O Primeiro Vôo

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

O Primeiro Vôo

Mensagem por SBLO »

Prezados Colegas:

Essa é para as "enciclopédias" do fórum, como o Constellation, Cursio, Afonso...

Gostaria de saber a data do primeiro vôo dos principais jatos comercias em operação atualmente.

Pra mim, essa questão é um pouco complicada, em razão dos poucos conhecimentos que tenho em história da aviação, mas para vocês, com certeza, será bem fácil!!!! :D

Abraço
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Mensagem por PB26 »

Caro SBLO

Não sou o Constellation, Cursio ou Afonso, que são verdadeira enciclopédias ambulantes de aviação...rs... mas acho que posso ajudar e se algo tiver errado, só avisar:

1949 Comet I
1954 Boeing 347
1955 Caravelle I
1959 Douglas DC 8
1963 Boeing 727-100
1963 BAC One-Eleven
1967 Boeing 737-100
1969 Boeing 747-100
1969 Concorde
1969 Tupolev TU164 Concordski
1970 Douglas DC 10
1970 Lockheed L1011 Tristar
1972 Airbus A300-200
1982 Boeing 767-200
1983 Airbus A310-200
1983 Boeing 747-300
1983 Boeing 757-200
1984 Boeing 737-300
1986 Boeing 767-300
1988 Boeing 747-400
1990 Douglas MD 11
1993 Airbus A340-200
1994 Airbus A330-300
1994 Airbus A340-300
1994 Boeing 777-200
1995 Airbus A319-100
1995 Embraer ERJ 145
1996 Airbus A321-100
1997 Boeing 737-700
1998 Airbus A330-200
1998 Embraer ERJ 135
2002 Airbus A340-600
2002 Embraer 170
2004 Airbus A340-500
2006 Airbus A380-800

É o que lembre, mas tem alguns que talvez estejam errados

Abraços!
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Acredito que foi respondido.Com louvor.

Ref a enciclopédia:Menos pessoal, menoss :lol:
_________________
Imagem
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos do Fórum.

Carissimo SBLO e demais.

Primeiros vôos.

É sempre prazeroso compartilhar com os companheiros assuntos pertinentes a aviação, apesar de cansativo nos traz satisfação em fazê-lo. Abaixo segue parte de um trabalho feito com muito carinho e dedicação. Poderá haver algumas distorções visto que para a execução do mesmo tive que consultar livros e revistas antigas, algumas das quais já não existem, bem como a ajuda da Net. Outro detalhe são as variantes, são vários tipos de aviões e modelos do tipo 737/100, 200, 300, 400, 500, e por aí vai. Espero que atenda em parte a sua solicitação, e vou continuar a fazer, com os demais tipos de aeronaves.

