INCIDENTES COM B787 DREAMLINER

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Re: INCIDENTES COM B787 DREAMLINER

Mensagem por MSATO »

Boeing submete bateria do 787 a testes mais duros antes evitados
18/03/2013 19h51
Por Alwyn Scott e Peter Henderson - REUTERS

NOVA YORK/SÃO FRANCISCO, 18 Mar (Reuters) - Para por seus Dreamliner 787 de volta ao ar, a Boeing está testando o volátil sistema de baterias do avião sob um padrão rigoroso que a própria companhia ajudou a desenvolver, mas que nunca havia utilizado na aeronave.

A decisão da Boeing traz um padrão arcano conhecido como RTCA ao centro do debate sobre se a Boeing e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) foram rigorosas o bastante ao estabelecer os padrões para o sistema de baterias do 787 em outubro de 2007. O debate pode trazer implicações ao uso futuro de baterias de ion-lítio em aeronaves.

Um comitê integrado pela Boeing publicou orientações de segurança em março de 2008 para o uso de baterias de ion-lítio em aeronaves, de modo a minimizar o risco de incêndio. Mas por terem vindo cinco meses após a FAA ter aprovado um conjunto de condições especiais para a segurança contra fogo do sistema de baterias do Dreamliner, a Boeing optou por não utilizar as novas orientações.

Na semana passada, a Boeing decidiu mudar para o padrão RTCA mais rigoroso para o sistema remodelado de baterias do 787.

A decisão veio após reguladores cancelaram voos com Dreamliners em todo o mundo em janeiro após um incêndio na bateria numa aeronave da Japain Airlines no aeroporto de Logan, em Boston, e uma falha de bateria num voo da All Nippon Airways no Japão.

Alguns especialistas da indústria de baterias mostraram-se surpresos com o fato de que a Boeing não aplicou o padrão RTCA quando ele foi publicado em 2008. Embora os testes não fossem obrigatórios, eles teriam servido como uma verificação dos pressupostos de desenho da Boeing e possivelmente impediriam que a bateria superaquecesse em janeiro, disseram.

O ex-membro do Conselho de Segurança de Transporte Nacional (NTSB, na sigla em inglês) John Goglia disse ver o uso do padrão RTCA como "uma admissão de que eles não fizeram um bom trabalho no começo".

"Será parte do relatório final NTSB", acrescentou. "Será pelo menos mencionado lá".

A NTSB questionou no mês passado as avaliações realizadas pela Boeing e pela FAA ao certificar o sistema de bateria em 2007. A agência de segurança planeja realizar uma audiência sobre o assunto no próximo mês e deve recomendar alterações a procedimentos da FAA após completar sua investigação sobre as falhas na bateria.

O porta-voz da Boeing Marc Birtel disse que a Boeing não usou o padrão RTCA previamente porque ele surgiu "após termos completado nossos planos de certificação e começado nossos esforços de teste".

Sob condições especiais, o Dreamliner foi aprovado "num programa rigoroso de teste e um extensivo programa de certificação conduzido pela FAA", disse ele.

Fonte: UOL Notícias
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Re: INCIDENTES COM B787 DREAMLINER

Mensagem por MSATO »

Atualizando......

787 da Boeing encara novo risco: limitação de alcance--fontes
27/03/2013 às 12h48


WASHINGTON/TÓQUIO, 27 Mar (Reuters) - Com a Boeing trabalhando para recuperar a permissão para seus 787 Dreamliner retomarem os voos, a companhia enfrenta o que poderia ser um custoso novo desafio: um banimento temporário das jornadas transoceânicas de longa distância para as quais a aeronave foi projetada.

Especialistas do setor de aviação e autoridades do governo dizem que a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) pode encurtar o tempo de voo permitido para o 787 em certas rotas ao aprovar um sistema de baterias redesenhado.

"Caso a FAA aprove (somente) a operação sobre terra, isso seria um golpe muito destrutivo ao programa do 787", disse Scott Hamilton, um analista de aviação na Leeham Co, em Seattle.

"É completamente dentro das expectativas que a FAA limite as extensões de operação para o 787", disse uma fonte reguladora do Japão à Reuters.

Um porta-voz da FAA disse ser muito cedo para discutir a aprovação de ETOPS já que o reparo da bateria da Boeing ainda está em testes.

Durante uma coletiva de imprensa recente no Japão, executivos da Boeing disseram não haver nenhuma conversação com reguladores a respeito de extensões de operação. Eles disseram que o plano de certificação proposto não previa mais limitações uma vez que o avião obtenha a permissão para retomar os voos.

Fonte: Portal R7 / Notícias

Boeing se diz confiante em solução para bateria do 787
28/03/2013 18h52


28 Mar (Reuters) - A Boeing está confiante na proposta para corrigir as falhas nas baterias de íon-lítio de seu avião de passageiros 787, cujos voos foram cancelados, disse o presidente-executivo da empresa, Jim McNerney, nesta quinta-feira.

O cancelamento dos voos foi uma "experiência frustrante", disse o executivo em um encontro na Câmera de Comércio dos Estados Unidos.

Reguladores cancelaram os voos do 787 em 16 de janeiro após incidentes separados com a bateria dos aviões em Boston e no Japão. Estima-se que o cancelamento já custou 450 milhões de dólares para a empresa, montante que considera compensações para as empresas aéreas.

A Boeing está agora fazendo voos de testes para melhorar a segurança da nova bateria. McNerney disse que espera que o avião volte ao serviço "mais cedo do que tarde", embora não tenha sido mais específico.

Fonte: UOL Notícias
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SBLO
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Re: INCIDENTES COM B787 DREAMLINER

Mensagem por SBLO »

Dando um "up" na minha pergunta, já que quando a fiz, não houve respostas:

"Me perdoem a minha ignorância no assunto, pois não sou mecânico nem engenheiro aeronáutico, mas, antes dessas baterias de lítio, que tipo de baterias eram usadas nas aeronaves???"
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: INCIDENTES COM B787 DREAMLINER

Mensagem por Marco SBCT »

As baterias(acumuladores) são parte do sistema elétrico das aeronaves, se utiliza chumbo-ácido seladas, bem antiguinhas e bem estudadas, apesar do peso, altamente confiáveis, há algumas décadas surigiram as baterias com gel no lugar do eletrólito líquido, tornando -as mais seguras e confiáveis, o grande prpoblema das baterias convencionais é o peso em relação à capacidade de acumulação de energia, e tem vida útil abreviada conforme a utilização, o que deve ser bem monitorado pela manutenção.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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