DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Datas Históricas
08 de janeiro de 1965 e concedida autorização à APSA do Peru para operar no Brasil.
11 de janeiro de 1947 Grupo paulista compra a Aerovias Brasil
Aerohobby
Abs. Cursio
Datas Históricas
08 de janeiro de 1965 e concedida autorização à APSA do Peru para operar no Brasil.
11 de janeiro de 1947 Grupo paulista compra a Aerovias Brasil
Aerohobby
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
o 15 de janeiro na historia da aviação brasileira.
15/01/1993 - Inauguração dos vôos VARIG - RG 828/829 - GIG / GRU / JNS / BKK / HKG / BKK / JNS / GRU / GIG - com o Boeing 744
Em 15 de janeiro de 2001 a GOL Linhas Aéreas, iniciou as operações com três vôos que foram: BSB / CGH com o PR-GOE, CGH / BSB com o PR-GOD e GIG / CGH com o PR - GOL
Varig em Hong Kong - Revista Flap

Abs. Cursio
o 15 de janeiro na historia da aviação brasileira.
15/01/1993 - Inauguração dos vôos VARIG - RG 828/829 - GIG / GRU / JNS / BKK / HKG / BKK / JNS / GRU / GIG - com o Boeing 744
Em 15 de janeiro de 2001 a GOL Linhas Aéreas, iniciou as operações com três vôos que foram: BSB / CGH com o PR-GOE, CGH / BSB com o PR-GOD e GIG / CGH com o PR - GOL
Varig em Hong Kong - Revista Flap

Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
Datas Históricas
18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando
20 de janeiro de 1947é criado o Ministério da Aeronáutica
20 de janeiro de 1997 inauguração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
20 de janeiro de 1984 inauguração das operações da Varig na rota Rio de Janeiro – Quito e São José da Costa Rica, com o Boeing 707
Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
Datas Históricas
18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando
20 de janeiro de 1947é criado o Ministério da Aeronáutica
20 de janeiro de 1997 inauguração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
20 de janeiro de 1984 inauguração das operações da Varig na rota Rio de Janeiro – Quito e São José da Costa Rica, com o Boeing 707
Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tare amigos Forenses.
Folha de São Paulo 15/01/1965

Abs. Cursio
Folha de São Paulo 15/01/1965

Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SPJosé Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.
Datas Históricas
18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando
Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Valeu, Cursio! Só uma pequena correção, o T1 do GIG foi inaugurado no dia citado em 1977.José Cursio escreveu:20 de janeiro de 1997 inauguração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa noite amigos Forenses.AB3 escreveu:Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SPJosé Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.
Datas Históricas
18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando
Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
Acredito que o Aerohobby tenha se referido o A300

Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Bom dia amigos Forenses.
21 de janeiro de 1976 marcam o inicio das operações do avião Concorde com a Air France (AF) e a Brithis Airways (BA). A AF fez Paris / Rio de Janeiro e a BA Londres / Bahrein
1º vôo no Brasil, foi feito com o F-BVFA msm 205
http://migre.me/5VqYd
Abs. Cursio
21 de janeiro de 1976 marcam o inicio das operações do avião Concorde com a Air France (AF) e a Brithis Airways (BA). A AF fez Paris / Rio de Janeiro e a BA Londres / Bahrein
1º vôo no Brasil, foi feito com o F-BVFA msm 205
http://migre.me/5VqYd
Abs. Cursio
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Cursio,
Muito bom esse vídeo, pois nos mostra um DC-8 da Braniff parqueado na Base Aérea, um DC-8 da KLM e o principal prova que o primeiro voo dos Passageiros vindos com o |Concorde de Paris e destinados a São Paulo embarcaram no 737 da VP PP-SNA. O 737 da VP fretado sempre ficava parado ao lado de onde o Concorde estacionava.
Nos mostra também o Caravelle da Litton Industries que tinha sido usado pela Cruzeiro/LASA.
Muito bom esse vídeo, pois nos mostra um DC-8 da Braniff parqueado na Base Aérea, um DC-8 da KLM e o principal prova que o primeiro voo dos Passageiros vindos com o |Concorde de Paris e destinados a São Paulo embarcaram no 737 da VP PP-SNA. O 737 da VP fretado sempre ficava parado ao lado de onde o Concorde estacionava.
Nos mostra também o Caravelle da Litton Industries que tinha sido usado pela Cruzeiro/LASA.
Starliner - GIG
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Vídeo espectacular 

