PLU - Boas Novas ?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2022
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

PLU - Boas Novas ?

Mensagem por Maurício »

Segundo divulgado em outra rede social, a AZUL estaria com planos de ligar PLU à outras capitais. O indicativo pode ser a recente migração de seus voos regionais para CNF. Assim os slots estariam liberados para a nova destinação.
Se for confirmado, a empresa dará um passo gigantesco para absorver a demanda reprimida do segmento, sumariamente desatendida a partir de 2005, com a "desculpa" que precisava fortalecer CNF (na época, um "elefante branco"). Entretanto, como se acompanha, a "vitamina" foi em demasia...
Que venham os supostos voos, com os versatéis e econômicos ATRs, ideal se fosse do tipo VDC (em CGH teria que se alterar a norma vigente), porém bem planejados e compatíveis com as limitações internas e externas físicas, operacionais e meteorológicas de PLU...
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por AB3 »

Concordo contigo, porém DEVE-SE ABRIR PARA TODOS e não privilegiar apenas um.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2022
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por Maurício »

AB3 escreveu:Concordo contigo, porém DEVE-SE ABRIR PARA TODOS e não privilegiar apenas um.
OK. A Passaredo solicitou no hotran, voos PLU/BSB/PLU para início 01/04/2015. Não sei se foi aprovado.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7623
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por FCM »

Maurício escreveu:Que venham os supostos voos, com os versatéis e econômicos ATRs, ideal se fosse do tipo VDC (em CGH teria que se alterar a norma vigente), porém bem planejados e compatíveis com as limitações internas e externas físicas, operacionais e meteorológicas de PLU...
Se realmente há demanda reprimida, Gol e TAM também vão querer voos lá, será que a Infraero vai investir? Os investidores de CNF vão reclamar ...
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2022
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por Maurício »

Segundo alguns usuários, o voo PLU/GRU tem tido ótima ocupação proporcionando custo/benefício satisfatório, considerando variáveis como tempo total de deslocamento OD, tarifas de táxi e do próprio voo, além de se evitar as constantes interrupções de tráfego na Linha Verde (MG-010), causadas por movimentos sociais. Observa-se então que há demanda reprimida. Imagina se existissem para CGH e SDU ?
Se fosse liberado, a GOL e a TAM iriam adquirir ATRs ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7623
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por FCM »

Se fosse liberado com restrições, filé para a Azul e seus ATR 72-600! Já com liberação sem restrições, certamente vários voos com E195/Azul, A320/TAM e 737/Gol - nova saturação de PLU!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por AB3 »

Deus me livre de PLU operar como no passado rs... se liberarem dias de chuva vou alugar guarda-chuva na porta do aeroporto :p.

O PLU/GRU/PLU vai ser suspenso, comenta-se que vão tascar PLU-SDU-PLU...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2022
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: PLU - Boas Novas ?

Mensagem por Maurício »

Vamos aos números:
Em março/2005, 120 voos diários foram transferidos de PLU para CNF;
A capacidade de PLU considerada é de 1,5 mi de pax/ano;
Os slots atuais representam 33% do que era há 10 anos;
Vários voos regionais foram transferidos recentemente para CNF;
Segundo o Valor Econômico, em 2014, CNF foi utilizado por 10,842 mi de pax/ano (crescimento 5,25% > que em 2013), em 5º lugar, após GRU/BSB/CGH e GIG;
Ou seja, a demanda de CNF está fortemente consolidada sem riscos de perdas, principalmente pela enorme possibilidade de conexões nacionais e internacionais.

O exemplo a seguir representaria somente 1,9% desta utilização de CNF:
Haveria em PLU acréscimo de 6 voos, nos picos manhã e noite (2 para SDU, 2 para CGH e 2 para BSB). Isto representa: 6 voos/dia X 72 pax máx. ATR X 5 dias utéis X 4 semanas X 12 meses X 2 (embarque+desemb.) = 207.360 novos pax/ano (13,8% da capacidade de PLU). Observem que não considero a hipótese de operarem com 737/738/319/320.
Entendo que essa utilização restrita atenderia às condições possíveis existentes (infra e meteorológica) e principalmente aos usuários sem conexões.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder