BNDES pode abrir o cofre para evitar colapso da Varig

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

BNDES pode abrir o cofre para evitar colapso da Varig

Mensagem por MARR »

Quarta, 13 de Abril de 2005, 17h15
Fonte: INVERTIA






O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá socorrer a Varig e evitar que a empresa, em grave crise financeira, paralise suas atividades.

A informação foi dada nesta quarta-feira pelo ministro da Defesa, José Alencar, que disse ter entrado em contato pessoalmente com o presidente do BNDES, Guido Mantega.

Durante reunião com parlamentares, funcionários da empresa aérea e representantes da Fundação Ruben Berta, controladora da Varig, Alencar pediu aporte de capital para evitar o colapso da empresa.

As negociações continuam na próxima semana, em uma reunião de técnicos do BNDES com representantes da Fundação Ruben Berta, que irão apresentar um projeto de recuperação da empresa ao banco.

O Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul - foi lembrado como um dos possíveis gestores da companhia.

A participação do BNDES foi um dos pedidos encaminhados pela Comissão de Representação Externa da Varig da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul ao presidente José Alencar. Um documento, assinado pelo coordenador da Comissão, deputado estadual Vieira da Cunha (PDT), e pelo deputado estadual Manoel Maria (PTB), membro da Comissão, também pedia a realização de um encontro de contas entre a empresa e a União.

Além disso, a Comissão reivindica um alongamento do perfil da dívida da empresa, para que o pagamento seja realizado sem prejuízos ao bom andamento de suas operações.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Parlamentares pedem empréstimo para Varig
Jornal de Brasília - 13/04/2005
Parlamentares do Rio Grande do Sul se reuniram ontem com o ministro da Defesa e presidente interino da República, José Alencar, para tratar da crise financeira da Varig. No encontro, o grupo apresentou para Alencar três propostas de recuperação para a Varig. Uma delas prevê a concessão de um empréstimo de US$ 300 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A possibilidade de liberação desse aporte voltará a ser negociada na próxima semana entre representantes do BNDES e da Fundação Ruben Berta – controladora da Varig. Funcionários da Varig e parlamentares gaúchos também devem participar do encontro.

As outras duas propostas prevêem o alongamento do perfil da dívida da empresa aérea – com carência de três anos – e um encontro de contas entre a União e a Varig. A companhia ganhou na Justiça o direito ao recebimento de uma indenização de R$ 3 bilhões da União por prejuízos sofridos no período de congelamento tarifário. Esse crédito seria abatido das dívidas da Varig com a União e estatais.

Para conseguir esse aporte de US$ 300 milhões no BNDES, a Fundação Ruben Berta se comprometeria a abrir mão de seu controle acionário no capital da Varig. Esse controle poderia ser transferido para um banco – os parlamentares defendem que seja o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

o banco é privatizado ou vai virar cabide do governo do rs?
Le
PC
PC
Mensagens: 190
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 12:35

Mensagem por Le »

Se esta é a solução encontrada, é melhor estatizar todo o setor aéreo e acabar de vez com a concorrência de mercado para o setor.
:o
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Que mal eu pergunte !!! Se existem propostas de investidores, por que a mesma não pode ser vendida ???? :roll:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Se a Embraer foi salva com coisa parecida... pq a Varig também não poderia?
carlos oliveira
PC
PC
Mensagens: 197
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38

Mensagem por carlos oliveira »

nitzsche escreveu:Se a Embraer foi salva com coisa parecida... pq a Varig também não poderia?
Ôpa meu amigão, voce está dizendo o que não tem noção, quer dizer que assim como a Embraer, a Varig vai trazer milhões de dólares para o Brasil ????? Então a vasp também tem o mesmo direito, pois lá também tem gente que depende da aviação, ficou fácil demais, tiraram a vasp de cena e agora só a varig está debaixo dos holofotes e a incompetente FRB continua mamando ????? Ainda acho que a solução de mercado, assim como ocorreu na vasp seria a coisa mais correta de acontecer na varig!!!!

ACORDA :oops: , tenha bom censo , e não faça uma comparação absurda dessas para não passar vergonha no FÓRUM .
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:52
Localização: RECIFE

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos


Epa!!!!! A EMBRAER FOI PRIVATIZADA ok e naum SALVA pelo BNDES, GOVERNO FEDERAL, ou quem quer q seja, meu $$$$$$$$ e nosso tb.

Eu naum quero q a VRG quebre, mas tb naum sou a favor q usem meu $$$$$ para salva-la. :evil: :evil:

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

então que usem nosso dinheiro pra cobrir os salarios desemprego e todas as dividas que a empresa vai deixar. Duvido que o valor seja muito diferente que salvar os empregos. A Verig tras para o Brasil 1 bi por ano por conta das psgs internacionais.

Abraços.

Daniel Nitzsche
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

nitzsche escreveu:então que usem nosso dinheiro pra cobrir os salarios desemprego e todas as dividas que a empresa vai deixar. Duvido que o valor seja muito diferente que salvar os empregos. A Verig tras para o Brasil 1 bi por ano por conta das psgs internacionais.