Airbus > 300.
1º. vôo protótipo > 28/10/72 > A 300-B1
2º. vôo protótipo > 05/02/73 > A 300-B1
3º. vôo protótipo > 28/06/73 > A 300-B2
4º. vôo protótipo > 26/12/74 > A 300-B4
1º. Entregue para CRUZEIRO do SUL > PP-CLA > em 20/06/80 > B-4
1º. Entregue para a VARIG > PP-VND > em 03/06/81 > B-4
1º. Entregue a VASP > PP-SNL > em 05/11/82 > B-2
Airbuis > 310.
1º. Vôo 03/04/82
Os dois primeiros foram entregues a LH e SR, em 1983
A Passaredo utilizou dois A 310/300 > PP-PSD > em 19/12/97 e PSE em 26/06/98, que fora arrendado por um Pool de operadoras de turismo.
Airbus 320 >
1º. Protótipo > 22/02/87 > A 320-111
1º. Entrega para a TAM > PT-MZG e MZH > 18-02-2000
Airbus A 319 >
1º. 25/04/1996
1º. Entregue a TAM > PT-MZA > em 08/07/1999
Airbus A 321 >
Protótipo > 1º vôo 11/03/1993
1º. A 321 > entregue a TAM > 07/09/2007 > n/s 3222
Airbus 330 >
1º. Vôo protótipo > em 02/11/1992
1º. Entrega para a TAM > PT-MVA n/s 232 e PT-MVB n/s 238 em 23/11/98, chegou em 24/11/98, pousando em CGH, para apresentação, antes porém pousou em VCP, 1º. Vôo comercial em 28/11/98, JJ 848/49 > GRU/REC/FOR/REC/GRU.
Airbus A 340/500
1º. Vôo 28/03/2003 > Entregue a TAM em 14/11/07 > PT-MSL A 340/541.
=====================================================
Boeing 737/100 > 1º.Vôo 09/04/1967 > 1º entrega 10/02/68 > para a LH.
Boeing 737/200 > 1º.Vôo 08/08/1967 > 1º entrega 29/04/68 > para a UA
A primeira empresa brasileira a operar o 737/200, foi a VASP. PP-SMA chegou em 18/07/1969.
Boeing 737/300 > 1º.Vôo 07/01/1985 > 1º entrega 04/04/85 > Piedmont
Primeira empresa Sul-americana a operar o 737/300, foi a Transbrasil que recebeu em 23/06/86 o PT-TEA
Boeing 737/400 > 1º Vôo 23/08/1988 > 1º entrega GPA/Air UK em 14/10/1988. Primeira empresa Brasileira a utilizar os 400. VASP (03)
PP-SOJ > 25/04/91, PP-SOH > 24/04/91 e PP-SOI > 12/04/91.
Boeing 737/500 > 1º.Vôo 14/06/1991 > 1º. Entrega em 26/06/91 A Braathens-SAFE.
Empresas Brasileiras a utilizar os 735. RIO SUL e NORDESTE.
1º. PT-SLN > GPA/RioSul > chegou em 23-10-1992
1º. PT-MNC > Nordeste > 13/05/1995

Boeing 737/700-73G
1º. Vôo 01/04/1997 > primeira entrega em 17/12/97 >para a Southwest.
1º. A ser entregue a GOL, PR-GOA> em 19/12/2000, a VARIG e a Rio Sul, também operaram os 73G. A também um BBJ > PR-BBS
Boeing 737/800
1º. Vôo 26/02/1998 > 1º. Entrega 22/04/98 > para a Hapag-Lloyd
1º. 738 a voar no Brasil > na VARIG > PP-VSA, chegou em 10/09/2001
=====================================================
Boeing 707/720
1º. Vôo 15/07/1954 > vôo para teste, primeira entrega a Panan 30/11/1958
1º. Vôo 707/320.19/07/1959, nas cores da Panan.
1º. 707/441, entregue a VARIG. PP-VJA > em 07/06/1960
1º. 707/320, entregue a VARIG. PP-VLI > 01/09/1971
Boeing 727/100
1º. Vôo 13/08/1963 > primeira entrega em 15/11/1963, para a Eastern
1º. A voar no Brasil, PP-VLD, em 23/10/1970, veio novo
Boeing 727/200
1º. Vôo 1º. Vôo
1º. 727/200 a voar no Brasil, foi o PP-SNE, da VASP, chegou em 19/04/1977.
Boeing 747/100, 200, 300, 400 e SP.
1º.Vôo 747/100 > 10/05/69 > entregue a Panan em 11/07/1970
1º. Vôo 747/200 > 20/02/71 > entregue a Alitalia em 30/03/1971
1º. Vôo 747/300 > 03/12/84 > entregue a KE em 12/12/1985 (perdido em acidente)
1º. Vôo 747/400 > 29/04/1988 > entregue a Northwest 08/12/1989
1º. Vôo 747/SP > 04/07/1975 > entregue a Panan em 26/04/1976
1º. 747/200 a voar no Brasil > PP-VNA > 1º. 28/02/1980 entregue em 30/01/1981
Primeiro vôo comercial dia 12/02/1981
Primeiro 747/300 a voar no Brasil, PP-VOA chegou em 30/04/1988
Primeiro 747/400 a voar no Brasil, PP-VPI chegou em 31/05/91

Boeing 767/200
1º. Vôo 26/09/1981 > 1ª entrega a UA em 03/11/1982.


