COVID-19

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

KC-390 Millennium e C-105 Amazonas realizam Transporte Aéreo Logístico

Imagem

Foram transportados para Manaus (AM) e Fortaleza (CE) materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia Faria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04). O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 - Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 - Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância. Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal. A missão interministerial, coordenada pelo COMAE junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19.

Missão do KC-390 Millennium

Na manhã desta sexta-feira (10/04), o KC-390 Millennium decolou de Anápolis (GO) e seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde realizou o carregamento do material de saúde, seguindo para Manaus (AM).

Os tripulantes do avião multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave.

A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Tenente-Coronel Rosieny Santos Batalha, comenta a importância de receber os materiais e equipamentos neste momento. “Aqui no Estado, o crescimento da COVID-19 é substancial e essa carga que recebemos vai aumentar a capacidade de internação do nosso hospital”, garante.

Esquadrão Zeus

Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), o KC-390 Millennium realiza, a partir deste mês, voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Em aproveitamento de missão, as aeronaves poderão fazer transporte de cargas.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a previsão é de que a capacitação ocorra até junho. “Em março, terminamos a fase básica do treinamento dos nossos pilotos, que eram os voos locais, e começamos agora os voos de Transporte Aéreo Logístico. Nesses voos em rota, estamos treinando pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas”, esclarece.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Silva Fortes, a tarefa de sair da fase básica de formação dos tripulantes e iniciar os voos em rota foi muito estudada. “Estamos em coordenação estreita com o COMPREP e com o COMAE para poder viabilizar, tanto o treinamento dos pilotos, quanto o transporte de material e pessoal em proveito desses voos de instrução com o KC-390”, afirmou.

O Mecânico de Voo, Sargento Cleber Pereira dos Santos Junior, também participa desta fase do treinamento. “O mecânico tem a responsabilidade de realizar toda preparação da aeronave e entregar o avião pronto para os pilotos, bem como acompanhar o funcionamento dos sistemas durante o voo”, esclarece.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo , em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

Atuação do C-105 Amazonas

Os 30 respiradores hospitalares destinados à Fortaleza (CE) chegaram à Base Aérea de São Paulo (BASP) por volta das 12h de hoje. A aeronave C-105 utilizada no transporte, é operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) – Esquadrão Onça, sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS). O Comandante da missão, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, disse que esta é mais uma missão da FAB no combate à COVID-19. “É com muita satisfação que realizamos essa missão de Transporte Aéreo Logístico, possibilitando que mais brasileiros possam receber os cuidados necessários”, comentou.

Para o Mestre de Cargas da aeronave, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, este é mais um momento em que o Brasil precisa da Força Aérea para o transporte de materiais e equipamentos. “É muito importante poder contribuir com o transporte dessa carga e colaborar no esforço de combate à pandemia”, considera.

Clique aqui para ver o vídeo da matéria: https://youtu.be/p19txKsgZuw

Fotos: Capitão Oliveira Lima, Tenente Cristiane, Sargento Poleto e Soldado A. Soares /CECOMSAER
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

LATAM Cargo Brasil reforça operações em diversos estados para transporte de itens essenciais

Serão 20 aeronaves de passageiros transportando exclusivamente cargas para Norte e Nordeste do Brasil

São Paulo, 14 de abril de 2020 - A LATAM Cargo Brasil continua intensificando suas operações em diversas frentes, com o objetivo de transportar itens essenciais de saúde no combate ao Coronavírus (COVID-19). Nesta semana, a companhia adicionou uma outra ação, reforçando o transporte desses itens a diferentes regiões do Brasil, focando em cidades como Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Porto Alegre e Brasília.

Ao todo estão sendo transportadas aproximadamente 240 toneladas de diferentes cargas, inclusive fármacos, e outros equipamentos de proteção individual. Todo o transporte está sendo realizado em aeronaves de passageiros com alta capacidade para o transporte exclusivo de cargas. Serão 20 voos no modelo Boeing 767 realizando o transporte, além de voos diários que já ocorrem nas demais rotas.

