Fogo no motor nº 4 do A340-300 da SAA em GRU ontem??(c/ foto

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Anonymous

Fogo no motor nº 4 do A340-300 da SAA em GRU ontem??(c/ foto

Mensagem por Anonymous »

Pessoal,fotos de uma suposta labareda saindo do motor 4 do SAA,ontem.

PS:Moderadores,eu sei que estaria no fórum errado,porém o tópico foi feito para DISCUTIR o que seria uma labareda saindo do motor do A340,não somente para mostrar as fotos,pois aqui no aerofórum temos profissionais e entendidos do assunto que podem esclarecer isso para nós.

Primeiro a foto completa.

Imagem

Notem o que seria o fogo no motor 4.
Agora,um zoom de 200% na foto original.

Imagem

OK,muitos devem estar achando que foi reflexo de algum telhado ou algo de metal polido.Agora para acabar com esta hipótese,olhem onde o sol estava julgando pelos locais indicados.

Imagem

Parece ser fogo mesmo.O que vocês acham?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Stol de compressor? bem provável

e é 98% de chance de que NÃO é qualquer coisa de metal (caminhao por exemplo) pois naquele lugar alí do morro nao tem como passar um desses e nem tem telhado de metal por alí

massss como nada eh 100% preciso.. entao fica a duvida...
porem um colega comandante de 727 me contou uma vez que stol de compressor é uma situação quase que "comum" em pousos.. nao que seja com uma certa frequencia mas acontece


soh repassando as infos e parabéns ao laranjeira por compartilhar, mesmo que nao querendo, esta foto =) o dia ontem tava ***
Herson
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Mensagem por Herson »

Kadu escreveu:porem um colega comandante de 727 me contou uma vez que stol de compressor é uma situação quase que "comum" em pousos.. nao que seja com uma certa frequencia mas acontece
Foi justamente o que aconteceu aqui com os PP-SNN e PP-SFN, só que, na decolagem. As fotos:

PP-SNN (ficou parado aqui por 2 meses)
Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=229879

PP-SFN (ficou parado por 1 mes, snme)
Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197883

Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197882
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu não posso afirmar o que é...mas acho que foi a mesma coisa que aconteceu com o MD-11 da Vasp e um 747 da British Airways ,tem até uma foto do ocorrido no A.net (famosa).Acredito que isso seja normal,como o que ocorre nos motores a pistão,de sair fogo pelo escapamento...

Mas....estol de compressor causa essa labareda?????
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

reflexo. tanto que esta atras da sombra aerodinamica (vulgo bafo do motor).

fogo desse tipo do motor é mais alaranjado. branco desse jeito parece fogo de magnesio
Omykron
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Mensagem por Omykron »

Herson escreveu:
Kadu escreveu:porem um colega comandante de 727 me contou uma vez que stol de compressor é uma situação quase que "comum" em pousos.. nao que seja com uma certa frequencia mas acontece
Foi justamente o que aconteceu aqui com os PP-SNN e PP-SFN, só que, na decolagem. As fotos:

PP-SNN (ficou parado aqui por 2 meses)
Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=229879

PP-SFN (ficou parado por 1 mes, snme)
Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197883

Imagem
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=197882
em ambos os casos, não foi estol de compressor não, foi PERDA de motor (no caso do SNN ele quase que explodiu)
gvtwgvtw
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Mensagem por gvtwgvtw »

Realmente parece stol de compressor, nada mais.
Convair 880-22(F)
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Registrado em: Dom Jan 16, 2005 11:13
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Mensagem por Convair 880-22(F) »

Estol de compressor é + ou - comum em motores turbofan de baixa taxa de diluição (JT3D, JT8D, Rolls-Royce Spey, Avon, etc). Em motores high by pass (os atuais) o estol de compressor é extremamente danoso, podendo provocar, inclusive, despalhetamento do motor. É muito difícil ocorrer o estol de compressor nesses motores modernos.

Se algo + grave tivesse acontecido no motor 4 do A340 da SAA, eles teriam, certamente, retornado. Não iriam enfrentar 1 vôo sobre o Atlântico, de práticamente, 9 horas, somente com 3 motores.
Esta é a minha humilde opinião.