A primeira empresa Sul-Americana a receber os 767 foi a Transbrasil.
PT-TAA, 23/06/1983 > PT-TAB e PT-TAC em 11/07/1983
Foram entregues a VARIG em 02/07/87 > três Boeings 767/200ER PP-VNN , PP-VNO e PP-VNP

Boeing 767/300ER
.
1º. Vôo Boeing 767/300.30/01/1986 > 1º. Entrega 16/12/1986 a JAL.
1º. Boeing 767/300ER, a voar na VARIG foi o PP-VOI > chegou em
21/12/1989.(fez o vôo de teste em 09/12/89).
A Transbrasil também operou vários 763.

Boeing 757/200.

1º. Vôo 25/10/1982 > entregue a British AW em 28/03/1983
1º. 757/200 a voar no Brasil, foi o PP-VTQ da VARIG, chegou em 04/09/2004 > ex- Ibéria EC-GZY, posteriormente vieram mais três
VTR, VTS e VTT.
Atualmente a Ocean Air opera com um 757/200 > PR-ONF.
Boeing 757/300
1º. Vôo 08/01/1999 > Entregue para a Condor em 10/03/1999.

Aguarde para breve mais alguns detalhes.

Abraços

CURSIO
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Airbus A-300 da Cruzeiro a mais bela e graciosa aeronave que vi operar no Salgado Filho. De perto e de longe.
Pela maravilhosa pintura da Cruzeiro, mas também os A300 da RG e da VP sempre me davam um frio na barriga com aquelas decolagens, vistas d Free-Way.
Que tempo bom !
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Prezados amigos:

Favor corrigir o prefixo dos primeiros Boeing 727/100 da VARIG, foi postado como sendo PP-VLI, este é de um 707/320. Os prefixos exatos são: PP-VLF e VLG, ambos chegaram no mesmo dia. 10/10/1970, bem como os três primeiros 727/100 da Cruzeiro do Sul, que chegaram em 29/01/1971.

Abraços

CURSIO
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Prezados amigos:

Segue a segunda parte do tema O Primeiro vôo.

Boeing 777/200. Com varias versõe
s.

1º. Vôo em 24/04/1995 > entregue a UA em 15/05/1995 > 777/222
1º. Vôo em 26/01/1998 > entregue a UA em 20/02/1998 > 777/222ER
1º. Vôo em 04/05/1998 > entregue a Cathay Pacific em > 22/05/98 > 777/300
1º. Vôo em 24/02/2003 > protótipo entregue posteriormente a JAL em
01/07/2004 com o prefixo. JA732J > 777/300ER.
1º. Vôo em 13/06/2007 > entregue a Air Canadá em 25/06/2007 com o prefixo C-FIUA > 777/200LR.
Primeiro Boeing 777/241ER a operar no Brasil, pela VARIG
PP-VRA n/s 28689 > 1º vôo em 26/09/2001, entregue em 02/11/2001.

Airbus A 340. Com varias versões


1º. Vôo em 01/04/1992 > F-WWBA > entre em 28/02/97 para a Saudi Arabian Gvmt em 28/02/97 como HZ-124 > A 340/211
1º. Vôo protótipo n/s 001em 25/10/1991 > F-WWAI > A 340/311
1º. Vôo 2º protótipo n/s 002 em 03/02/1992 >entregue a Virgin Atlantic em
30/05/97, como G-VHOL A 340/311.
1º. Vôo em 31/07/1992 > entregue a Air France em 17/08/1993 como F-GLZA > A 340/311
1º. Vôo 1º protótipo n/s 360 > F-WWTA em 23/04/2001 A 340/642
1º. Vôo 2º protótipo n/s 371 > F-WWBT em 18/06/2001 A 340/642
1º. Vôo 3º protótipo n/s 376 > F-WWCC em 24/09/2001 A 340/642 entregue a Virgin Atlantic em 31/10/2003 com o prefixo G-VATL

Airbus A 380.