Esta nova ação da LATAM Cargo Brasil em diversas regiões do Nordeste e Norte do País se soma à já consolidada parceria com a ONG Amigos do Bem, que já transportou mais de duas toneladas de remédios, termômetros e lençóis a diversos hospitais do sertão nordestino.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

Azul transporta duas toneladas de equipamentos médicos para o Maranhão

Ventiladores e respiradores serão utilizados para tratar casos graves de pacientes com COVID-19 no estado

São Paulo, 15 de abril de 2020 – Em mais uma iniciativa de apoio no combate ao COVID-19, a Azul fretou um voo para o governo do Maranhão e transportou quase duas toneladas de equipamentos médicos. Eles serão utilizados no tratamento de pacientes mais graves da COVID-19 no Estado.

No total, foram levados 107 itens, incluindo principalmente respiradores. Para essa missão, a Azul utilizou a aeronave modelo ATR 72-600, em sua versão cargueira (quick change), ideal para o volume transportado nesta operação. O voo saiu do aeroporto de Viracopos (VCP) para o aeroporto de Guarulhos (GRU), onde a carga, oriunda da China, foi coletada e, de lá, seguiu para o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).

“Colocamos à disposição do Maranhão toda a nossa expertise no transporte de cargas, trâmites aduaneiros e em logísticas customizadas e encontramos uma forma de, em meio a esse momento de desafios para a saúde do país, contribuir com o envio de equipamentos essenciais para o tratamento de pessoas que contraíram a doença. Temos certeza de que a chegada desse material vai trazer mais esperança para o povo maranhense na luta contra a pandemia do coronavírus”, destaca Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Missões humanitárias

No mês passado, a Azul colocou à disposição, gratuitamente, o maior avião de sua frota, o Airbus A330, para levar suprimentos e leitos da ONG EDS - Expedicionários da Saúde - de Manaus (AM) para a montagem de um hospital móvel para pacientes em tratamento de coronavírus, no campus da Unicamp, em Campinas (SP). Além disso, a companhia passou a oferecer passagens aéreas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas que precisarem viajar para trabalhar no combate à doença. Os profissionais utilizam os assentos disponíveis em voos da companhia pagando apenas a taxa de embarque.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

LATAM CARGO INTENSIFICA TRANSPORTE DE INSUMOS MÉDICOS PARA COMBATE A COVID19

Um Boeing 767 pousou no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, Rondônia

A companhia continua intensificando suas operações em diversos destinos com o objetivo de abastecer todo país

São Paulo, 18 de abril de 2020 - A LATAM Cargo Brasil realizou neste sábado (18) o primeiro voo cargueiro saindo de São Paulo/Guarulhos com destino a Porto Velho, capital do estado de Rondônia. O voo operado por um Boeing 767, partiu de São Paulo/Guarulhos às 13h58 e pousou no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, às 16h35*. Neste voo inaugural a aeronave transportou itens de mercado, fármacos e testes para Covid-19.

Dentro do Brasil a empresa também segue contribuindo para o abastecimento dos estados com itens essenciais para o combate à COVID-19. Desde 15 de março, têm sido realizados mais de 100 voos para o transporte de cerca de 500 toneladas de materiais, como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.

A LATAM Cargo Brasil mantém todas as suas operações cargueiras no mercado doméstico brasileiro. Além disso, a companhia está adotando medidas para ampliar sua capacidade de cargas nos próximos meses, como a utilização de aeronaves de maior porte para destinos estratégicos no país e o transporte de cargas a bordo em aeronaves de passageiros adaptadas. Nesta modalidade, novidade do setor no país, as cargas podem ser acomodadas sob os assentos, no compartimento de bagagem de mão ou até mesmo nas poltronas, que são devidamente protegidas.

*Hora local
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

NOTA FLYBONDI

COVID-19

Flybondi estende a suspensão de suas

operações até 28 de maio

Buenos Aires, 21 de abril de 2020. Em virtude das medidas sanitárias em vigor na
Argentina para conter o avance da COVID-19, e somando à falta de previsibilidade para o
reinício das atividades no setor aéreo, a Flybondi, irá estender a suspensão de toda a sua
operação até o dia 28 de maio de 2020, inclusive.

