Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7370
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Mensagem por Fernando C. Milke »

Porto Alegre - 09/08/2013 15h57
Atualizado em 09/08/2013 16h03

Aeromóvel será inaugurado neste sábado pela presidente Dilma

Veículo tem capacidade para transportar até 150 passageiros

Porto Alegre - A inauguração oficial do Aeromóvel A 100 está prevista para ocorrer, neste sábado, às 10 horas, com a presença da presidente Dilma Rousseff, governador Tarso Genro entre outras autoridades, segundo o núcleo de comunicação da Trensurb. O engenheiro e idealizador do Aeromóvel Oskar Coester declarou que a partir do lançamento oficial, o veículo estará apto para transportar 150 passageiros. Já para setembro chegará o segundo veículo A 200, que transportará 300 passageiros. O trajeto inclui a Estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

DIARIO DE CANOAS
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Um mineiro inventou o avião; um gaúcho inventou o aeromóvel – E viva o invento brasileiro!

No começo da década de 60, Oskar Coester, um técnico aeronáutico da Varig, recebeu um desafio de Rubem Berta (presidente da Varig na época) :

Criar um sistema de transporte urbano que poderia conduzir os passageiros dos centros das grandes cidades (na época Rio e São Paulo) até os respectivos aeroportos em menor tempo do que o voo entre as mesmas cidades!

Oskar Coester estabeleceu as seguintes premissas básicas:

O sistema teria que ser elevado ou subterrâneo e em via exclusiva.

Custo de implantação e operação extremamente baixo, seguro, confortável, confiável e rápido, além de ser “ecologicamente correto”.

Na época não existia nenhum sistema com essas características.


Tempos depois, ao observar um vagonete que rodava sobre os trilhos, movido a vento como um barco, pela adaptação de um mastro e uma vela, com a função de transportar pessoas de uma ponta a outra no trapiche do porto de Rio Grande/RS, Coester teve ali sua grande inspiração.

Mas de onde viria o vento de forma constante e controlada para a propulsão?

Para isso, bastaria inverter a posição da vela e colocá-la dentro de um duto onde se sopraria o vento produzido por um ventilador industrial comum acionado por um motor elétrico trifásico de corrente alternada de baixa voltagem.

E mais: a parte superior do duto de concreto, elevado sobre estreitos pilares, também serviria para se assentar os trilhos onde se faria a rolagem do veículo em via totalmente exclusiva.

Por que elevado? Para se ter um custo de implantação muito menor do que um sistema enterrado e evitar conflito com o trânsito de superfície, o que conferiria total mobilidade, velocidade e segurança.

Pronto: estava inventado o aeromóvel, o sistema elevado para o transporte urbano de passageiros.

Em maio de 1977, testou um vagonete sobre trilhos carregado com sacos de areia. Nesta altura, sua fama já corria o Brasil.

Em 1979, Jorge Franciscone, diretor da extinta EBTU (Empresa Brasileira de Transporte Urbano), resolveu apostar na ideia. Garantiu US$ 4 milhões para a
construção da via experimental em Porto Alegre, no Gasômetro, que passou a funcionar em caráter experimental em 1983.

Porém, o projeto não foi concluído em função da troca no Ministério dos Transportes, onde Cloraldino Severo substituiu o então ministro Eliseu Resende e arquivou o projeto.

Cloraldino Severo ao assumir o ministério proibiu todos os funcionários de falarem sobre o assunto, inclusive mandando destruir todo o material informativo sobre o aeromóvel existente no Ministério e na EBTU.

Os primeiros ensaios foram realizados na residência do inventor, com um aspirador de pó e um carrinho de brinquedo de um dos quatro filhos.

No segundo modelo, Coester acoplou rodas de lambreta a uma cadeira.

Ambos os experimentos funcionaram excepcionalmente bem, acima de qualquer expectativa.

Em 1984 Cloraldino Severo foi convidado a dar explicações à sociedade gaúcha sobre os motivos que o levaram a boicotar o projeto na Assembleia Legislativa.

Ele disse ter suspendido o financiamento ao projeto por não acreditar que um “alemãozinho”, em uma oficina de fundo do quintal, pudesse desenvolver um sistema de transporte coletivo de passageiros que viesse a competir com os sistemas já em uso, produzidos pelas grandes empresas multinacionais.

Nesta época, Coester não trabalhava mais para a Varig, sendo diretor presidente de sua própria empresa, a Coester S.A., especializada na produção de sistemas de navegação automática e controle de leme para a marinha nacional e estrangeira.

Baseado na engenharia de aviação, o veículo do sistema aeromóvel tem quatro vezes menos “peso morto” em relação à carga útil transportada, comparado com qualquer vagão ferroviário.

O sistema também dispensa a necessidade de condutor e as manobras são feitas nas estações por controle remoto computadorizado. Tem freio a disco nas rodas só para estacionamento, pois o principal meio de parar o comboio é inverter o seu sistema de propulsão, que altera a direção do fluxo de ar em movimento no ventoduto sob os trilhos.

Desde 1989 o aeromóvel funciona em uma linha de 3,5km na cidade de Jakarta (Indonésia).


Um pouco de história da engenharia mecânica no Brasil!

Abraço!
Eduardo C. Milke.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Re: Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

37 milhões... 800m de pista...
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Sim, Augusto.

Pode parecer caro, mas a título de comparação, o custo de 1km
de mêtro enterrado é estimado entre R$ 160 e R$ 380 milhões
,
dependendo de desapropriaçãoes, tipos de solo, etc.

Meus parabéns a Porto Alegre!

Espero que outras cidades e aeroportos utilizem este sistema de transporte!!!
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Re: Aeromóvel será inaugurado neste sábado

Mensagem por Fernando Basto »

Tomara que esse sistema de transporte possa fazer parte da realidade de outras (muitas) cidades brasileiras ! Parabéns a POA !!!
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Responder