1º. Vôo protótipo nº 001 em 27/04/2005
1º. Vôo protótipo nº.003 F-WWSA em 07/05/2006, entregue a Singapore Air Lines, em 12/10/2007, com o prefixo 9V-SKA > A 380/841
.
Caravelle.

1º Vôo protótipo nº. 01 em 23/05/1953 > F-BHHH
1º. Vôo 2º protótipo nº. 02 em 19/03/1957 > F/BHHI
Diz á história que o Caravelle saiu direto da prancheta para voar, e parece que e real. O terceiro já foi direto para o operador.
Nº. 001 > F-BHRA para a Air France em 03/04/1959 > Caravelle III
.
No Brasil voaram 11(onze) Caravelles, tal qual como seguem copiados de uma revista de aviação datada em maio de 1983.
VARIG.
PP-VJC > n/s 010 Caravelle III SL-10 entregue em 16/09/1961.
PP-VJD > n/s 015Caravelle III > entregue em 17/12/59 (perdido em acidente em BSB, em 27/09/61)
PP-VJI > n/s 020 Caravelle III > entregue em 15/12/1961

CRUZEIRO do SUL
PP-CJA > n/s 129 Caravelle VIR (VIR-significa quatro) entregue em 23/12/1962
PP-CJB > n/s 133 Caravelle VIR também entregue em 23/12/1962
PP-CJC > n/s 162 Caravelle VIR entregue em 08/08/1963
PP-CJD > n/s 168 Caravelle VIR entregue em 14/08/1963

PANAIR do BRASIL
PP-PDV > n/s 120 Caravelle VIR entregue em (perdido em acidente em MAO em 12/12/73)
PP-PDX > n/s 126 Caravelle VIR entregue em (perdido em acidente em SLZ em 01/06/1973, quando de repente subiu quase na vertical caindo em seguida)
PP-PDZ > n/s 131 Caravelle VIR entregue em
PP-PDU > n/s 118 Caravelle VIR entregue em 19/07/1962 (destruído em acidente em REC em 06/09/1963)

BAC 1-11 ONE ELEVEN.


Dois aviões do modelo BAC 111-422, operaram na VASP, aonde chegaram em janeiro de 1968, o PP-SRT n/s 119 e PP-SRU n/s 126.
A Transbrasil operou com o modelo 500, num total de dez aeronaves.
Com o primeiro sendo arrendado junto a Austral, empresa Argentina no Brasil recebeu a matricula PP-SDP, matricula Argentina LV-JNR n/s 192
perdido em acidente em Baia Blanca 04/12/1973.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também se utilizou de dois BAC 1-11-200
Designados como VC-92.


De Havilland COMET

Esse tipo de avião somente operou no Brasil, através de empresas estrangeiras.
1º. Vôo do G-ALVG n/s 6001 > em 01/09/1949 > Comet 1> G-5-1
O segundo protótipo (6002-G-ALZK) foi entregue a BOAC, para que
iniciasse o programa de treinamento das tripulações, em 24/10/1951.
No inicio de 1960, a BOAC (British Overseas Airwaysb Corporation) Também utilizava seus Comet IV na rota para a América do Sul. Na escala em São Paulo, a BOAC, se utilizava da pista da Base Aérea de São Paulo em Cumbica-Guarulhos.
1º. Comet IV da Aerolineas Argentinas, (AR) chegou em março de 1959.
Obs. Nos últimos anos do Comet IV na AR, operou vôos em CGH.

CONVAIR 880 e 990.

Prefixo > N802TW > 18/03/1961(880)
Prefixo > HB-ICB > 18/01/1926 (990) Swissair
A VARIG utilizou três aeronaves do modelo 990-30A, batizados como Coronado. Entre 1963 a 1971.
PP-VJE, PP-VJF e PP-VJG.
Obs. Os Convair foram até hoje os jatos comerciais mais velozes do mundo, chegando a 1.175 Kmh.

LOCKHEED L 1011 TRISTAR.

Embora nenhuma empresa Brasileira se utilizasse desse modelo de avião, varias delas operaram com o modelo em nosso território;
TAP, British Airways, Aero Peru e Pan Américan, pode ter tido outras empresas que operaram no Brasil, esporadicamente em vôos fretados que no momento não estou lembrando.
Qualquer observação é valida.

