Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Augusto
PP
PP
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 02, 2011 11:26

Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Augusto »

Amigos,

Gostaria da ajuda de todos para conseguir alcançar o meu objetivo de restaurar uma aeronave. Procuro uma aeronave com pelo menos vinte anos de fabricação e que esteja digamos "abandonada" em algum canto deste nosso Brasil, não importa onde.
Claro, eu não posso encarar um boeing destes tantos abandonados, eu gosto mais da aviação pequena (DC-3 serão aceitos!), os nossos conhecidos Piper's, Cessnas, Beechcraft's (que tal um bonanza ou um Beech bi?), algumas raridades (alguém sabe de algum T-6 em bom estado?). Bom amigos brincadeiras a parte, acho que voces estão me entendendo, por favor postem fotos aqui e digam a localização que eu vou olhar e quem sabe consigo comprar o bicho! Aí vou me divertir "levantando" a coisa e vocês poderão acompanhar pela internet.

Ah! Pode ser algum tipo de helicoptéro ( soube de uns Bell 47G e 206 Jet Ranger Ex-Fab's que estão em mau estado em alguns aeroclubes!)

Abraços a todos e feliz 2013, conto com vocês!
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Constellation »

Augusto escreveu:Amigos,

Gostaria da ajuda de todos para conseguir alcançar o meu objetivo de restaurar uma aeronave. Procuro uma aeronave com pelo menos vinte anos de fabricação e que esteja digamos "abandonada" em algum canto deste nosso Brasil, não importa onde.
Claro, eu não posso encarar um boeing destes tantos abandonados, eu gosto mais da aviação pequena (DC-3 serão aceitos!), os nossos conhecidos Piper's, Cessnas, Beechcraft's (que tal um bonanza ou um Beech bi?), algumas raridades (alguém sabe de algum T-6 em bom estado?). Bom amigos brincadeiras a parte, acho que voces estão me entendendo, por favor postem fotos aqui e digam a localização que eu vou olhar e quem sabe consigo comprar o bicho! Aí vou me divertir "levantando" a coisa e vocês poderão acompanhar pela internet.

Ah! Pode ser algum tipo de helicoptéro ( soube de uns Bell 47G e 206 Jet Ranger Ex-Fab's que estão em mau estado em alguns aeroclubes!)

Abraços a todos e feliz 2013, conto com vocês!
Augusto,

Vc tem licença de MMA? Se não tiver, vc pode ter problemas com a ANAC se for restaurar a aeronave por conta própria, sem a presença de um mecãnico certificado. A coisa fica muito mais complicada se vc quiser fazer voar uma aeronave tipo, como os que vc citou, DC-3 ou Bell 206.

Claro que isso não se aplica se vc não pretender voar a aeronave, e só deixá-la em condição estática. Te aviso desde já que essa brincadeira vai custar muito dinheiro, talvez custe mais do que comprar uma aeronave em condição de voo. Outra opção é vc transformar uma aeronave certificada em experimental, mas aí ela tem que ter, se não me engano, mais de 40 anos de fabricação.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Augusto
PP
PP
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 02, 2011 11:26

Re: Restaurar uma aeronave como terapia ocupacional

Mensagem por Augusto »

Amigos.
Eu sou apenas um piloto saudosista. Eu tive essa ideia depois de algumas decepções com os experimentais que não vale a pena aqui detalhar. O que eu vou fazer é comprar o "bicho" e levá-lo para uma oficina certificada e ir fazendo o que puder para restaurar sua condição de voo. O custo-benefício ou melhor se vale a pena gastar ou não, vai depender de algumas avaliações técnicas que obterei de profissionais amigos meus de longa data, e também de aspectos históricos que forem relevantes ao caso.
Um exemplo: Estou obtendo informações de um Bell 206 Jet Ranger hangarado numa fazenda em Tocantins há alguns anos. Não confirmei a cidade ainda e nem quem é o proprietário, mas envolve uma disputa judicial que tá rolando por lá, e o aparelho parou de voar ou melhor de ser usado desde 2006, sendo recolhido ao hangar e arrestado por ordem judicial. O ano de fabricação dele é de 1974 e pertenceu (dizem!) a Líder Táxi Aéreo - Estou averiguando - O aparelho já estava em mau estado de conservação segundo me informou a fonte que é o ex-piloto dele, precisando de uma reforma de pintura e estofamentos e a turbina já estava chegando nas 300 horas finais - O proprietário postergava uma manutenção mais completa já em virtude das ações judiciais que estava sofrendo e não conseguiu vender a aeronave antes do arresto devido ao status da aeronave - Turbina no fim, reforma necessária e por último documentação atrasada - É um caso a considerar se pudermos desembaraçar a compra!
Responder