-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Datas Históricas
27 de janeiro de 1927 primeiro vôo comercial do Syndicato Condor, do Rio de Janeiro para Porto Alegre, com escalas, operado pelo, “Atlântico”
Obs. As copias são copiadas na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
Datas Históricas
27 de janeiro de 1927 primeiro vôo comercial do Syndicato Condor, do Rio de Janeiro para Porto Alegre, com escalas, operado pelo, “Atlântico”
Obs. As copias são copiadas na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Condor voou primeiro, depois chamam uma outra empresa de pioneira... tsc tsc... até em enciclopédia essa informação já existia lá em 80s, 90s...José Cursio escreveu:Boa tarde amigos Forenses.
Datas Históricas
27 de janeiro de 1927 primeiro vôo comercial do Syndicato Condor, do Rio de Janeiro para Porto Alegre, com escalas, operado pelo, “Atlântico”
Obs. As copias são copiadas na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Fundador
- Mensagens: 9637
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
O Aerohobby deve ter referido ao primeiro vôo internacional da Vasp para AUA e MCO, e não o primeiro internacional de fato.AB3 escreveu:Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SPJosé Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.
Datas Históricas
18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando
Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby
Abs. Cursio
No final dos anos 60/início de 70 chegou a ter charter de carga para EZE e acho que até MIA, com os DC-6.
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
O 10 de fevereiro na história da aviação Brasileiras
História – 10/02/1965 por decreto faliram a Panair.
O artigo abaixo, publicado no site Com Ciência, é de autoria do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar (Editora Record). A Comissão da Verdade investiga formalmente, agora, a possibilidade de a ditadura militar ter levado a Panair à bancarrota, por causa das ligações entre seus donos e dois antigos presidentes, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
O 10 de fevereiro é uma data histórica para a aviação comercial brasileira. Nesse dia, em 1965, as concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil S.A. foram abruptamente cassadas, por meio de despacho assinado pelo então presidente da República, marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que se basearam em Exposição de Motivos apresentada pelo brigadeiro Clóvis Travassos, ex-diretor da antiga Diretoria da Aeronáutica Civil. A determinação, recebida via telegrama, foi anunciada apenas cinco horas antes da decolagem de um vôo internacional programado com destino a Frankfurt, Alemanha.
Um sentimento de incredulidade imediatamente tomou conta de todos. Primeiro, porque a Panair, concessionária das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, era a mais respeitada e prestigiosa empresa de aviação do país. Com 35 anos de atividades, significava pioneirismo e qualidade, funcionava informalmente como consulado brasileiro em quatro continentes e representava, aos estrangeiros, o domínio e a capacidade técnica do país no setor aéreo.
Depois, porque o ato, baixado sem qualquer aviso prévio, deixou a diretoria e os clientes sem saber o que fazer com os bilhetes já emitidos. Mas a surpresa maior viria à noite: como soubesse da resolução governamental com antecedência, a Varig, então operadora de linhas para os Estados Unidos e Japão, tripulou de imediato um Boeing 707 para realizar, sem solução de continuidade, o vôo da concorrente cassada. E o avião decolou, ainda que com pequeno atraso, rumo a países para os quais os pilotos em tese nunca haviam voado, numa demonstração sem precedentes de eficiência na aviação comercial.
Fonte - Livro Pouso Forçado - http://www.diariodocentrodomundo.com.br/29891/
Abs. Cursio
O 10 de fevereiro na história da aviação Brasileiras
História – 10/02/1965 por decreto faliram a Panair.
O artigo abaixo, publicado no site Com Ciência, é de autoria do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar (Editora Record). A Comissão da Verdade investiga formalmente, agora, a possibilidade de a ditadura militar ter levado a Panair à bancarrota, por causa das ligações entre seus donos e dois antigos presidentes, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
O 10 de fevereiro é uma data histórica para a aviação comercial brasileira. Nesse dia, em 1965, as concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil S.A. foram abruptamente cassadas, por meio de despacho assinado pelo então presidente da República, marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que se basearam em Exposição de Motivos apresentada pelo brigadeiro Clóvis Travassos, ex-diretor da antiga Diretoria da Aeronáutica Civil. A determinação, recebida via telegrama, foi anunciada apenas cinco horas antes da decolagem de um vôo internacional programado com destino a Frankfurt, Alemanha.
Um sentimento de incredulidade imediatamente tomou conta de todos. Primeiro, porque a Panair, concessionária das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, era a mais respeitada e prestigiosa empresa de aviação do país. Com 35 anos de atividades, significava pioneirismo e qualidade, funcionava informalmente como consulado brasileiro em quatro continentes e representava, aos estrangeiros, o domínio e a capacidade técnica do país no setor aéreo.
Depois, porque o ato, baixado sem qualquer aviso prévio, deixou a diretoria e os clientes sem saber o que fazer com os bilhetes já emitidos. Mas a surpresa maior viria à noite: como soubesse da resolução governamental com antecedência, a Varig, então operadora de linhas para os Estados Unidos e Japão, tripulou de imediato um Boeing 707 para realizar, sem solução de continuidade, o vôo da concorrente cassada. E o avião decolou, ainda que com pequeno atraso, rumo a países para os quais os pilotos em tese nunca haviam voado, numa demonstração sem precedentes de eficiência na aviação comercial.
Fonte - Livro Pouso Forçado - http://www.diariodocentrodomundo.com.br/29891/
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa noite amigos Forenses.
VASP volta a FLN - 10/02/1980 - jornal Folha de São Paulo