A suspensão se estende a toda a operação, uma vez que a restrição total à voos
domésticos e o fechamento de fronteiras para voos internacionais se aplicam no país.
Embora esteja sujeita à modificação dessas condições, a companhia aérea planeja
reativar sua operação em 29 de maio de 2020 e os bilhetes podem ser adquiridos através
de seus canais de vendas habituais.

Os passageiros que tiverem bilhetes para voar durante as datas da suspensão receberão
um voucher pelo valor pago. O mesmo, será enviado nos próximos 15 dias, é transferível e
pode ser usado para viajar até 20 de abril de 2021 para qualquer destino para o qual a
companhia aérea voe.

A Flybondi mantém seu compromisso com a conectividade do país e da região e está
comprometida em ter um papel ativo e responsável nas ações que colaboram na
cessação da disseminação do COVID-19. Por esse motivo, desde o início da suspensão dos
voos, a empresa trabalha para adaptar todas as suas operações, processos e infraestrutura
às futuras e possíveis condições sanitárias do transporte de passageiros, necessárias
quando a atividade for reativada.

Vamos cuidar um dos outros!

A Flybondi é a companhia aérea argentina com o melhor nível de ocupação do país nos últimos
meses e atualmente possui 24 rotas (18 domésticas e 6 internacionais), através das quais liga 20
destinos. Já transportou mais de 2,7 milhões de passageiros, dos quais 540.000 voaram pela
primeira vez de avião. Possui 9% da participação total do mercado nacional e 15% em média nas
rotas em que opera.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

LATAM Brasil week of 19APR20 operations

Posted 21 April 2020 11:00

LATAM Airlines Brasil since mid-March 2020 gradually reduced operation, while schedule listing fully reflects the airline’s service reduction. Based on 19APR20 OAG schedules listing, the airline schedules 230 weekly flights, for the week of 19APR20.

The airline’s interim schedule currently updated until 30APR20 inclusive.

Brasilia – Boa Vista 1 weekly
Brasilia – Macapa 1 weekly
Brasilia – Maraba 1 weekly
Brasilia – Porto Velho 1 weekly
Brasilia – Rio Branco 1 weekly
Brasilia – Rio de Janeiro Santos Dumont 1 weekly
Brasilia – Salvador da Bahia 1 weekly
Brasilia – Santarem 1 weekly
Brasilia – Sao Paulo Congonhas 2 weekly
Brasilia – Sao Paulo Guarulhos 3 weekly
Sao Paulo Congonhas - Rio de Janeiro Santos Dumont 2 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Aracaju 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Belem 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Belo Horizonte 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Campo Grande 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Cuiaba 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Curitiba 8 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Florianopolis 4 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Fortaleza 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Foz do Iguacu 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Goiania 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Ilheus 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Imperatriz 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Joao Pessoa 3 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Maceio 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Manaus 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Natal 5 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Palmas 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Porto Alegre 10 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Porto Seguro 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Recife 5 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Rio de Janeiro Santos Dumont 12 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Salvador da Bahia 6 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Sao Luiz 5 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Teresina 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Uberlandia 1 weekly
Sao Paulo Guarulhos – Vitoria 4 weekly
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

Virgin Atlantic cancela lançamento da rota entre São Paulo e Londres

A Virgin Atlantic, companhia aérea Britânica, anunciou hoje que não lançará mais o voo entre São Paulo e Londres - Heathrow.

Em resposta à rápida aceleração e ao severo impacto do Covid-19, a Virgin Atlantic está revisando continuamente sua malha aérea com o intuito de ter uma frota com mais eficiência. Como resultado, a companhia aérea tomou a difícil decisão de cancelar o lançamento da rota de Londres - Heathrow para São Paulo, que deveria ser lançada em 6 de outubro de 2020.

