Uma dúvida que sempre tive e nunca sanei é sobre o procedimento de (re)acionar um motor em vôo.
Há uns 20 anos atrás ouvindo uma converda de um recruta da FAB, o mesmo comentou que era complicado, como "acender uma vela no vento".
Isto procede?
Grato!
Dúvida - Acionamento de motor em vôo
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Re: Dúvida - Acionamento de motor em vôo
... vamos por partes caro SR 71SR-71 escreveu:Uma dúvida que sempre tive e nunca sanei é sobre o procedimento de (re)acionar um motor em vôo.
Há uns 20 anos atrás ouvindo uma converda de um recruta da FAB, o mesmo comentou que era complicado, como "acender uma vela no vento".Isto procede?Grato!
Primeiramente no caso de turbo helices , especificamente F 50 , ATR 42 - 72 , E 120 ... e a lista continua ( exceto F 27 ) basta que se tenha Bateria operacional para que se de partida em voo . O porque de se ter bateria , é que ela inicia o acionamento e a seguir é assistida pelo outro gerador .
É necessario que se tenha alguns quesitos como velocidade da aeronave , nivel de voo , temperatura do ar externo , TODOS presentes em um grafico que fica nas aeronaves , para iniciar o acionamento .
NO CASO ESPECIFICO do F 27 , ele não necessitava nem de bateria e muito menos de starter pois tinha um dispositivo que tirava a helice do passo bandeira ( bomba eletrico - hidraulica de desembandeiramento ) e em consequencia o vento relativo acionava o motor em voo . Semprei achei isso um avanço sensacional para a epoca em que o 27 foi desenvolvido . E funcionava excepcionalmente bem .
Em hipotese alguma deve-se acionar o APU ( E 120 ) para se tentar acionar o motor em voo . No caso de fogo no APU vais voar com a cauda da aeronave pegando fogo . Trata-se de uma recomendação de segurança e não uma recomendação operacional .
Nos casos dos jatos , ter-se-a de ter ar sangrado do outro motor para o acionamento . Tambem se cumpre alguns quesitos como velocidade , nivel e temperatura do ar .
No mais , grosseiramente falando , é uma partida como outra qualquer .
Re: Dúvida - Acionamento de motor em vôo
Schoeder, MUITO bacana!
Obrigado pela explanação!
Depois de absorver esse papo do reco em questão, fiquei com esse conceito na cabeça. (E que porcaria, não?) Foi uma "converda" mesmo o que ouví na época, rssssssss.
Obrigado, abração!
Obs.: Como um assunto puxa outro, um motor a reação deve apresentar arrasto bem baixo quando desligado no ar, imagino. Até porquê não tem como "embandeirar", rs.
Obrigado pela explanação!
Depois de absorver esse papo do reco em questão, fiquei com esse conceito na cabeça. (E que porcaria, não?) Foi uma "converda" mesmo o que ouví na época, rssssssss.
Obrigado, abração!
Obs.: Como um assunto puxa outro, um motor a reação deve apresentar arrasto bem baixo quando desligado no ar, imagino. Até porquê não tem como "embandeirar", rs.
Re: Dúvida - Acionamento de motor em vôo
... SIM voce tem razão EM PARTE ... haverá um certo arrasto , não pelo fato daquele motor estar produzindo arrasto por indução mas pelo fato de tambem , não estar gerando IMPULSO ...SR-71 escreveu:Schoeder, MUITO bacana!
Obrigado pela explanação!
Depois de absorver esse papo do reco em questão, fiquei com esse conceito na cabeça. (E que porcaria, não?) Foi uma "converda" mesmo o que ouví na época, rssssssss.
Obrigado, abração!
Obs.: Como um assunto puxa outro, um motor a reação deve apresentar arrasto bem baixo quando desligado no ar, imagino. Até porquê não tem como "embandeirar", rs.