Passo Fundo - ampliação adiada

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Schneider
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Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Schneider »

O Nacional 26/06/2013 - http://www.onacional.com.br/


Reformas no aeroporto devem ficar para o ano que vem

Com projeto pronto, recursos aprovados e operador contratado, diretor Aeroportuário do Estado, sugere a criação de uma comitiva regional para pressionar o governo federal pela agilização do projeto

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Daniela Wiethölter Lopes/ON

O diretor Aeroportuário do Estado, Roberto Carvalho Netto, disse nesta terça-feira (25) em reunião com autoridades e empresários regionais na Acisa, que as obras do Aeroporto Lauro Körtz de Passo Fundo devem começar somente no ano que vem. O novo adiamento surpreendeu, já que a expectativa era que as obras iniciassem ainda no segundo semestre deste ano. Netto havia anunciado em março, durante audiência pública da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da AL, realizada em Passo Fundo, que as obras iniciariam em meados desse ano.
Segundo Netto, as reformas do aeroporto passaram a ser subsidiadas pelo governo federal, através do Projeto Federal de Investimentos em Logística: aeroportos regionais, no qual Passo Fundo foi contemplado com pelo menos R$ 27 milhões. Com a mudança, o recurso programado para o Aeroporto Lauro Körtz será totalmente financiado pelo governo federal, substituindo o Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos) que até o ano passado seria o responsável, junto ao Estado, pela execução das obras no aeroporto. “Na medida em que processo não está sob o controle do Estado, nós passamos apenas a gestão política dele, ou seja, estamos cobrando constantemente do governo federal sobre o andamento dos projetos. Eu não posso dar certeza absoluta de quando as obras vão iniciar em Passo Fundo, no entanto, o que se vê em Brasília, é uma motivação muito grande para iniciar as obras primeiro semestre de 2014, até porque a presidente quer iniciar as obras ainda na gestão dela”, explicou.

Projeto pronto
Os R$ 27 milhões contemplariam a construção de uma pista de taxiway, asfaltamento do acesso e a ampliação dos angares e ainda o aumento do pátio para estacionamento das aeronaves. No Brasil, 277 aeroportos regionais devem receber investimentos. No Rio Grande do Sul, são 16. Passo Fundo e Rio Grande, segundo o diretor, estariam no topo da fila, pois já possuem os projetos executivos prontos, ao contrário do restante dos aeroportos gaúchos, que precisariam ainda licitar os projetos e que devem obedecer a um padrão único nacional estabelecido pelo governo federal. “Passo Fundo está um passo na frente porque já o projeto para a parte de infra-estrutura está pronto, restando ainda contratar o projeto para o terminal de passageiros, que provavelmente seguirá um dos quatro projetos padrões que o governo federal irá lançar”, esclareceu.

Gestor
O Banco do Brasil foi contratado como operador do projeto, sendo responsável pelos processos licitatórios e gestão dos projetos. Conforme ele, o Banco já teria iniciado tomadas de preços com empresas internacionais interessadas na realização deste tipo de obras. “O diretor do Banco me assegurou que não vai faltar interessados”, disse Netto. A vantagem é que os contratos serão realizados via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), processo menos burocrático que permite ajustes de preços e a contratação em bloco, diferentemente do que é permitido em uma licitação normal. “Isso nos dá vantagens absurdas porque é um sistema mais simplificado e, portanto, mais rápido. A construção civil está muito aquecida, tem muita demanda e, uma obra relativamente pequena como será de Passo Fundo, poderia acabar sem interessados num processo normal de contratação”, garantiu.

Pressão política
A sugestão do diretor é que a comunidade local crie uma comitiva, com autoridades e empresários locais, para pressionar o governo federal a dar um andamento mais ágil no processo licitatório de Passo Fundo. “É evidente que há uma conotação política neste processo e isso envolve que os interessados se façam representar na Secretaria da Aviação Civil em Brasília. Não tem sentido não aproveitar o projeto, porque o Aeroporto Lauro Körtz não pode entrar no pacote dos 277 aeroportos regionais”, argumentou.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, a comitiva será montada nas próximas semanas, com a integração de autoridades e empresários de toda a região. “Vamos fazer um levantamento do potencial da região para mostrar ao Ministro da Aviação Civil, a importância de investir urgentemente no nosso aeroporto”, afirmou.

