SPOTTER BRASILEIRO: ENFIM UM RECONHECIMENTO OFICIAL!
Na última terça-feira (03/SET) foi inaugurado o primeiro spotter point "oficial" em aeroportos brasileiros. Devidamente identificado pela concessionária GRU AIRPORT, o espaço está localizado no sétimo andar do Edifício Garagem (EDG) do AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS/SP (GRU).
Não é o primeiro reconhecimento oficial, pois em Fortaleza, os spotters são conhecidos da administração aeroportuária local, tendo sido até assunto de uma matéria do informativo interno da INFRAERO quando entraram no pátio pela primeira vez.
O segundo é que é lamentável a omissão na matéria do nome do Neves, que foi quem lutou e botou a cara a tapa para conseguir este espaço. Temos que sim agradecer à GRU, mas agradecer por dar ouvidos ao Neves, que insistiu, foi a inúmeras reuniões, uniu os spotters em torno da causa e vem conseguindo de grão em grão convencer a GRU de não nos enxergar como terroristas. A ideia não é da GRU, e sim do Neves, e é bem chato não ler uma referência sequer a ele ou ao AeroIn na matéria.
Desculpem a puxada de orelha, mas imaginem se vocês lutassem meses para conseguir um local oficial para spotting no aeroporto de vocês e só saíssem os créditos à administradora?
Mas em Fortaleza não existe um espaço destinado aos Spotter, ou há?
A questão que acho relevante (minha opinião) é o espaço. Mostra bem a diferença entre o tratamento dado pela Infraero e pela concessionária.
A matéria não cita nominalmente ninguém, mas como spotter agradeço o empenho do Neves, do Sato e é claro de todos que lutam pelo hobby, afinal a visibilidade só ocorre porque muitos de nós estamos lá no morrinho...nos lugares que descobrimos, insistimos, enfim, lutamos...
Aqui em CGR também tivemos um certo reconhecimento, mas por parte da prefeitura, que fez um mirante na cabeceira 24 onde muitos de nós marcamos presença por anos em busca de uma foto...a Infraero, ao contrário, fechou o terraço e jamais perdeu a chance de nos tratar como "inimigos"...
Pelo que andei lendo e vendo na Internet - não fui ao local - trata-se de um espaço franqueado a todos.
Qto à fotos, não é um bom local. Está bem afastado das pistas (cerca de 800m). É muito mais um "mirante" para observação das aeronaves do que propriamente um local ótimo para fotos, mas, sem dúvida, a iniciativa de certa forma pioneira, merece nossos aplausos.