Abs. Cursio
VASP volta a FLN - 10/02/1980 - jornal Folha de São Paulo

Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Enaltecendo as qualidades do One-Eleven
Um pulo ao sul
Porto Alegre, a bela capital gaucha, esta agora a uma hora de vôo de São Paulo, com a inauguração, no dia 16 ultimo, da nova linha da VASP, servida pelo excelente One-Eleven, já nosso conhecido, confortável e seguro e com rapidez surpreendente que lhes dão as duas turbinas Rolls Royce. A pequena duração do vôo, entretanto, não priva os passageiros do estupendo serviço de bordo, onde as comissárias se desdobram para proporcionar a todos o que existe de melhor enquanto o One-Eleven devora as distancia, há tempo para uma refeição suculenta, uísque, café, um licor e, quando o cigarro acaba, Porto Alegre já esta lá em baixo. Um vôo panorâmico, para aproximação, mostrando o Guaíba, agora tranqüilo, mas que as vezes se enfurece, os novos prédios, que se intercalam com os outros, seculares, as grandes avenidas e, um pouso perfeito no Salgado Filho. A partir desse momento, há hospitalidade dos gaúchos recebem os visitantes de todo o país que la chegam, trabalhando ou passeando, mas que quando deixam Porto Alegre sempre tem uma palavra de exaltação à terra gaucha, agora tão perto pelo One-Eleven
(Folha de São Paulo 19/04/1968)
A Varig anunciava inicio das operações na Dinamarca no dia 19/04/1968 esse vôo era prolongamento dos vôos para Roma.
A Varig vai estabelecer uma verdadeira ponte aérea entre o Brasil e a Europa, com seus poderosos jatos “Boeing”, a partir do dia 15, com vôos diretos para Roma, Paris, Madri e Lisboa, o ira reduzir as distancia e o tempo gasto na viagem, o programa da Varig e o seguinte: as 2ªs feira é para Madri, as 3ªs Paris, as 5ªs e domingos para Lisboa e a sextas para Roma seguindo depois para Copenhague. Zurich, Frankfurt e Londres continuam na rota da Varig, também as sextas feiras os vôos de Lisboa e Madri fazem escala em Recife. Desse modo as viagens de negócios ou a passeio deixam de ser um sonho para tornar-se realidade, com todas as facilidades e garantias oferecidas pela Varig.
(folha da São Paulo 05/04/1968)
Abs. Cursio
Enaltecendo as qualidades do One-Eleven
Um pulo ao sul
Porto Alegre, a bela capital gaucha, esta agora a uma hora de vôo de São Paulo, com a inauguração, no dia 16 ultimo, da nova linha da VASP, servida pelo excelente One-Eleven, já nosso conhecido, confortável e seguro e com rapidez surpreendente que lhes dão as duas turbinas Rolls Royce. A pequena duração do vôo, entretanto, não priva os passageiros do estupendo serviço de bordo, onde as comissárias se desdobram para proporcionar a todos o que existe de melhor enquanto o One-Eleven devora as distancia, há tempo para uma refeição suculenta, uísque, café, um licor e, quando o cigarro acaba, Porto Alegre já esta lá em baixo. Um vôo panorâmico, para aproximação, mostrando o Guaíba, agora tranqüilo, mas que as vezes se enfurece, os novos prédios, que se intercalam com os outros, seculares, as grandes avenidas e, um pouso perfeito no Salgado Filho. A partir desse momento, há hospitalidade dos gaúchos recebem os visitantes de todo o país que la chegam, trabalhando ou passeando, mas que quando deixam Porto Alegre sempre tem uma palavra de exaltação à terra gaucha, agora tão perto pelo One-Eleven
(Folha de São Paulo 19/04/1968)
A Varig anunciava inicio das operações na Dinamarca no dia 19/04/1968 esse vôo era prolongamento dos vôos para Roma.
A Varig vai estabelecer uma verdadeira ponte aérea entre o Brasil e a Europa, com seus poderosos jatos “Boeing”, a partir do dia 15, com vôos diretos para Roma, Paris, Madri e Lisboa, o ira reduzir as distancia e o tempo gasto na viagem, o programa da Varig e o seguinte: as 2ªs feira é para Madri, as 3ªs Paris, as 5ªs e domingos para Lisboa e a sextas para Roma seguindo depois para Copenhague. Zurich, Frankfurt e Londres continuam na rota da Varig, também as sextas feiras os vôos de Lisboa e Madri fazem escala em Recife. Desse modo as viagens de negócios ou a passeio deixam de ser um sonho para tornar-se realidade, com todas as facilidades e garantias oferecidas pela Varig.
