso

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AB3
MASTER
MASTER

PP-VTC e um comandante nervoso

Mensagem por AB3 »

Eis que pousou o VRG9518 em Salvador no sábado a noite... daí a aeronave além de estar sem luz alguma (nav, strobes, logo, inspec, landing...)... estava em apu! Até aí tudo normal...

FOi quando o comandante chamou o despacho:

CMTE - OOOO DESPACHO CADE A NAVEGAÇÃO!
DESP - JÁ ESTÁ INDO COMANDANTE
CMTE - VOCE VEM COM ESSA LOROTA A MAIS DE 10 MIN
DESP - EU TO IMPRIMINDO AQUI CMTE
CMTE - ESSA IMPRESSORA É A MANIVELA É?
DESP - NEGATIVO
CMTE - MAIS PARECE...

Daí o nervosinho chamou para pushback depois que a impressora a manivela imprimiu...

CMTE - SOLO SALVADOR, VARIG 9518 PARA PUSHBACK
GND - AUTORIZADO PUSH E ACIONAMENTO
... passaram minutos
GND - VARIG 9518 NÃO VAI INICIAR PUSHBACK
CMTE - VAMOS SIM SOLO, É QUE FALTA EQUIPAMENTO PRA ACIONAR O AVIAO
CMTE - DESPACHO A MANUTENÇÃO TÁ SEM EQUIPAMENTO PARA ACIONAR A GENTE..
DESP - CALMA CMTE JÁ ESTÃO PROVIDENCIANDO
CMTE - SOLO SALVADOR AGORA VAI
GND - JÁ ERA TEMPO

15 minutos de push e acionamento o avião aparece todo apressado...

TWR - VARIG 9518 REPORTE NO PONTO DE ESPERA DA 10...
CMTE - O VARIG 9518 JÁ ESTÁ ALINHADO E PRONTO
TWR - ENTÃO AGUARDE AÍ... POIS ERA PRA REPORTAR NO PE...
passaram-se 2 minutos
TWR - AUTORIZADO DECOLAGEM, VENTOS XX, XXX GRAUS...
CMTE - DARIA PRA COORDENAR COM O CENTRO PROA DIRETO PRA MOSSORÓ???
TWR - DARIA SIM

e ai o papo seguiu animadissimo, afinal sao 78 anos de tradição na aviação brasileira... ora pois TAP BRASIL ou GRUPO OCEAN AIR??? Mas depois da venda da vasp via uma deskjet de uma agencia de turismo, agora mais uma vez uma impressora brilha na aviação brasileira, a impressora a manivela...

VARIG, VARIG, VARIG...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Sensacional o Papo, AB300 ! Comandante (ou controlador) nervosinho é de rolar de rir ! :D

No livro do Amauri Sobrinho ('Memórias de um controlador de vôo'), tem capítulos hilariantes sobre 'troca-de-farpas' nas fonias, na época em que ele trabalhou no APP - GIG.

Valeu !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

AB3, muito interessante sua transcrição. Entretanto seu comentário é ininteligível. Com toda a franqueza, parecem diversas frases soltas em contextos diversos e colocadas junto através de vírgula.
Cordiais saudações
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

AB3, só para complementar, sua colocação

"Eis que pousou o VRG9518 em Salvador no sábado a noite... daí a aeronave além de estar sem luz alguma (nav, strobes, logo, inspec, landing...)... estava em apu! Até aí tudo normal...

FOi quando o comandante chamou o despacho: "