Abraços.

Daniel Nitzsche
ual né?
agora já imaginou o que seria a varig hoje se a panair do brasil não tivesse sido fexada?
sabe, a varig sempre mamou nas tetas dos governos, quando o governo disse que a fonte secou, a coisa ficou feia...mais de 5bilhões em dividas surgiram do nada....

solução de mercado? alguma absorve os passageiros, consegue conseção para as rotas....



brasileiro é saudosista d+, não deixa morrer para ver algo novo crescer no lugar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pelo meu ponto de vista, a Varig como tantas outras empresas não souberam se adaptar a abertura de mercado. Continuou com uma administração que valia para os anos 80/90. Só que finalmente ela parece acordar, tarde eu sei, mas tem mudado muita coisa internamente, claro que de forma lenta, mas vem mudando sim. A Condor foi tirada dos alemães e passada pra Cruzeiro, Panair pra Varig... por isso todo mundo acha certo que a Varig passe pra outras?
Será que o governo, que vc diz ter ajudado tanto, não tem atrapalhado nos anos passados? Pq todas as empresas que vinham de antes faliram ou estão para falir? Quando vc vem de outra época onde não era tão rentavél assim e vem acumulando ao longo dos anos, com as trapalhadas do governo ( real, cruizeiro, cruzado e por ai vai).. obrigação de cobrir certas rotas... isso foi formando uma bola de neve, não só pra Varig (que é a que mais tem sobrevivido) mas para a TBA e a Vasp tb...
Vc imagina por um acaso quanto custa pra Varig manter seus funcionarios trabalhando dentro da lei, com salarios justos (mesmo que em atraso são os melhores do mercado.) respeitando regulamentação e outras coisas?

Poderia ficar aqui falando mal de todas elas.. da Varig tb.. mas não é justo virar as costas pra 28 mil empregos diretos e outros tantos indiretos.

Sabe, é como sua conta de telefone. Se ele quebrar são 4 dias pra alguem vir até sua casa arrumar... mas se vc não paga no outro dia já está cortado. O governo deve, e não é só pra Varig, pra Tam também. Estou falando simplesmente do Governo fazer a coisa certa e acertar as m.. que fez no passado, ai sim poderemos dizer quem é mais competente... com condições iguais a todas.

A Varig quer pagar, mas o governo da mesma forma que atrapalhou agora ajude um pouco. E se ela ficar até mais um tempo, estou certo que ela pagará boa parte de sua divida. Lembre-se que este aporte é pra pagamentos de dividas de curto prazo. Gerar folego e poder investir pra pagar as contas. Nada mais que isso.

Abraços

Daniel nitzsche
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Meu caro, o governo não pode ajudar a Varig, pois do contrário teria que ajudar a Vasp e também, acredite a Panair do Brasil, pois a mesma foi vitima de ato arbitrário da ditadura por esta não ser simpatica ao regime da epoca, já a Varig apoiou o golpe e se beneficiou das linhas, aviões e reserva de mercado de 30 anos na linhas internacionais, e ainda tem gente dizendo que o governo ( s) não ajudou a RG.


Luna
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu ainda acho que o governo tem que ajudar a todas elas... varig, panair, tba, vasp e outras tantas. E agora depois de tanto tempo criar um regulamento pro mercado. Até a telefonia tem um orgão regulador. Pq aviação seria diferente, ainda mais quando falamos de um pais do nosso tamanho. Criar condições de mercado pra todas, incluindo GOl, TAM, VARIG, OCEAN, TRIP, PANTANAL e outras tantas.

Abraços

Daniel Nitzsche
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

O que eu penso é o seguinte:

O governo deve ajudar o setor aéreo? Na minha opinião sim, pois o mesmo foi o grande responsável pela crise do setor e por isso ele deveria fazer o acerto de contas proposto pelo presidente do STJ as cias. aéreas que sofreram o calote da União e além disso reduzir essa carga tributária abusiva, que na verdade só serve para sustentar políticos.

O caso da Varig e talvez o da Vasp também, seria ambas terem novas administrações, ou seja, livres da incompetência da FRB e dos Canhedos, respectivamente, administrações essas que saibam administrar com maturidade e competência uma empresa aérea a exemplo da TAM e da GOL, que mesmo com as mazelas governamentais conseguiram fechar 2004 com lucro e agora estão sabendo aproveitar bem o crescimento da demanda no transporte aéreo.

Esse lance de vir dizer que não há espaço para várias empresas aéreas não acho essa colocação válida, pois o que deveria ser feito era incetivar cada vez mais esse meio de transporte e os incomPTentes poderiam fazê-lo com a redução da carga tributária, por exemplo. Dessa forma, o preço das passagens seria reduzido e assim mais pessoas passariam a utilizar o avião como meio de transporte em suas viagens e com mais passageiros teria espaço tanto para VARIG, TAM, GOL, BRA e outras e até mesmo para empresas que se foram, como VASP e TRANSBRASIL. É fazer tudo do jeito certo.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Estao prometendo de novo?
Quando se fala em ajuda do BNDES, lá vem o Palocci em falar de "soluçao de mercado", José Direcu dizendo que precisa estudar algo mais satisfatório e Zé Alencar dizendo que poderá dar intervenção - em outras palavras............nada com nada.

