Aeronaves usadas foram oferecidas à FAB. F-16A, Kfir C-10, etc. Nada serviu. Baixaram o pau no Kfir. Pois bem Ao lêr a revista Aeromagazine, récem adquirida, quase caio pra trás Leio a notícia de que a FAB comprou Impalas Eis a notícia, na íntegra: A FAB comprou um lote de 11 jatos Atlas Impala da Força Aérea Sul-
Africana. São nove modelos MKI (biposto) e dois MKII (monoposto). Os Impala MK I e MK II são praticamente idênticos aos jatos Xavante EMB-326G (ou AT-26) usados pela FAB. O motivo da vinda ds aviões sul-afri-
canos não está claro. Originalmente os Xavante seriam substituídos pelos ALX Super Tucano, também da Embraer. Mas, como o programa do novo avião sofreu atrasos e os militares não estão convencidos de que o turboélice cumprirá algumas das missões com a mesma eficiência dos jatos, especula-se que os Impala terão uma longa sobrevida na FAB. Os Xavante deverão ser desativados em breve.
Bah Isto é dose pra mamute zebrado Deixam de comprar Kfir para comprar Impala...
Alguns Impala têm dois canhões de 20mm nas raízes das asas. Aposto que não serão estes a virem para o Brasil. Deus meu Estamos falando em míssil VBR, datalink, hotas, HUD, HDD, criptografia. E os caras me vêm com Impala
Depois eu volto.
Vou fazer umas pesquisas, para embasar o que irei escrever. Só faltam alguns detalhes.
Um abraço e até mais...
Ao saber disso fiquei pasmo justamente por estes aspéctos que vc citou acima. Estamos evoluindo, trazendo tecnologias para a FAB e nisso os caras resolvem trazer os Impalas?? Estranho ... pra mim isso não passa de mera especulação já que sempre foi uma incógnita esta saída do AT26 para a entrada do AT29. Tudo bem que o real motivo sempre alegado, para a substituição, era para que os jovens caçadores acostumassem com o que encontrariam no F-5BR e no "FX"
E outra, Aeromagazine pra mim só tem crédito em aviação comercial.
É ver pra crêr ... ou melhor, lamentar.
Lembrando que este boato rola desde julho de 2004
Era muito melhor terem feito um programa de fabricação de umas 10 células de A-1 ( amx T) para o esquadrão pacau. No momento que fossem feitas as modernizações do amx já poderiam incluir um ultimo lote da a-1 para substituir os xavantes. teriamos 4 esquadrões de a-1 o que facilitaria a manutenção padronizada nas bases e nos parques de material aeronautico.
Talvez estes Impala sejam para ter um avião de alta performance até que todos os esquadrões de AT-29 estejam completos, visto que , pelo andar da carruagem, isto vai demorar bem mais que o planejado, ou seja o 1°/4° ficaria com os jatos até seus últimos estertores visto que a vida útil desses Impala deve ser curta tbém. Isto é um mero exercício especulativo.