Negligência na destruição do Salgado Filho

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Negligência na destruição do Salgado Filho

Mensagem por denisar »

Negligência na destruição do Salgado Filho :(
Henrique Cezar Paz Wittler

Seguidamente, a imprensa questiona a paralisação das obras do aeroporto Salgado Filho sem, no entanto, citar os porquês ou causas, mesmo sendo de conhecimento destes representantes da mídia os reais motivos. Em 2005, um representante da Aeronáutica entregou ao prefeito José Fogaça (PMDB) e seu vice, José Fortunati (PDT), cópia da portaria que liberava a utilização do aeroporto conforme o plano de segurança apresentado pela prefeitura. A referida portaria, que levou o número 68/DGCEA, de 2 de maio de 2005, no art. 6º cita o Anexo D, que inclui uma centena de obstáculos que deveriam ser removidos, entre eles um edifício na rua Quintino Bocaiúva, próximo a 24 de Outubro, que ultrapassava a altura limitada pela segurança dos voos em 36,20 m. Além de não atender o acordado, o prefeito e seu vice encaminharam à Câmara de Vereadores projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Pddua) de Porto Alegre, muito mais agressivo, contrariando o que determinava a citada Portaria para a altura máxima dos prédios. Mesmo antes da aprovação do novo Pddua, passaram a liberar construções mais elevadas, muito além das citadas no Anexo D, gerando, com este procedimento, uma agressão às normas de segurança de voos tanto brasileiras quanto as internacionais, possibilitando uma possível interdição do aeroporto para voos de aeronaves de maior porte.

Desta forma, a administração municipal, apoiada em seus vereadores, começou a tratar o Salgado Filho como descartável, até chegar aos dias atuais, em que a situação é constrangedora. :cry:

Alguns meses atrás, um comandante da TAP, que faz o voo Porto Alegre/Portugal, declarou à imprensa que os voos eram deficitários, porque a pista só permitia decolagem com menos de meia carga. Porém, de nada adiantaria aumentar a pista, pois são os obstáculos que determinam o tipo e a carga da aeronave. O Exército até hoje não assumiu esse projeto por conhecer muito bem o assunto e, dessa forma, evita assumir a responsabilidade por um erro que lhe estão a induzir. Todo problema teria sido resolvido se a administração Fogaça tivesse freado o desenvolvimento de edifícios elevados em locais impróprios à segurança de voo no lugar de liberar abertamente a construção dos mesmos, que só beneficiou aos especuladores imobiliários. Hoje, construir um novo aeroporto custaria não menos do que R$ 18 bilhões, e todo e qualquer investimento no atual é considerado como botar dinheiro fora.
:nopz:

Fonte: Jornal do Comércio - Notícia da edição impressa de 08/07/2014
denisar
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Re: Negligência na destruição do Salgado Filho

Mensagem por denisar »

Infraero(InfraZero) decide até fim do ano se ampliará pista de aeroporto no RS :unh?:
Uma das saídas pensadas é a construção de um novo aeroporto.
Empresa responsável reconhece problemas, mas diz que obra está em dia.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) se reunirão até o final de julho para avaliar o custo-benefício da continuidade da obra de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Um dos principais problemas encontrados foi a situação do terreno onde a pista está sendo ampliada, já que o solo é alagadiço. Pelo menos R$ 100 milhões já foram investidos na obra. A decisão deve ser tomada até o final do ano. :(
Segundo o diretor de Desenvolvimento Operacional da Infraero, Geraldo Moreira Neves, como ainda não há licitação, o processo precisará começar do zero, mesmo com os investimentos já feitos. Uma das saídas pensadas é a construção de um novo aeroporto.
"Ainda não há definição sobre a viabilidade ou não da obra de ampliação da pista. Todavia, é importante destacar que todas as características do empreendimento estão sendo consideradas nessa avaliação", afirma Neves. Caso a obra de ampliação seja finalizada, a pista do Salgado Filho passará dos atuais 2.280 metros para 3,2 mil metros a fim de receber aviões maiores. :rant:

Outro problema que o Salgado Filho enfrenta é a ampliação do terminal de passageiros. A obra, que já teve diversos atrasos e investimentos de R$ 9,65 milhões, pode atrasar ainda mais devido à necessidade de uma nova licitação. Isso porque a Infraero estuda a possibilidade de rescindir o contrato com a empreiteira Espaço Aberto, que realiza a reforma. A empresa já foi multada em R$ 161.750,24 em fevereiro, devido aos atrasos no cronograma de obras. A avaliação da Infraero poderá apontar para a construção de um novo aeroporto.
"No momento, a Infraero avalia a hipótese de instaurar processo administrativo visando à rescisão do contrato. Nesse caso, todo trabalho feito está sendo avaliado e à contratada será assegurado o direito de contraditório e ampla defesa”, afirmou Neves. Segundo ele, apesar do atraso, a demanda atual de passageiros é atendida pelo aeroporto. “A obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros tem como objetivo ampliar a capacidade do terminal para atender a demanda futura. Hoje, o Salgado Filho tem capacidade para atender 15,3 milhões de passageiros, sendo que em 2013 foram registrados 7,9 milhões de embarques e desembarques”, afirmou Neves.
Caso a rescisão seja feita, o segundo colocado na licitação será chamado. Entretanto, a empresa terá de cobrar o mesmo preço oferecido pela Espaço Aberto quando saiu vencedora da licitação inicial. Caso as outras empresas não aceitem esse preço, uma nova licitação deverá ser aberta, o que traria uma atraso de pelo menos mais três meses na conclusão do terminal.
Segundo a empresa, a reforma está em dia e não há motivo para a rescisão por atraso. O responsável pela obra, José Bonatto, admite, porém, que eles tiveram problemas em razão da chuva. "Não é do nosso interesse a rescisão do contrato com a Infraero, e estamos com os prazos em dia. Mais funcionário foram colocados no trabalho", afirmou.
Bonatto também garantiu que não houve até o momento o pedido de elevação nos valores iniciais apresentados para a ampliação do terminal.
:nopz:
Fonte: site G1 - Globo
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