Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Cedrini
PC
PC
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Cedrini »

Achei!!!
Quando operava o voo RG626 de POA para CGH, próximo a a Itanhaém , São Paulo ainda sobre o mar, foi detectado fogo interno na gondola do motor esquerdo,o Cmdte pensou em pousar junto a praia mas como o mar estava muito encapelado,decidiu pousar na pequena pista( 400 m) de Itanhaém, sem flaps e sem trem, passou do ponto e tocou
o solo adiante da pista, em um banhado..Os Pax ficaram ilesos,mas a aeronave sofreu rasgos na fuselagem e danos nas hélices.Pax transferidos para um Hotel..O avião mais tarde,foi levantado.trem de pouso abaixado,colocado sobre pranchões e rebocado para a pisa. Efetuaram-se reparos provisórios,trocaram o motor. Com pouco combustível, e sem nada dentro, decolou para Santos e da lá para POA voando com trem baixado.

O outro,foi em 15.01.1962 em ão Paulo-CGH quando bateu em um poste de iluminação durante taxi para a decolagem,sofreu somente pequenos danos na asa. Não houve pouso de barriga como havia dito.

Creio que suas fotos referem-se ao de Itanhaém, gostariamos de vê-las....

Cedrni
Vickers
PP
PP
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Vickers »

Pessoal, uma pergunta de curiosidade:

Como eram os toilettes na parte traseira do C-46? E as demais instalações na parte traseira da aeronave? Pergunto isso pois o C-46 tinha uma espécie de rampa interna em frente à porta para facilitar o embarque das cargas, o que gerava um degrau no piso da aeronave.

Alguém tem mais informações sobre a configuração interna do C-46?
Cicero S da S Junior

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Cicero S da S Junior »

Boa noite será que teria mais informações sobre o acidente com o avião C 46 CARGUEIRO DA VARIG de 15/07/1968, minha bisavó a um bom tempo atrás me falou desse acidente que aconteceu muito próximo onde ela morava, a mesma me falou que após o acidente muitas pessoas foram até o local e saquearam os pertences que haviam no avião desde joias, armas, e dinheiro, ela me falou que foram encontradas caixas a uma boa distância do avião pois parecia no modo de vista dela que o avião estava muito pesado e foram jogando as bagagens, e quando isso aconteceu foi um estrondo muito grande onde as pessoas que moravam próximo ao acidente pensavam que o mundo estava acabando, pois o chão tremia e ficou assim por um bom tempo, muitos carros chegavam mas era de muito difícil acesso pois era uma mata fechada contou minha bisavó, minha vó falou que tinha na época um pedaço da asa do avião, e confirmou a data do acidente que na época a mesma era noiva.

Sabe acredito no que ela me falou, me disse também que muitas pessoas enricaram de um dia pra noite após o ocorrido. Sou meio curioso e isso me veio a mente hoje e decidi procurar liguei para minha vó e ela confirmou a versão de que existe no site, ainda ela falou que quando chegou ao local ainda dava pra ver um deles gemendo de dor infelizmente estava um fogo imenso onde não dava pra ajudar, por certo foi esse avião, devido a data e o local onde caiu, fico feliz em saber que encontrei algo a respeito e triste pelo fato ocorrido.

Espero ter contribuído e ter mais alguma informação sobre os passageiros e por que estavam lá e realmente qual o problema que deu no avião.

Desde já agradeço
Cicero S da S Junior

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Cicero S da S Junior »

Cedrini escreveu:
José Cursio escreveu:Seguem mais alguns dados sobre os Curtiss Commando que foram acidentados.

Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.

22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais

(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.