Um porta-voz da Virgin Atlantic disse: “Cancelar uma rota nunca é uma decisão fácil, e gostaríamos de agradecer aos nossos clientes, nossos parceiros comerciais e de mídia e, acima de tudo, nossa equipe em São Paulo por trabalhar tanto para nos apoiar nos últimos meses. São Paulo é uma cidade fantástica e estamos extremamente desapontados por não estarmos mais lançando o voo neste momento.”

Os clientes que reservaram voos direto no site da Virgin Atlantic devem ligar para 0800 728-1433 ou acessar o site www.virginatlantic.com para opções de remarcação ou reembolso. Reservas feitas através de agências deverão ser tratadas diretamente com as agências de viagens.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7474
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: COVID-19

Mensagem por FCM »

Temos visto vários voos de repatriação sendo realizados pelo Mundo com rotas um tanto incomuns. Por exemplo, voos recentes do Airbus A350-900 PR-XTM da LATAM:

30/04/2020 voo 9520 São Paulo/GRU - Bogotá/BOG
01/05/2020 voo 9521 Bogotá/BOG - San Pedro Sula/SAP - Londres/LHR!

Na página HN - Spotters News do facebook há vídeos e fotos do A350 em Honduras e também a seguinte informação: Our second flight with 23 British people and 10 from other countries have just boarded a plane in Honduras headed to London joining 252 people that had boarded the plane in Bogota.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

Chegam ao Brasil 133 respiradores trazidos pela Azul Cargo Express

Voo inédito da unidade de cargas da companhia decolou de Campinas na semana passada e pousou hoje em Guarulhos (SP); carregamento de equipamentos vai ajudar o país na luta contra o coronavírus

São Paulo, 26 de maio de 2020 – Pousou agora à tarde no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o voo da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, trazendo da China 133 respiradores. A operação, complexa e inédita na história da companhia, foi cumprida por um Airbus A330-900neo, a maior e mais moderna aeronave da frota da companhia, em duas etapas: a primeira, partindo de Pequim, na China, com destino à Amsterdã, na Holanda; e, depois, da capital holandesa até o Aeroporto Internacional de São Paulo.

“Estamos muito orgulhos de concluir com o sucesso essa operação, que trouxe esses equipamentos tão vitais para o nosso país. Aproveito para agradecer o apoio do Itamaraty, da Anac, e a confiança da DUX, nosso Cliente. Essa pandemia tem trazido alguns desafios importantes para o nosso segmento cargueiro, e o nosso primeiro voo para a China para trazer uma carga tão essencial é a prova disso”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Para essa operação, foi fundamental o apoio logístico da Dux Forwarding. “Temos trabalhado muito forte nestas últimas semanas, viabilizando diversos carregamentos 'charters' com equipamentos para abastecer hospitais em todo o Brasil. Temos uma sinergia muito boa com a Azul em várias frentes logísticas e, nesta parceria, a missão beneficiará milhares de pessoas, o que é muito gratificante para nós e nos enchem de esperança e ânimo para enfrentar o mundo pós-pandemia”, diz Raphael Rossi, CEO da Dux Forwarding.

Os equipamentos vão ajudar o sistema público de saúde do país no combate à pandemia do novo coronavírus. “Estes respiradores são decisivos no processo de ampliação de leitos e no tratamento de pacientes graves de COVID-19. O Governo do Estado de São Paulo agiu rapidamente e adquiriu equipamento em tempo hábil para a assistência da população do Estado de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Além de Pequim, um segundo voo deve ser realizado nesta semana para a China. Nele, a empresa irá trazer 1,6 milhão de testes rápidos para Covid-19.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9680
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: COVID-19

Mensagem por AeroEntusiasta »

Em uma live no Canal ASA, o jornalista argentino Rafael Lifa informou que os voos domésticos para províncias sem reporte de Covid-19, começam no meio de julho. Demais voos domésticos e internacionais em setembro. Finalmente informou que o Aeroparque ficará fechado até dezembro com instalação CAT III !
Responder