Avião da Embraer é o jato executivo mais usado no Brasil e custa US$ 4,5 mi
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O Phenom 100, feito pela Embraer, é o jato executivo mais usado no Brasil atualmente. Segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) feito a pedido do UOL, o modelo da Embraer tem 86 unidades registradas no país. Seu preço é US$ 4,5 milhões.
O jato da Embraer tem 56% mais unidades do que o segundo colocado, o modelo Cessna CJ1 (com 55 aviões em operação no país). Outro jato da Embraer completa o pódio dos modelos mais usados no Brasil: o modelo Phenom 300 conta com 47 unidades.
Apesar de o Phenom 100 ser o mais usado no Brasil, o jato mais vendido pela Embraer em todo o mundo é o Phenom 300. A maioria das entregas, no entanto, acontece para clientes estrangeiros. Nos nove primeiros meses deste ano, a Embraer entregou 35 aviões do modelo Phenom 300 e apenas sete Phenom 100.
Veja o ranking dos jatos executivos mais usados no Brasil:
Phenom 100: 86 unidades
Cessna CJ1: 55 unidades
Phenom 300: 47 unidades
Cessna CJ2: 23 unidades
Cessna CJ3: 18 unidades
Embraer Legacy 600: 17 unidades
Cessna Citation Sovereign: 14 unidades
Dassault Falcon 7X: 11 unidades
Bombardier Challenger 300/350: 10 unidades
Bombardier Global 6000: 10 unidades
Campeão em popularidade custa US$ 4,5 milhões
Jato executivo Phenom 100 tem capacidade de quatro a sete passageiros
O Phenom 100 realizou seu primeiro voo em 2007. Com preço-base de US$ 4,5 milhões (R$ 18 milhões) e capacidade entre quatro e sete passageiros, o jatinho é voltado para voos de curta e média distância. O alcance máximo é de 2.182 quilômetros. Decolando de São Paulo, o jato é capaz de fazer voos diretos para Recife (PE) ou Buenos Aires (Argentina).
A cabine de passageiros do Phenom 100 é relativamente apertada: 3,35 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,5 m de altura. Porém, o jato conta com um interior sofisticado. Segundo a Embraer, são 11 opções de designs de interior. Um dos projetos foi criado em parceria com a montadora alemã BMW.
Em 2016, o modelo recebeu alterações no projeto, incluindo novos motores que melhoram o desempenho do jatinho em aeroportos de regiões de altitude elevada. A nova versão ganhou a designação Phenom 100EV.
"O Phenom 100 EV é a evolução da aeronave mais espaçosa de sua classe, com melhorias no interior, como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB", afirma a Embraer.
Ficha técnica:
Tripulação mínima: 1 piloto
Capacidade: 4 a 7 passageiros
Envergadura: 12,30 metros
Comprimento: 12,82 metros
Motores: 2 x Pratt&Whitney Canada PW617F1-E
Velocidade máxima de cruzeiro: 752 km/h
Alcance máximo: 2.182 km
Período de produção: Desde 2007
Fonte: Vinícius Casagrande para UOL via CECOMSAER 3 nov 2019