Avança a recuperação do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9508
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Avança a recuperação do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Mensagem por AeroEntusiasta »

Avança a recuperação do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Concessionária Fraport atualizou a situação e informou que coopera como Mpor e a Anac para acelerar o processo

A Fraport Brasil atualizou a situação sobre a recuperação do Aeroporto Salgado Filho e informou que está cooperando com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para acelerar o processo. Diversas ações estão em andamento para que o terminal aeroportuário retome suas atividades.

No dia 3 de junho, exatamente um mês após a suspensão das operações, a Fraport iniciou a limpeza do Terminal de Passageiros, acessos viários, pista de pouso e decolagem e taxiways. A limpeza geral do Terminal está prevista para ser concluída até o dia 16 de junho, abrangendo áreas públicas do piso 1, sala de desembarque doméstico e internacional, sala de embarque remota, corredor de serviço e doca doméstica e internacional.

Após essa etapa, a limpeza das áreas técnicas, como a área de manejo de bagagens e o data center, começará. Paralelamente, prossegue a limpeza técnica de equipamentos que necessitam de desmontagem. Muitos desses equipamentos foram alagados e precisam ser removidos, desmontados, limpos e somente depois energizados para testes, evitando danos adicionais.

A pista de pouso e decolagem já foi completamente limpa, assim como as taxiways K e L. As vias de acesso em frente ao Terminal e as que ligam ao antigo Terminal 2 também foram liberadas. Apesar do avanço no processo de limpeza, ainda há muitas áreas a serem tratadas, incluindo outras taxiways e os Pátios 1, 2, 3 e 4.

O fornecimento de energia ainda não foi restabelecido no sítio aeroportuário. As subestações de energia, que recebem a energia da rede e a distribuem, precisarão ser reconstruídas. Atualmente, o Terminal de Passageiros está operando com geradores.

Na semana do dia 3 de junho, começaram as extrações de amostras de solo e asfalto da PPD. Mais amostras estão sendo enviadas para análise em um segundo laboratório nesta semana (10 de junho). “O objetivo é trabalharmos com três ou quatro laboratórios simultaneamente, para termos a melhor análise e reduzir ao máximo o tempo dos ensaios”, explicou Cássio Gonçalves, diretor de Infraestrutura & Manutenção da Fraport Brasil.

Outros testes na pista devem ocorrer nos próximos dias. Entre eles, estão os ensaios não destrutivos, que incluem um escaneamento completo da pista por meio de um laser e o HWD (Heavy Weight Deflectometer, ou Deflectômetro de Impacto Pesado), que mede a condição estrutural da pista. Os resultados desses testes são esperados para meados de julho, quando será possível determinar os impactos sofridos e definir os próximos passos.

Diversas informações divulgadas nas últimas semanas especularam sobre prazos para a reabertura do aeroporto. Entretanto, a Fraport Brasil reitera que segue as disposições da portaria emitida pela Anac, que define que as operações do Aeroporto de Porto Alegre estão suspensas por tempo indeterminado. A empresa só poderá prever a reabertura após o resultado dos diagnósticos, considerando que as análises em andamento são fundamentais para garantir um retorno seguro aos passageiros, aeroviários e à comunidade aeroportuária.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3 ... MTZieXRlcw
Responder