dá a entender que tratava-se de um mesmo comandante. Na verdade o cmte. EH e o f.o. LP assumiram o vôo para LIS em SSA, tendo chegado à bela capital baiana no dia anterior, no RG 2304.
Sds
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Nossa aviação tá repleta de "comandantes" assim, que se acham os todo poderosos, faltando-lhes uma característica fundamental na filosofia de Safety, que é a humildade.
Muitos acidentes aconteceram devido a essa arrogância.
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Certa feita ouvi um Comandante da TAM reclamar ao Controle Curitiba
que os vetores p/ a final ILS da 15 o colocaram muito apertado, que tava ruim e tal e tal, então o Controle fala que eram os mesmos há tempos e não havia reporte de algum incomodo. O TAM retrucou como se fosse muito ruim as curvas, apertadas... e o Controle falou p/ ele escrever no solo. E todas ANVS seguindo sempre as mesmas indicações, até hoje refugam as STAR e pedem vetoração!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Prezado SBLO,
concordo plenamente com vc.. Aliás acredito que uma boa parte da crise da Varig tem por trás seus pilotos ( não todos naturalmente) e a finada Apvar . Se acham semideuses, mas na hora do pega prá capa, arrepiam como já vi inúmeras vezes. Muitos são apenas carregadores de faixas, nao dando muitas vezes o devido respaldo aos que estão sob seu comando. Prova disto, simples e boba no caso RG e a gravata diferente dos cmros. e pilotos. Porque? São tão mais importantes assim?
Quando estas diferenças começarem a desaparecer e o entendimento efetivo que se trata de um grupo acontecer , somados à resolução de outras questões, a empresa decola em definitivo.
Sds
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

adalberto oliveira escreveu:dá a entender que tratava-se de um mesmo comandante. Na verdade o cmte. EH e o f.o. LP assumiram o vôo para LIS em SSA, tendo chegado à bela capital baiana no dia anterior, no RG 2304.
Sds
Bueno... eu comecei a ouvir após um tempo... pq eu ainda tava trabalhando na hora do pouso e vi o avião taxiar!

Quanto pra quem reclamou ai da dispersidade do texto, bom eu não tenho gravador... ai fica dificil eu anotar tudo perfeitamente... e outra, ou eu presto atenção no que eu faço nos meus F50 e E120 ou acompanho a vida das demais empresas...

Mas que todo mundo se acabou de rir, se acabou...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

AB3 escreveu:
Quanto pra quem reclamou ai da dispersidade do texto, bom eu não tenho gravador... ai fica dificil eu anotar tudo perfeitamente... e outra, ou eu presto atenção no que eu faço nos meus F50 e E120 ou acompanho a vida das demais empresas...
Entao se isso eh verdade, o porque deste topico????, Perder seu tempo colocando algo da "vida das demais empresas"?????.