Continuarei em breve com mais alguns modelos de jatos comerciais.

Abraços

CURSIO
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Vôos

Mensagem por FCM »

José Cursio escreveu:Primeira empresa Sul-americana a operar o 737/300 foi a Transbrasil que recebeu em 23/06/86 o PT-TEA
1º. A ser entregue a GOL, PR-GOA
1º. 738 a voar no Brasil > na VARIG > PP-VSA, chegou em 10/09/2001.
Primeiro Boeing 777/241ER a operar no Brasil, pela VARIG PP-VRA
Nestes quatro eu voei. :D

Na infância voei em 707 e 727 da Varig e 727 da Vasp, só não sei se foi em algum dos mencionados acima.
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Mensagem por PB26 »

Cursio, gostaria apenas de fazer duas retificações:

- Os dois primeirs B777-200ER da Varig eram do prefixo 2Q8ER, pois pertence à ILFC.

- Na verdade a sigla Caravelle VI-R sera 6-R, inclusive aparencendo em alguns anúncios da PB.


Como curiosidade, os Caravelle da Varig eram da série I e posteriormente foram remotorizados para a série III. E o primeiro avião a jato do Brasil seria o PP-VJA, um B707-441C, mas devido a atrasos, veio o Caravelle que foi introduzido justamente na rota que o B707 ia cumprir, Rio-NY.

No mais, mais uma vez parabéns por estas informações preciosas!

Abraços
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Cursio, algumas observações...

1. A LAPA da Argentina foi a primeira empresa sulamericana a operar os 737-700. Não sei o primeiro prefixo.

2. A VASP com o PP-SMA foi a primeira da América do Sul a ter Boeing 737.

3. Me consta PP-SNS como primeiro 737-300 do Brasil pela VASP, seguida logo depois pela TBA com o PT-TEA.

4. A VASP operou um A310 PP-SFH, mas nunca teve cores dela, operava para Ecuatoriana.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
PR-URE
PC
PC
Mensagens: 101
Registrado em: Qua Fev 20, 2008 11:03
Localização: SBRJ
Contato:

Mensagem por PR-URE »

Amigos estudiosos, não há nada a respeito do Howard 500?
Saúde e paz a todos
Desistir talvez. Retroceder jamais!
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Crazy Spotter escreveu:Cursio, gostaria apenas de fazer duas retificações:

- Os dois primeirs B777-200ER da Varig eram do prefixo 2Q8ER, pois pertence à ILFC.

- Na verdade a sigla Caravelle VI-R sera 6-R, inclusive aparencendo em alguns anúncios da PB.


Como curiosidade, os Caravelle da Varig eram da série I e posteriormente foram remotorizados para a série III. E o primeiro avião a jato do Brasil seria o PP-VJA, um B707-441C, mas devido a atrasos, veio o Caravelle que foi introduzido justamente na rota que o B707 ia cumprir, Rio-NY.

No mais, mais uma vez parabéns por estas informações preciosas!

Abraços
Boa noite amigos,

Prezado Crazy Spotter:

Perfeita a sua aobservação, parabens, foi isso mesmo que aconteceu com os Caravelles da VARIG.
Os dados já estão todos anotados.

Abraços

CURSIO
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

AB3 escreveu:Cursio, algumas observações...

1. A LAPA da Argentina foi a primeira empresa sulamericana a operar os 737-700. Não sei o primeiro prefixo.

2. A VASP com o PP-SMA foi a primeira da América do Sul a ter Boeing 737.

3. Me consta PP-SNS como primeiro 737-300 do Brasil pela VASP, seguida logo depois pela TBA com o PT-TEA.

4. A VASP operou um A310 PP-SFH, mas nunca teve cores dela, operava para Ecuatoriana.
São Paulo 04 de abril de 2008.

Prezados amigos:

Caríssimo AB3,

De fato o primeiro 737/700 a operar na América do Sul, foi o LV-CCY, nas cores da LAPA que o recebeu em 01/08/1998.