Abraços

Cursio
Cursio,
Hjoe estiveefetuando uma pesquisa paaum outro Entusiasta, e o acidnete do C-46C PP-VBJ definitivamente,
nãofoi em 1965.
Eis o que possuo a respeito do PP-VBJ c/n 33481:
Originalmente, um C-46D-15-CU entregue a USAF em 23.03.1945 como 44-78085.
Deixou os USA, entregue a 8Th Air Force 11.04.1945.
Retornou para os USA Bradley 20.07.1945.
Para a Reconstruction Finance Corp. 44-78085 Walnut Ridge 14.01.1946.
Vendido para a LB Smith Aircraft Corp com N74668 em Camp Hill, PA
Vendido para a Varig em 24.05.1948 registrado em 12.11.1948.
Acidentado sem maiores consequencias no Rio em 19.01.1950,
Convertido para Super C-46C em OUT de 1962
Primeira vistoria como Super C-46C em 03.10.1962.
Acidentado próximo a REC, fazenda Cachita, Serra dos Coelhos, município de Gravataí/PE
em 15.07.1968 as 21.30 P.
Em vôo para REC, acusou posição Gamela e foi autorizado a baixar para nível 20. A posição era falsa e a aeronave colidiu com a serra. Comandante Barbieri, Co-Piloto Behie e Rádio Operador Godoy, todos faleceram. Cancelado do RAB em 20.12.1968.

Os dados do acidente me foram fornecidos pelo Cmdte. C. Dufriche, o resto foi obtido através de várias pesquisas.

Cedrini

Boa noite será que teria mais informações sobre o acidente com o avião C 46
CARGUEIRO DA VARIG de 15/07/1968, minha bisavó a um bom tempo atrás me
falou desse acidente que aconteceu muito próximo onde ela morava, a mesma
me falou que após o acidente muitas pessoas foram até o local e saquearam
os pertences que haviam no avião desde joias, armas, e dinheiro, ela me
falou que foram encontradas caixas a uma boa distância do avião pois
parecia no modo de vista dela que o avião estava muito pesado e foram
jogando as bagagens, e quando isso aconteceu foi um estrondo muito grande
onde as pessoas que moravam próximo ao acidente pensavam que o mundo estava
acabando, pois o chão tremia e ficou assim por um bom tempo, muitos carros
chegavam mas era de muito difícil acesso pois era uma mata fechada contou
minha bisavó, minha vó falou que tinha na época um pedaço da asa do avião,
e confirmou a data do acidente que na época a mesma era noiva.

Sabe acredito no que ela me falou, me disse também que muitas pessoas
enricaram de um dia pra noite após o ocorrido. Sou meio curioso e isso me
veio a mente hoje e decidi procurar liguei para minha vó e ela confirmou a
versão de que existe no site, ainda ela falou que quando chegou ao local
ainda dava pra ver um deles gemendo de dor infelizmente estava um fogo
imenso onde não dava pra ajudar, por certo foi esse avião, devido a data e
o local onde caiu, fico feliz em saber que encontrei algo a respeito e
triste pelo fato ocorrido.

Espero ter contribuído e ter mais alguma informação sobre os passageiros e
por que estavam lá e realmente qual o problema que deu no avião.

Uma obs a mesma me informou que o avião tinha 4 motores.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Maurício »

Acreditamos ter esclarecido:
Acidente 1 - 15 JUL 1968 C-46 (Bimotor) Cargo Varig PP-VBJ, voo SP/REC, três trip falecidos, Fazenda Canchito, Gravatá-PE (descrito acima);
Acidente 2 - 28 JUL 1968 Douglas C-124C Globemaster II USAF Militar prefixo 51-5178 (Quadrimotor), voo Paramaribo/REC, dez trip falecidos, a 80 Km de REC;

Assim, tudo indica que se trata do acidente 2 a dúvida do forista, já que foi mencionado ter sido um "4 motores".
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Maurício »

Complementando sobre o acidente 2:
Local: Fazenda "Prosperidade" - Serra de Sapucaí - Umbuzeiro-PB, 80 Km a Noroeste de REC;
Data: 28 JUL 1968;
Horário: 21h05;
Origem do C-124C Globemaster II: Base de Patrick (Flórida);
Destino: Ascension Island (Oceano Atlântico).Escala também em REC;
Motivo: Missão regular de apoio ao Projeto do Programa Espacial. Estação de rastreamento de satélites;
Segundo relato de moradores, o avião quadrimotor já vinha incendiando-se a cerca de 30 Km do local. Após chocou-se contra a serra e explodiu no solo.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagem por Maurício »

Restaurando o assunto: segundo o "Correio da Manhã" de 03 MAI 1964, a Varig cancela os voos C-46 para todo o país. Entendi que eram somente os voos pax, pois os voos carga foram até 1970. Inclusive, com o PP-VBJ acidentado em 15 JUL 1968, em Gravatá (PE).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder