NOTÍCIAS DO PASSADO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

NOTÍCIAS DO PASSADO

Mensagem por Starliner »

Algumas notícias de um passado já distante, retiradas da Revista Flight Int'l :

de 20.12.1957

The flow of second-hand aircraft from North to South America
continues. VARIG has purchased Pan Am's five remaining
CV-240s, together with P.A.A.'s entire stock of CV-240 spares.
Another Brazilian carrier, Cruzeiro do Sul, is shortly to take
delivery of ten CV-240s from American Airlines


de 13.12.1957

From January 1958 Swissair's "Supersuisse" services to South
America will call at Lisbon and Recife. The call at Dakar is to be
discontinued. The route is flown twice weekly by DC-7Cs. Both
flights will go from Recife to Rio de Janeiro and Sao Paulo, with
one service weekly continuing to Montevideo and Buenos Aires

Starliner
Starliner - GIG
Cedrini
PC
PC
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: NOTÍCIAS DO PASSADO

Mensagem por Cedrini »

Acredito que as aeronaves mencionadas seriam essas, pois os outros (VCK/VCN/VCO/VCP/VCQ e VCR) foram comprados em1954.

PP-VCv 14 240-2 comprdo11.11.9157 ex NC90656

PP-VCW 19 240-2 comprado18.11.1957 ex NC90657

PP-VCX 99 240-2 comprado 21.08.1957 ex NC90673

PP-VCY 83 240-2 comprado 19.10.1957 ex NC90688

PP-VCZ 91 240-2 comprado 26.10.1957 ex NC90671

Posterioremente a RG comprou ainda os:

PP-VDG 67 240-2 comprado 07.01.1959 ex NC90666 da PanAm e ex Northeast

PP-VDH 65 240-2 comprado 16.02.1959 ex C 90665 Pan Am e ex Northeast

Quanto ao "inteiro estoque" de peças sobressalentes, como teriam chegado ao Brasil ?De navio ou a bordo das próprias aeronaves?

Cedrini
Cedrini
PC
PC
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: NOTÍCIAS DO PASSADO

Mensagem por Cedrini »

Os dez CV-240 comprados da American A/L eram:
PP-CET c/n 2 240-1 "Regulus" 12.05.1958
PP-CEU 4 240-0 "Aldebaran" 28.04.958
PP-CEV 6 240-0 "Betelgeuse" 16.05.1958
PP-CEW 18 240-0 "Polar" 19.05.1958
PP-CEY 20 240-0 "Salph" 25.04.1958
PP-CEZ 25 240-0 "Dube" 12.05.1958
PP-CFA 33 240-0 "Rigel" 08.05.1958
PP-CFB 36 240-0 "Belatrix" 28.04.1958
PP-CFC 87 240-0 "Aldemarin" 26.04.1958
PP-CFD 142 240-0 "Arcturus" 10.05.1958

Eram já bem voados, tinham em torno de 10 anos de vida quando aqui chegaram.
Aliás, como aqui teriam chegado,nas cores da AA ? Já nas cores da SC ? Como terá sido o translado, escalas? Que tripulanrtes os trouxeram, da AA ou da SC ? Acho que essas são perguntas que ficarão sem resposta.

Cedrini
EduardoJoseDias
PC
PC
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56

Re: NOTÍCIAS DO PASSADO

Mensagem por EduardoJoseDias »

O Convair era ótimo. Foi meu "primeiro avião" em 1969. O barulho era igual ao Curtiss, talvez devido ao mesmo motor. Super confortável, voava baixo no trecho Rio-SP na mesma rota de hoje. Saudades.Na
época eu achava que era um Electra só de dois motores. Eu vi num filme esses dias, que ele livrava o Pão de Açucar pela direita. Isso era comum na época?
Responder