Nem o ultimo governo, nem esse tem nocoes de como lidar com a nossa aviação de uma forma INTELIGENTE e coerente.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Saudações a todos.

Gostaria de dizer que encontro de contas não é ajuda, e sim obrigação do executivo pagar o que deve. Mas aqui no Brasil o maior devedor em todos os setores é o governo.
Le
PC
PC
Mensagens: 190
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 12:35

Mensagem por Le »

É histórico e cíclico as crises do setor aéreo, que no passado, socorria sem o menor escrúpulo as empresas em dificuldade.
Os tempos são outros, o mercado do setor abriu, empresas surgiram e as instituições assim como a sociedade, estão de olho nas atitudes e soluções administrativas, que no passado, não se podia sequer COMENTAR, muito menos, ARGUIR qualquer destes governantes do período DITATORIAL no país.
A história é clara, pra quem quiser ler, já passei este tipo de informação em outros tópicos semelhantes, se possível analisem bem a história de nossa aviação comercial ( BREVE HISTÓRIA da AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA ), é um livro que aborda todos os fatos de nossa aviação, apresentando documentos, entrevistas ( com personas da época ) e todo um apanhado histórico, no qual verão que o ciclo se repete!
É importante lembrar que nenhum de nós trabalhadores, funcionários e a sociedade num modo geral, está disposta a arcar com mais este ônus que já se arrasta há anos.
Salvar uma empresa, que está no setor com um PASSIVO superior a R$6,5 bi, que ainda assim, paga os melhores salários, mantendo sua tradição de serviço aéreo, que ainda traz para o Brasil aeronaves de grande porte (777, 747, etc..), mesmo com o intuito de melhorar sua operacionalidade, não justifica o uso dos recursos públicos.
A sociedade não irá aceitar uma "injeção" de dinheiro público com "alongamento" da dívida .
Se assim for, deveríamos também assistir ao governo, salvar milhares de empresas que fecharam no Brasil.
A desculpa de "setor estratégico", não poderia ser usada de forma tão discutível como no caso da Varig.

Basta olhar para o "retrato de nosso país":

_ A educação tem déficit alarmantes, faltam escolas, professores e profissionais da educação qualificado e atualizado

_ O setor de SAÚDE, encontra-se num verdadeiro caos, no Rio de Janeiro por exemplo foram necessário as FORÇAS ARMADAS, montar estrutura de atendimento em praças e campos.

Quiz citar apenas os exemplos acima sem entrar nos detalhes, que já é de conhecimento de todos nós brasileiros.

Estes acima, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, BEM ESTAR SOCIAL, JUSTIÇA, etc...

Estes são os verdadeiros setores estratégicos que não poderemos abrir mão,
sob pena de deixarmos as nossas futuras gerações, condenadas a viver sempre numa sociedade injusta!

Por isto não reclamarei se o governo ou qualquer outro, venha a utilizar os recursos dos impostos que se pagam neste país (que não é pouco) para atender a estes VERDADEIROS setores ESTRATÉGICOS, que inclusive, são PRECEITOS CONSTITUCIONAIS !

Por fim, o mercado doméstico, por enquanto não possui demanda para quatro grandes empresas; a Vasp fechou, a Varig com esta dívida é uma cia inviável e se por acaso ocorrer uma solução de mercado, certamente a lacuna deixada pela Varig, será ocupada na expansão das outras empresas; que necessitarão da mão de obra qualificada .

Já existem inclusive, ex - tripulantes da Vasp voando na TAM e na GOL.
O problema é que muitos funcionários da Varig, a vê como de fato é, uma instituição que possui inúmeros benefícios que em muitas empresas não são concedidos.

Ninguém quer largar uma FUNDAÇÃO, que em seu estatuto possui as garantias de benefícios e bem estar social extensiva à todos os seus funcionários e dependentes; na qual está há anos.

De certo, estes terão oportunidades nas outras empresas já estabelecidas e nas que irão abrir, pois são profissionais competentes e experientes e o mercado vai aproveitar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa noite,
Me criticam às vezes por me deter em erros de portugues> mas como já disse, às vezes não dá para aguentar: um tal de carlos oliveira, sugere que outro tenha bom censo. carlos, censo é aquilo que o IBGE faz. O que voce quer dizer é senso, de sensibilidade. O outra fala que a panair foi fexada. Esta não tem explicação. E o filósofo, diz que a varig trás divisas por causa das passagens aéreas. Ë verdade, ela TRAZ, de trazer pois trás é a parte de trás, o que vem atrás.
É lamentável que pessoas que querem palpitar algumas vezes corretas outras vezes em nome do absurdo tenham um conhecimento granítico de nossa língua. As coisas começam mal por aí, falta de cultura, que leva à falta de conhecimento, que leva à falta de competência, que leva à falta de cultura e etc..
Sds
Responder