Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Augusto
PP
PP

Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Augusto »

Amigos,

Gostaria da ajuda de todos para conseguir alcançar o meu objetivo de restaurar uma aeronave. Procuro uma aeronave com pelo menos vinte anos de fabricação e que esteja digamos "abandonada" em algum canto deste nosso Brasil, não importa onde.
Claro, eu não posso encarar um boeing destes tantos abandonados, eu gosto mais da aviação pequena (DC-3 serão aceitos!), os nossos conhecidos Piper's, Cessnas, Beechcraft's (que tal um bonanza ou um Beech bi?), algumas raridades (alguém sabe de algum T-6 em bom estado?). Bom amigos brincadeiras a parte, acho que voces estão me entendendo, por favor postem fotos aqui e digam a localização que eu vou olhar e quem sabe consigo comprar o bicho! Aí vou me divertir "levantando" a coisa e vocês poderão acompanhar pela internet.

Ah! Pode ser algum tipo de helicoptéro ( soube de uns Bell 47G e 206 Jet Ranger Ex-Fab's que estão em mau estado em alguns aeroclubes!)

Abraços a todos e feliz 2013, conto com vocês!
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Constellation »

Augusto escreveu:Amigos,

Gostaria da ajuda de todos para conseguir alcançar o meu objetivo de restaurar uma aeronave. Procuro uma aeronave com pelo menos vinte anos de fabricação e que esteja digamos "abandonada" em algum canto deste nosso Brasil, não importa onde.
Claro, eu não posso encarar um boeing destes tantos abandonados, eu gosto mais da aviação pequena (DC-3 serão aceitos!), os nossos conhecidos Piper's, Cessnas, Beechcraft's (que tal um bonanza ou um Beech bi?), algumas raridades (alguém sabe de algum T-6 em bom estado?). Bom amigos brincadeiras a parte, acho que voces estão me entendendo, por favor postem fotos aqui e digam a localização que eu vou olhar e quem sabe consigo comprar o bicho! Aí vou me divertir "levantando" a coisa e vocês poderão acompanhar pela internet.

Ah! Pode ser algum tipo de helicoptéro ( soube de uns Bell 47G e 206 Jet Ranger Ex-Fab's que estão em mau estado em alguns aeroclubes!)

Abraços a todos e feliz 2013, conto com vocês!
Augusto,

Vc tem licença de MMA? Se não tiver, vc pode ter problemas com a ANAC se for restaurar a aeronave por conta própria, sem a presença de um mecãnico certificado. A coisa fica muito mais complicada se vc quiser fazer voar uma aeronave tipo, como os que vc citou, DC-3 ou Bell 206.

Claro que isso não se aplica se vc não pretender voar a aeronave, e só deixá-la em condição estática. Te aviso desde já que essa brincadeira vai custar muito dinheiro, talvez custe mais do que comprar uma aeronave em condição de voo. Outra opção é vc transformar uma aeronave certificada em experimental, mas aí ela tem que ter, se não me engano, mais de 40 anos de fabricação.

Grande abraço.
Imagem
Augusto
PP
PP

Re: Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Augusto »

Amigos.
Eu sou apenas um piloto saudosista. Eu tive essa ideia depois de algumas decepções com os experimentais que não vale a pena aqui detalhar. O que eu vou fazer é comprar o "bicho" e levá-lo para uma oficina certificada e ir fazendo o que puder para restaurar sua condição de voo. O custo-benefício ou melhor se vale a pena gastar ou não, vai depender de algumas avaliações técnicas que obterei de profissionais amigos meus de longa data, e também de aspectos históricos que forem relevantes ao caso.
Um exemplo: Estou obtendo informações de um Bell 206 Jet Ranger hangarado numa fazenda em Tocantins há alguns anos. Não confirmei a cidade ainda e nem quem é o proprietário, mas envolve uma disputa judicial que tá rolando por lá, e o aparelho parou de voar ou melhor de ser usado desde 2006, sendo recolhido ao hangar e arrestado por ordem judicial. O ano de fabricação dele é de 1974 e pertenceu (dizem!) a Líder Táxi Aéreo - Estou averiguando - O aparelho já estava em mau estado de conservação segundo me informou a fonte que é o ex-piloto dele, precisando de uma reforma de pintura e estofamentos e a turbina já estava chegando nas 300 horas finais - O proprietário postergava uma manutenção mais completa já em virtude das ações judiciais que estava sofrendo e não conseguiu vender a aeronave antes do arresto devido ao status da aeronave - Turbina no fim, reforma necessária e por último documentação atrasada - É um caso a considerar se pudermos desembaraçar a compra!
Responder