SDS
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

adalberto oliveira escreveu:... Aliás acredito que uma boa parte da crise da Varig tem por trás seus pilotos ( não todos naturalmente) e a finada Apvar . Se acham semideuses, mas na hora do pega prá capa, arrepiam como já vi inúmeras vezes. Muitos são apenas carregadores de faixas, nao dando muitas vezes o devido respaldo aos que estão sob seu comando. Prova disto, simples e boba no caso RG e a gravata diferente dos cmros. e pilotos. Porque? São tão mais importantes assim?
Quando estas diferenças começarem a desaparecer e o entendimento efetivo que se trata de um grupo acontecer , somados à resolução de outras questões, a empresa decola em definitivo.
Sds
Adalberto,
Adalberto,
Pelas suas mensagens anteriores, sei que você é uma pessoa esclarecida e, portanto, acredito que podemos discutir alguns pontos levantados na sua mensagem sem opiniões exacerbadas e mantendo o respeito mútuo.
Sim, podemos ouvir diariamente discussões, envolvendo tripulantes, muitas vezes - mas nem sempre - descabidas, num momento e local inadequados e assim por diante. Aliás, isso ocorre em qualquer empresa - inclusive internacionais (dê uma checada em outros fóruns, além dos existentes no nosso “espaço aéreo”). Porém, seria interessante acrescentar quais são as motivações para tais atitudes, o que invariavelmente não é possível detectar ouvindo transmissões nas freqüências das companhias aéreas. Portanto, o que é falado no rádio é, na maioria dos casos, parte da história. Colocado esse primeiro aspecto, não sei qual é o seu envolvimento com a empresa, mas gostaria de saber quais os parâmetros que você usa para determinar que a atual situação da Varig é atribuída, em boa parte, segundo as suas palavras, quanto à postura dos pilotos, para sentir o seu grau de imparcialidade.
Sem paixões corporativistas, afirmo que os pilotos erram, e muito. Mas fico imaginando: se nada fosse levantado, será que a Varig teria chegado nesse ponto? Vale acrescentar, também, que já vi muito aviador segurando as “pontas” em momentos de “pega pra capa”, mas não posso dizer o mesmo sobre muitos. E vale notar que teremos que determinar “pesos e medidas” para definir o que seria isso, já que só vivenciando o dia-a-dia podemos chegar num determinador comum, e as condições de analise são variáveis e muitas ações de “salvando o mundo”, em vários casos, contribuem o mínimo, ou quase nada, para o andamento do vôo. Não radicalize na sua percepção.
Quanto ao uso diferenciado de gravata e outras peças de uniforme, isso é comum em qualquer empresa. Na Varig, mesmo com as dificuldades para tal rearranjo, tais detalhes têm a finalidade de despertar a atenção dos clientes - os passageiros – pois o contato do pessoal da “linha de frente”, onde os comissários se incluem, por motivos óbvios, é direta e muito maior. Quanto ao “estilo”? Não me cabe julgar.
As diferenças mais importantes e que de fato contribuem para que a empresa decole vão muito mais além do que peças de vestuário. Na minha percepção, mesmo com “pitís” eventuais de certos comandantes, normalmente os "manjados" de sempre - ou do desleixo de conduta de outras pessoas, que passa despercebido, quando interessa - o ambiente de trabalho na Varig é muito bom e é elogiável a atitude da grande maioria para que a empresa continue voando da melhor maneira possível. Mesmo com algumas pendências, como a solução final para a lista de senioridade dos pilotos e a integração dos demais funcionários das três empresas, tenho certeza que esses não são os motivos para impedir que a empresa volte a se destacar no mercado. Ela, a Varig, tem dificuldades muito maiores e mais importantes e que é de conhecimento de todos
Bons vôos.
Editado pela última vez por stratocaster em Ter Mai 10, 2005 09:58, em um total de 1 vez.
vcs
PC
PC

Mensagem por vcs »

Ja pensou de um reles aeroentusiasta fosse pedir jump???Era capas do CMTE. bater nele hehehehehehehe
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
Fat Albert
PP
PP

Mensagem por Fat Albert »

Cmte nervosinho, falta de profissionalismo existe em todas as empresas, porém o nível de stress que os funcionários da Varig estão sofrendo é grande. A Vasp e a Transbrasil já sofreram com isso, mas acho que os da VRG vão sofrer mais, pois não estavam acostumados com tantas dificuldades.
Realmente tenho notado um número maior de colegas da VRG stressados na fonia. Essa é uma hora perigosa em que o cuidado deve ser redobrado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Prezado Strato,
Contrapondo sua mensagem, escrevi que pilotos, e não todos, tem parcela importante de responsabilidade na crise. Se vc. é do meio sabe perfeitamente que isto é verdade. E que a Apvar tem boa responsabilidade sobre isto, aparentemente o Brasil sabe disto também. E que se comportam como semideuses, bem aí o mundo sabe disto.
Evidentemente que a inclusão de um adereço no uniforme trouxe um caráter mais leve ao anterior, mas o modismo que vc. refere não me interessa. Interessa o fato de caírem na real (todos, aeroviários, aeronautas, administradores) e identificarem o caminho correto. E isto é visível na atenção daqueles que nos acolhem em terra e no ar, com sorriso (ainda), atenção e dedicação apesar dos salários atrasados.
Mas tudo meu caro faz parte de uma mesma engrenagem, onde não pode o presidente dar instruções para o filho de um amigo ir descansar no sarcófago de cmros no MD 11, deixando o funcionário que está tripulando e que está no seu horário de descanso, sentado no meio dos pax na y.
Pequenas atitudes como esta, bobagens, dão o tom para aquilo que m,e refiro de compreensão geral do bem ca empresa.
Sds
Responder