Saudações

Convair 880-22(F)
CV-880 AIRLIFTER
Simple the lowest cost true jet freight hauler you can fly!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Nos Vasp eu acho que foi ''engine Blow''
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Parece o brilho de algo que está atras do escapamento do motor. Observem que se fosse fogo saindo, seria em todo escapamento e não somente na parte inferior do jato.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Convair 880-22(F) escreveu:Estol de compressor é + ou - comum em motores turbofan de baixa taxa de diluição (JT3D, JT8D, Rolls-Royce Spey, Avon, etc). Em motores high by pass (os atuais) o estol de compressor é extremamente danoso, podendo provocar, inclusive, despalhetamento do motor. É muito difícil ocorrer o estol de compressor nesses motores modernos.

Se algo + grave tivesse acontecido no motor 4 do A340 da SAA, eles teriam, certamente, retornado. Não iriam enfrentar 1 vôo sobre o Atlântico, de práticamente, 9 horas, somente com 3 motores.
Esta é a minha humilde opinião.

Saudações

Convair 880-22(F)
Estava no pouso.. :wink:
marcato
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Contato:

Mensagem por marcato »

Eu acho que é reflexo do sol mesmo. Está um tom amarelado muito claro.
Se fosse fogo estaria menos claro.
Fernando Marcato

Imagem
CS-TMX
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Mensagem por CS-TMX »

Querem ver um "compressor stall" a sério?

http://www.flightlevel350.com/public_vi ... 4&pic=1652

Impressionante não? Vejam o esforço do piloto para compensar a assimetria resultante com o rudder!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Enviei a foto para um amigo meu engenheiro de motores da varig, e a resposta dele:

Parece que é um reflexo, como pela posição dos flaps e falta da fumaça de touch-down é uma decolagem, donde a
potência dos motores esta parelha e contínua. Por vezes isso acontece na
partida quando o fuel control unit pressuriza as linhas e há um retardo de
ignição. O stol de motor acontece frequentemente nas shiftagem de potência, de
lenta para alta ou vice-versa. Vale lembrar que motores hi-bypass, possuem
várias proteções contra stoll principalmente o controle de variable bleed vane
que desvia o fluxo de ar de ambos os compressores (N1 e N2).
Abraços.
Matheus
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Mensagem por Matheus »

Renatinho...Pelas suas "provas" a hipotese de reflexo num telhado ou algo parecido nao foi descartada não, o sol estava numa posição de aprox 1-2h em relação ao eixo longitudinal da aeronave, com o fotografo as 10h o sol pode bater na lata....Ahhh...O sol pode ocasinar refelxos wathever ele está em qualquer coisa tendo como referencia qualquer um, exceto quando ele está abaixo do horizonte...

Abraços
Matheus
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Pedro Sena Melo
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Mensagem por Pedro Sena Melo »

Parace fogo. Ao meu ver, em redor da bola amarela maior existem outros pontos , como se fossem faiscas da bola maior. Sei lá.
Será que alguem tinha radinho na hora e sabe dizer se foi reportado alguma coisa?
Abraços
Pedro Sena Melo
Cmte Rafael
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Mensagem por Cmte Rafael »

CS-TMX escreveu:Querem ver um "compressor stall" a sério?

http://www.flightlevel350.com/public_vi ... 4&pic=1652

Impressionante não? Vejam o esforço do piloto para compensar a assimetria resultante com o rudder!
Amigos,

Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
Cmte Rafael - SBBR
"VOAR É PRECISO!"
Sandro
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Mensagem por Sandro »

Cmte Rafael escreveu:
CS-TMX escreveu:Querem ver um "compressor stall" a sério?

http://www.flightlevel350.com/public_vi ... 4&pic=1652

Impressionante não? Vejam o esforço do piloto para compensar a assimetria resultante com o rudder!
Amigos,

Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
Stoll de Compressor
Matheus
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Mensagem por Matheus »

Cmte Rafael escreveu:
CS-TMX escreveu:Querem ver um "compressor stall" a sério?

http://www.flightlevel350.com/public_vi ... 4&pic=1652

Impressionante não? Vejam o esforço do piloto para compensar a assimetria resultante com o rudder!
Amigos,

Precebi uma coisa "estranha" neste vídeo... mas vcs perceberam uma espécie de labareda que saiu do APU quando o piloto "enche a mão" na manete?
Por gentileza, me expliquem o que foi aquilo tb....
Abraços
É a luz de strobo da cauda...

Abraços

Matheus
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