Frequência 121.5 com sinal de rádio-impacto!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Frequência 121.5 com sinal de rádio-impacto!

Mensagem por Anonymous »

Várias aeronaves que sobrevoaram SBRF nas últimas horas, reportaram junto ao ACC e APP Recife que estavam recebendo um sinal de rádio-impacto na frequência 121.5. Fato comprovado ao ligar o rádio na referida frequência. De acordo com as comunicações do APP, pela intensidade do sinal, supõe-se que esteja a aproximadamente 20NM do VOR REC. APP-RE informou que o SALVAERO já foi acionado e estão verificando a origem do sinal. Será que tem alguém testando o ELT por aí?
Editado pela última vez por Anonymous em Dom Abr 03, 2005 00:38, em um total de 1 vez.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Engracado. Semana passada recebi sinais de ELT no setor W de CGH, e tambem na aproximacao final de BSB.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Sempre há sinais de rádio impacto (ELT) sendo transmitido em alguma parte. Aqui em BSB já escutei até no próprio aeroporto e já ouvi várias aeronaves reportando a escuta em outras áreas também. Segundo um professor de Seg. de Vôo, o ELT é um dos principais objetos de "roubo" quando uma aeronave se acidenta.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É...na quarta-feira aqui em Brasília,um A319 da TAM reportou que recebia sinais de ELT no pátio...aí o controle solo disse que isso tem ocorrido com frequência.
welter mesquita vaz
PC
PC
Contato:

Mensagem por welter mesquita vaz »

Pessoal, aqui em Belo Horizonte, já tem 1 mês que todas as aeronaves que cruzam as aerovias superiores tem recebido o sinal de rádio impacto, mas nada foi localizado, ainda as aeronaves continuam recebendo o sinal.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Alguém pode me explicar melhor que sinal ou som é esse??? (eu sei do que se trata,mas não tenho informações mais precisas do assunto)

Desde já agradeço.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ricardo_SBBR escreveu:É...na quarta-feira aqui em Brasília,um A319 da TAM reportou que recebia sinais de ELT no pátio...aí o controle solo disse que isso tem ocorrido com frequência.
Foi a gente. O sinal é um som eletronico transmitido nesta frequencia, que e acionado manualmente ou por impacto.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Prezados amigos,

Pelo visto, tal fato está acontecendo em várias localidades, o que é, no mínimo, curioso, pois, pelo que alguns dos amigos reportaram, tudo indica que a origem do sinal está nas proximidades do aeroporto. Portanto, supõe-se que:
1) Poderia ser alguma empresa de manutenção efetuando testes neste tipo de equipamento, posteriormente, esquecendo-se de deixá-lo em "stand-by" ou;
2) Pela ação involuntária (de origens diversas) do ELT de determinada(s) aeronave(s), daí a explicação de ter sido reportado o mesmo fato em aeroportos distintos. Ou seja, onde a(s) mesma(s) estiver(em), o sinal de rádio-impacto será captado pelas demais aeronaves e órgãos ATC nas suas imediações.
Na minha profissão, apesar de sermos treinados para lidar com tais ocorrências, não nos compete a parte técnica que envolve a operacionalidade do mesmo.
Vale salientar que o ELT também emite sinais nas frequências 243.0 e 406.0 Mhz, pode ser operado manualmente e funciona independentemente das fontes de energia da aeronave.
Alguém já tentou escutar os sinais nessas frequências?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Acabei de ligar o rádio e verifiquei que o sinal reportado ontem à tarde ainda continua, inclusive, na frequência 243.0 Mhz, por acaso, bem mais forte (5/5) que a 121.5 Mhz. Tudo indica que a aeronave ou o equipamento está bem próximo (ou no próprio) do Aeroporto/Aeroclube.
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

Como é feita a identificação desse sinal de rádio-impacto? Quais as características dele?