Melhorias
Além das recentes intervenções realizadas pela Prefeitura, o Diretor anunciou que a assinatura do contrato para realizar a pintura do terminal de passageiros do Aeroporto. “Não é um grande investimento, até porque é um terminal que está com os seus dias contados, mas dará mais conforto e funcionalidade ao serviço que opera no local”, disse. Além disso, o Departamento estuda a transferência da seção de incêndio, que permitirá a elevação da categoria contra incêndio e a operacionalização de aeronaves maiores. Atualmente, o aeroporto opera dentro do limite de 700 pousos e decolagens por trimestre, no entanto com a vinda da Azul para o município, é possível que o terminal precise ampliar a sua estrutura de segurança, inclusive com um novo caminhão de bombeiros.

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Diretor Aeroportuário do RS foi convidado pela Prefeitura para informar a comunidade regional sobre o andamento do projeto que prevê a ampliação do Aeroporto Lauro Körtz. (Foto: Daniela Wiethölter Lopes/ON)

Voo inaugural da Azul é adiado
Em virtude do mau tempo, o vôo inaugural da Azul, que estava programado para a manhã desta quarta-feira no Aeroporto Lauro Körtz, foi adiado, sem previsão ainda da nova data. O contrato de pintura do terminal seria formalizado nesta quarta-feira (26), durante as solenidades de inauguração da operação da Azul no município, mas foi adiado devido ao cancelamento do evento.
pauloroberto
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por pauloroberto »

Poderiam fazer um estádio de futebol :hahaha: :whistling: :whistling: ldepois transformar em aeroporto,ai a obra sai...
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Schneider
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Schneider »

Passo Fundo está, literamente, com os pés no chão. Não bastassem as obras que não decolam, os voos comerciais também não decolam. Ontem e hoje a Azul e a Avianca suspenderam os voos entre São Paulo para Passo Fundo (Ida e Frida). E não foi por falta de verbas e, sim, por falta de visibilidade. Parece que a visibilidade é nitidamente previsível, pois alguns voos foram cancelados com uma boa antecedência. E ainda tem gente que não acredita na existência da bola de cristal...
Fernando C. Milke
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Fernando C. Milke »

Schneider escreveu:Ontem e hoje a Azul e a Avianca suspenderam os voos entre São Paulo para Passo Fundo por falta de visibilidade.
Lamentável! Será que em Caxias do Sul aconteceu o mesmo com os voos Azul e Gol?
Uiliam Hahn Biegelmeyer
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Uiliam Hahn Biegelmeyer »

Com certeza!
O ILS prometido pelo Tarso ano passado não chegou ainda. Ele afirmou que P Fundo e CXJ teriam cada um seu equipamento. Foi publicado na imprensa!!
Rafael Lopes De Freitas S
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

matéria relacionada,
http://economia.estadao.com.br/noticias ... 5697,0.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Dois Pontos me chamaram atenção:
Primeiro na matéria do topo, Os projetos de Passo Fundo= 27 milhões, Rio Grande= 20 milhões, Novo aeroporto de Caxias pelo menos 150 milhões. Nestes três projetos total de 197 milhões. A verba para o RS está definida em 310 milhões, sendo assim sobra 113 milhões para os outros 12 aeroportos do estado. Sem falar que teria a construção de um em Gramado. Assim tecnicamente não sobraria nada para melhoria nos outros 11.
Segundo na matéria do estadão, "Estamos investindo na qualidade dos projetos", diz a diretora de gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Fabiana Todesco. Ela argumenta que é melhor consumir um pouco mais de tempo no planejamento da obra, pois é uma garantia contra eventuais problemas com o Tribunal de Contas da União (TCU), que analisará o programa. A falta de bons projetos é apontada por gestores do setor público como principal explicação para a lentidão do governo em investir.

Maior mal até agora nas obras para reformas nos aeroportos.

Abraços.
Marco SBCT
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Re: Passo Fundo - ampliação adiada

Mensagem por Marco SBCT »

É que com o barulho das ruas, temos que repensar os esquemas para as eleições que vêem aí em 2014, logo logo depois da Copa .....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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