(folha da São Paulo 05/04/1968)
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Performance de um Super G Constellation da Varig.
Batendo um recorde de aviação, o terceiro Super-G Constellation da serie adquirida pela Varig nos Estados Unidos, acaba de chegar a Porto Alegre, o PP-VDC, prefixo da moderna aeronave que fez a escala direta de Porto Of Spain a Porto Alegre em 11h20, com combustível bastante, para uma viagem de ida e volta a Buenos Aires. Esse “Desempenho” do Super-G Constellation é uma demonstração do grande raio de ação desses aviões, que é de 8.000 quilômetros, o maior, alias, de todos os aviões comerciais presentemente em uso no Mundo. O Super-G Constellation da Varig – do mesmo tipo dos que a Força Aérea Americana utilizou para pesquisas nas zonas de furacões das Caraíbas – foram escolhidos pela fabrica da Lockeed para a Cia. Brasileira e estarão brevemente operando na nova linha internacional São Paulo – Nova York.
(Folha da Manhã 06/07/1955). http://i.imgur.com/OP3Pj.png.
Abs. Cursio
Performance de um Super G Constellation da Varig.
Batendo um recorde de aviação, o terceiro Super-G Constellation da serie adquirida pela Varig nos Estados Unidos, acaba de chegar a Porto Alegre, o PP-VDC, prefixo da moderna aeronave que fez a escala direta de Porto Of Spain a Porto Alegre em 11h20, com combustível bastante, para uma viagem de ida e volta a Buenos Aires. Esse “Desempenho” do Super-G Constellation é uma demonstração do grande raio de ação desses aviões, que é de 8.000 quilômetros, o maior, alias, de todos os aviões comerciais presentemente em uso no Mundo. O Super-G Constellation da Varig – do mesmo tipo dos que a Força Aérea Americana utilizou para pesquisas nas zonas de furacões das Caraíbas – foram escolhidos pela fabrica da Lockeed para a Cia. Brasileira e estarão brevemente operando na nova linha internacional São Paulo – Nova York.
(Folha da Manhã 06/07/1955). http://i.imgur.com/OP3Pj.png.
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
Folha de São Paulo 11 de agosto de 1960
Aeroporto de Congonhas é homologado para “Caravelle 1”, “Comet IV” e “Bristol Britannia 308”
Abs. Cursio
Folha de São Paulo 11 de agosto de 1960
Aeroporto de Congonhas é homologado para “Caravelle 1”, “Comet IV” e “Bristol Britannia 308”
Abs. Cursio
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Boa tarde amigos Forenses.
São Paulo na rota da Iberia.
A Iberia – Linhas Aéreas da Espanha. Inaugurara a 03 de novembro próximo a inclusão de São Paulo na rota que mantém entre Madri e Buenos Aires. O equipamento utilizado pela companhia espanhola, o Lochkeed L-1049-G, é idêntico ao empregado por outras empresas nos serviços do Atlântico sul. Desenvolve aproximadamente 480 quilômetros horários e tem autonomia de aproximadamente 10 horas. Equipado com radar metereológico pode contorna mal tempo, pois com antecedência de 30 minutos a equipagem é avisada de qualquer distúrbio na rota.
O Super-G da Iberia devera chegar à Congonhas às 15h00 do próximo dia 3, procedente de Madri, com escala somente em Dakar e Rio de Janeiro. Daqui prosseguirá viagens para Montevidéu e Buenos Aires.
Jornal Folha da Manhã 30/10/1958
Abs. Cursio
São Paulo na rota da Iberia.
A Iberia – Linhas Aéreas da Espanha. Inaugurara a 03 de novembro próximo a inclusão de São Paulo na rota que mantém entre Madri e Buenos Aires. O equipamento utilizado pela companhia espanhola, o Lochkeed L-1049-G, é idêntico ao empregado por outras empresas nos serviços do Atlântico sul. Desenvolve aproximadamente 480 quilômetros horários e tem autonomia de aproximadamente 10 horas. Equipado com radar metereológico pode contorna mal tempo, pois com antecedência de 30 minutos a equipagem é avisada de qualquer distúrbio na rota.
O Super-G da Iberia devera chegar à Congonhas às 15h00 do próximo dia 3, procedente de Madri, com escala somente em Dakar e Rio de Janeiro. Daqui prosseguirá viagens para Montevidéu e Buenos Aires.
Jornal Folha da Manhã 30/10/1958
Abs. Cursio