A VASP/ECUATORIANA, recebeu o A 310/304 em 23/10/1997, n/s 552 ex- F-GKTD
TEA-France, primeiro vôo 19/10/1990, entregue ao primeiro operados em 19/12/1990.
Abaixo a foto da referida aeronave, nas dependências da VASP em CGH, aonde veio varias vezes passar por revisões. Infelizmente não tenho a data dessa foto.
http://img153.imageshack.us/my.php?image=img455ao8.jpg

Quanto ao PP-SMA, foi o primeiro 737/2A1 a chegar ao Brasil, em 18/07/1969, juntamente com o SMB, SMC e SMD.

Quanto á chegada do primeiro 733, realmente a sua informação esta correta, visto que PP-SNS, n/s 23175, foi entregue ao primeiro operador CPAir, Canadian Pacific, em 07/05/85. Tendo feito o primeiro vôo em 5/04/85. E chegado para a VASP em 18/04/86.
Alias os primeiros 737/300 que operaram na VP, vieram da CPAir.
Já o PT-TEA da Transbrasil, chegou em 23/06/86, portanto dois meses após.

Abraços

CURSIO
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Cursio, considere LV-YYC a matrícula correta do B737-700 da saudosa LAPA.

Sobre o A310 vale lembrar que nos anos 80, a VASP encomendou alguns A310-300 junto a Airbus, não recordo números precisos e deu NTU nesses aviões, indo eles voar na DELTA então.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Mensagem por PB26 »

AB3 escreveu:Cursio, considere LV-YYC a matrícula correta do B737-700 da saudosa LAPA.

Sobre o A310 vale lembrar que nos anos 80, a VASP encomendou alguns A310-300 junto a Airbus, não recordo números precisos e deu NTU nesses aviões, indo eles voar na DELTA então.
Caro AB3

A Vasp encomendou 9 A310-200, além dos A300B2K-200. Devido a crise de 1981/1983, cancelou os pedidos.

Abs
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Só para completar o assunto Caravelles da Varig: Os prefixos dos dois primeiros eram PP-VJC e PP-VJD, sendo que o segundo por falha do Cmt. pousou antes da pista em Brasilia e queimou inteirinho, não houve mortos no acidente, porém estavam a bordo o Presidente Goulart e o Brizola, que ao se recuperarem do susto começaram a dizer que o acidente fora sabotagem, o que obviamednte não foi. Um outro Caravelle substituiu o VJD, salvo algum engano VJI (?). Eram um luxo por dentro e um inferno de barulho externo, a operação deles em Congonhas tirava o sossego de Sampa inteira nos anos 60 do século passado
Meron Kovalchuk
meron Kovalchuk
PC
PC
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
Localização: curitiba pr

Mensagem por meron Kovalchuk »

Para os que gostam de história: O B707 PP-V JB, o segundo 707 da Varig, se estatelou todo nos morros dos Andes no Perú, não sobrou ninguém, e a Varig reduzida a um só jato na linha de New York, fazia propaganda em Seleções, dizendo : O Voo que atravessa a América e mais, publicava uma imagem de uma grande mesa de banquetes, em que um casal, sentado em cadeiras de bordo, tinham o Jantar que cruzava a América.
Meron Kovalchuk
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

meron Kovalchuk escreveu:Para os que gostam de história: O B707 PP-V JB, o segundo 707 da Varig, se estatelou todo nos morros dos Andes no Perú, não sobrou ninguém
Esse acidente com o Boeing 707-441, PP-VJB, aconteceu no dia 27 de novembro de 1962, nas proximidades do Aeroporto de Lima, capital do Peru, vitimando 97 pessoas.
Abraço
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7510
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: O Primeiro Vôo

Mensagem por FCM »

O primeiro voo do Boeing 777 foi realizado em 12/06/1994.

Naquele dia havia o tail logo da TransBrasil na aeronave N7771. Posteriormente, no final do ano 2000 o jato foi voar na Cathay Pacific matriculado B-HNL e agora está sendo aposentado - vai para o The Museum of Flight!

Imagem
Responder