Me lembro desse dia! Pouco antes desse da LH, a Airbus fez uma demonstração do A310, usando um com as côres da KLM em Congonhas, que já recebia regularmente os A300 da VASP, Varig e Cruzeiro regularmente!
É uma pena não ter foto dele em CGH, nesse dia estava em minha casa e, deu para ver quando o mesmo alinhava para decolar da pista 34 atual 35.
Revista Flap Internacional nº 141 - junho de 1983
Airbus 310/203 – n/s 241 entregue em 26/04/1983 como PH-AGA – batizado com o nome “Rembrandt” – atualmente voa na FEDEX como N424FE desde 23/10/1996.
Convertido como cargueiro em outubro de 1996.
É, mas quem dominou o Atlântico Sul foi, na época do desenvolvimento dos voos ETOPS, o B767.
A LAN Chile foi a primeira a fazer uso dos mesmos em voos de ETOPS 90Min no setor, ligando o Rio a Madrid.
No Atlântico Norte foi a mesma coisa.
O A310 não tinha o alcance com payload/range do B767 e somente com a chegada dos A330 e A340 no início dos nos 1990 foi q o consórcio Europeu pode trazer um competidor à altura da familia B767, que então dominava os voos long-haul de menor densidade.