Abraço
Imagem
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Esses dias o GOL 1700 decolou para Cuiabá (CGB) e, após a decolagem, reportou ao controle CGR que recebeu esse sinal e disse a distância em NM do VOR CGR que não me lembro...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Dirty_Wings,

Para os usuários de receivers de aviação, trata-se apenas de um beep intermitente transmitido exclusivamente nas frequências de emergência anterioremente citadas. Segundo o Anexo 6 da ICAO, a tripulação das aeronaves que porventura estejam sintonizadas nas referidas frequências, deverão reportar tal fato ao órgão ATS mais próximo, que repassará a informação ao Centro de Coordenação de Salvamento (RCC) da região.
Adicionalmente, existe um sistema de satélites em órbita semipolares de baixa altura, chamado COSPAS-SARSAT, que captam os sinais dos ELT e os retransmite a uma rede de estações especializadas, chamadas de Terminais de Usuários Locais (LUT), as quais determinam a posição e enviam uma mensagem contendo as referidas coordenadas geográficas ao Centro de Controle de Missão (MCC), que por sua vez, retransmite a informação ao Centro de Coordenação e Salvamento (RCC), para que processe o acionamento da missão de Busca e Salvamento.

Resumindo o acima exposto:

ELT -> ACFT EM 121.5/243.0 -> ÓRGÃO ATS -> RCC
+
ELT -> COSPAS-SARSAT -> LUT -> MCC -> RCC
= Localização da Aeronave
Dirty_wings
PC
PC

Mensagem por Dirty_wings »

ntcjr escreveu:Caro Dirty_Wings,

Para os usuários de receivers de aviação, trata-se apenas de um beep intermitente transmitido exclusivamente nas frequências de emergência anterioremente citadas. Segundo o Anexo 6 da ICAO, a tripulação das aeronaves que porventura estejam sintonizadas nas referidas frequências, deverão reportar tal fato ao órgão ATS mais próximo, que repassará a informação ao Centro de Coordenação de Salvamento (RCC) da região.
Adicionalmente, existe um sistema de satélites em órbita semipolares de baixa altura, chamado COSPAS-SARSAT, que captam os sinais dos ELT e os retransmite a uma rede de estações especializadas, chamadas de Terminais de Usuários Locais (LUT), as quais determinam a posição e enviam uma mensagem contendo as referidas coordenadas geográficas ao Centro de Controle de Missão (MCC), que por sua vez, retransmite a informação ao Centro de Coordenação e Salvamento (RCC), para que processe o acionamento da missão de Busca e Salvamento.

Resumindo o acima exposto:

ELT -> ACFT EM 121.5/243.0 -> ÓRGÃO ATS -> RCC
+
ELT -> COSPAS-SARSAT -> LUT -> MCC -> RCC
= Localização da Aeronave
Muito elucidativa a sua resposta, meu caro ntcjr.

Obrigado :wink:

Abraço
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Por nada, Dirty.

Informo que o sinal cessou na 2ª feira passada. Desconheço qual foi a sua origem mas, com certeza, não se tratou de acidente/incidente aeronáutico.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas, bem como as do RICARDO_SBBR
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Todas as aeronaves tem um "Rádio" na cauda que em caso de acidente ele é acionando, as vezes por causa de um pouso mais duro esse rádio pode ter sido acionado, por várias vezes no aeroclube de Florianópolis a gente já teve reporte de alguma aeronave comercial informando que estava recebendo o sinal na região, quando ia verificar era alguma aeronave do aeroclube que tinha disparado o Rádio!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Obrigado ntcjr,esclareceu minhas dúvidas sim e isso que vc me explicou vai me ajudar bastante.

Abração.
Fat Albert
PP
PP

Mensagem por Fat Albert »

[quote="gustavo320"][quote="Ricardo_SBBR"]É...na quarta-feira aqui em Brasília,um A319 da TAM reportou que recebia sinais de ELT no pátio...aí o controle solo disse que isso tem ocorrido com frequência.[/quote]

Foi a gente. O sinal é um som eletronico transmitido nesta frequencia, que e acionado manualmente ou por impacto.[/quote]

Ué vc fica na escuta em 121.5 no pátio?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

não.Eu fico na escuta do solo Brasília (121.80) e um tam que chegou no gate 13 reportou ao solo que recebia sinais de ELT. A acft da Tam deveria estar com um dos rádios em 121.50
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

[quote="gustavo320]Foi a gente. O sinal é um som eletronico transmitido nesta frequencia, que e acionado manualmente ou por impacto.[/quote]

Ué???...como assim foi a gente???
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Acho que aqui deve ter sido o mesmo caso, pela intensidade do sinal.
Responder