Governo mexicano compra a marca Mexicana Airlines por 40 milhões de euros

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1667
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Governo mexicano compra a marca Mexicana Airlines por 40 milhões de euros

Mensagem por Electra »

Governo mexicano compra a marca Mexicana Airlines por 40 milhões de euros

O governo mexicano anunciou a aquisição da marca Mexicana de Aviación por 817 milhões de pesos, cerca de 40 milhões de euros, mais de doze anos depois de a companhia aérea ter deixado de voar. O objectivo é retomar os voos sob o comando do Ministério da Defesa.
Agora o governo está a adquirir a marca e as antigas instalações da companhia aérea, de acordo com o líder da Associação de Reformados, Trabalhadores e Antigos Trabalhadores da Aviación Mexicana (AJTEAM), Fausto Guerrero, em declarações ao jornal mexicano ‘La Jornada’.
O acordo foi alcançado na sexta-feira à tarde numa reunião na sede do Ministério do Trabalho e Segurança Social (STPS) em que participaram as organizações sindicais e as autoridades laborais, bem como o administrador da falência.
«O Mexicana voltará finalmente a voar, gerido pelo Sedena – Ministério da Defesa. Aceitámos a oferta do presidente (Andrés Manuel López Obrador) para todo o pacote: para a marca, um centro de formação e dois edifícios, um em Guadalajara e o outro na Cidade do México. A oferta foi por quase 817 milhões de pesos», disse Guerrero.
O montante da transacção «é considerado como parte da liquidação dos antigos trabalhadores, que eram originalmente 8.500 trabalhadores e 650 reformados». «O acordo ascende a cerca de 9 mil milhões de pesos. Evidentemente, dado o facto de não haver activos suficientes para cobrir a dívida, estes 817 milhões serão distribuídos entre os antigos empregados», disse ele.
Guerrero expressou a sua alegria pelo facto de que «o Mexicana voltará a voar com o seu próprio nome e permanecerá em mãos mexicanas». O plano do presidente é iniciar as operações talvez em Dezembro de 2023. Com este processo, o Mexicana está destinado a voar novamente», disse ele.
O último voo do Mexicana partiu do Aeroporto Internacional da Cidade do México para Toronto, Canadá, a 28 de Agosto de 2010.

Fonte: (EUROPA PRESS)

Fonte: News360 - https://www.news360.es/brasil/2023/01/0 ... -de-euros/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1667
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Governo mexicano compra a marca Mexicana Airlines por 40 milhões de euros

Mensagem por Electra »

Primeiro Boeing 737-800 da Mexicana de Aviación surge dias antes de estreia

Aeronave foi transferida da Força Aérea do México para formar frota inicial da transportadora estatal. Voos devem começar em 26 de dezembro.

O governo do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador corre contra o tempo para colocar a nova Mexicana de Aviación em operação a partir do dia 26 de dezembro.
A companhia aérea estatal, renascida do espólio da antiga empresa falida em 2010, contará com uma frota inicial de três Boeing 737 cedidos pela Força Aérea Mexicana.
O primeiro deles, um 737-800 com a matrícula XA-ASM, foi visto no último final de semana em voo após deixar o MRO Latinoamérica, onde recebeu sua pintura.
A Mexicana de Aviación é uma inicitiva do governo de esquerda para tentar oferecer voos mais acessíveis para a população do país. O governo adquiriu a massa falida da empresa aérea, incluindo os direitos de marca, e alguns equipamentos e instalações.
Os planos, no entanto, têm sido mudados com frequência. Inicialmente, o governo lançou a transportadora em agosto pretendendo iniciar voos em setembro com uma frota de dez Boeing 737-800 alugados.
Não houve tempo para celebrar um acordo, e a Mexicana decidiu emprestar um jato ERJ 145 da empresa TAR para antecipar o Certificado de Operador Aéreo (AOC).
Foi então que o governo lançou mão de “doar” três Boeing 737 da Força Aérea (dois 737-800 e um 737-300) para formar a base da frota.
O 737-800 XA-ASM deverá ser usado para obter o AOC a tempo de lançar os primeiros voos na semana que vem.

Fonte: Airway - https://www.airway.com.br/primeiro-boei ... e-estreia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Responder