Artigo: Coloquem os seus cintos de segurança e... fumem !!!

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Artigo: Coloquem os seus cintos de segurança e... fumem !!!

Mensagem por AeroEntusiasta »

Coloquem os seus cintos de segurança e... fumem !!!

Wanderley Duck (*)

Da mesma maneira que, nos dias de hoje, a propaganda nos vende a ilusão de que uma pessoa só pode ser feliz com um copo de cerveja na mão, como se as bebidas alcoólicas não fossem uma droga tão ou mais nociva do que muitas das chamadas drogas ilícitas, antigamente essa ilusão era vendida pelas propagandas de cigarro.
Fumar era charmoso e você só seria uma pessoa bem sucedida e feliz se estivesse com um cigarro na boca.

Imagem
(Coleção Helena Dornelles)

Havia até uma antiga música que se cantava nas missas, que foi logo parodiada pela molecada da época, que por sinal fumava escondido, para tentar ser adulto antes da hora:

O meu coração é só de Jesus, mas o meu pulmão, é da Souza Cruz...

Aliás, falando em músicas antigas, um dos grandes sucessos do passado foi um tango chamado Fumando Espero, que, entre outras coisas do gênero, dizia que " fumar es un placer, genial, sensual ".
Mesmo tendo sido composto em 1922 pelo Juan Viladomat e pelo Félix Garzo e gravado originalmente pelo Carlos Gardel, ele chegou até a época da minha adolescência, em versões em português gravadas por muitos cantores famosos daquele tempo.

Imagem
(Coleção Helmut Fritz Popp)

Nem os médicos escapavam da propaganda da indústria do tabaco, existiam muitos anúncios iguais ao do cigarro português Porto, que associavam os esculápios com o então garboso hábito de fumar.
O nosso querido médico de família, o saudoso Dr. Pádua, aliás mais do que querido, ele era uma espécie de nosso santo protetor e herói familiar, fumava tanto que parecia uma chaminé de fábrica, não lembro se ele fumava Continental ou Luiz XV, duas marcas de cigarros sem filtro daquela década de 1950.

Imagem
(Coleção W.Duck)

Nos dias de hoje, aonde nem na calçada do lado de fora dos aeroportos se pode fumar, isso seria inimaginável, mas eu me lembro bem da época em que as próprias companhias aéreas davam maços de cigarros de brinde para os nossos amados passageiros relaxarem durante o vôo.
Para quem não acredita, está aí a prova...

Imagem
(Coleção Almagro)
EduardoJoseDias
PC
PC

Re: Artigo: Coloquem os seus cintos e segurança e... fumem !

Mensagem por EduardoJoseDias »

Me lembro que , antigamente ao se pagarem os avisos de "NO SMOKING" dentro do avião, começava uma sinfonia de isqueiros!
AB3
MASTER
MASTER

Re: Artigo: Coloquem os seus cintos de segurança e... fumem

Mensagem por AB3 »

as empresas tiveram pesados prejuizos ao longo dos anos pelo que a fumaça do cigarro provocava no sistema de ar-condicionado dos avioes. Hoje não há mais NO SMOKING nos avião modernos, deu lugar aos NO DEVICES... é o caso dos ATR72-600
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

AB3 escreveu:as empresas tiveram pesados prejuizos ao longo dos anos pelo que a fumaça do cigarro provocava no sistema de ar-condicionado dos avioes. Hoje não há mais NO SMOKING nos avião modernos, deu lugar aos NO DEVICES... é o caso dos ATR72-600
Exato. A fumaça dos cigarros produzia uma substância negra e pegajosa, parecida com o piche, mas muito mais fedorenta, que vivia entupindo dutos e provocando panes em válvulas outflow. Pensem num treco com odor asqueiroso... nunca senti cheiro pior.

Essa do NO DEVICES eu nunca tinha visto e não sabia! Obrigado pela info, Alexandre.

Grande abraço.
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Boa noite.

Segue o comentário do autor, Comandante Wanderley Duck, sobre essa substância:

"Se você achar interessante, por favor esclareça que isso que a pessoa mencionou é o alcatrão, realmente parece um piche nojento e malcheiroso.
De tudo de ruim que o cigarro tem e produz, essa coisa é a mais nociva de todas, é ela que mais acaba com o pulmão das pessoas e também acaba com equipamentos em geral.
Não é só no avião que isso faz estrago, um computador de fumante também fica com essa coisa dentro dele e acaba pifando um dia, porque as ventoinhas do sistema de arrefecimento do computador puxam a fumaça para dentro dele e forma esse depósito de alcatrão em algumas partes da máquina."
(Wanderley Duck)
schroeder
PC
PC

Mensagem por schroeder »

... um dos grandes prazeres da minha vida de tripulante foi a proibição de fumar a bordo . Primeiramente em voos com até uma hora e depois simplesmente e maravilhosamente abolidos de vez . O cheiro a bordo
era insuportavel para os não fumantes e o uniforme chegava simplesmente fedendo , tanto nos pernoites quanto em casa .Foi uma grande conquista para aqueles que como eu abominavam o fumo .... infelizmente casei com uma fumante , mas que depois de 20 anos deixou o cigarro de vez .... :coffee:
Responder