LATAM nasceu oficialmente hoje

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AeroEntusiasta
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LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por AeroEntusiasta »

LAN e TAM concluem fusão. Hoje nasceu a LATAM Airlines Group

Presstur 22-06-2012 (15h08) A LAN e a TAM concluíram esta sexta-feira o processo de consolidação dando origem ao novo LATAM Airlines Group, mas com ambs as companhias mantendo as suas marcas a operar no mercado.

A nova holding oferecerá a seus passageiros mais voos, para mais destinos, que qualquer outro grupo de aviação da América do Sul chegando a aproximadamente 150 destinos, em 22 países e transportando cargas para 169 destinos em 27 países, diz a TAM em comunicado.

A holding terá como presidente do Conselho de Administração Maurício Rolim Amaro, actual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM S.A. e Enrique Cueto, até hoje vice-presidente executivo da LAN, será o CEO.
Cada companhia aérea mantém seus centros de operação actuais, a LAN em Santiago e TAM em São Paulo e vão continuar a operar com suas marcas actuais.

As companhas apontam entre os benefícios para os passageiros a "maior conectividade, melhores itinerários e frequências e diminuição nos tempos de ligação".

A partir de 27 de Junho, os membros dos programas de passageiros frequentes LANPASS e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar milhas em toda a rede da LAN e da TAM.

As estimativas das companhias apontam para sinergias avaliadas entre 170 milhões a 200 milhões de dólares para os primeiros 12 meses posteriores à união, até um montante anual de 600 milhões a 700 milhões de dólares durante o quarto ano.

Fonte: http://www.presstur.com/site/news.asp?news=37343" onclick="window.open(this.href);return false;
andrlesenechal
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por andrlesenechal »

Inclusive, eles lançaram uma página bastante informativa em relação às mudanças nas operações, às alianças, aos planos de fidelidade e etc..

http://blog.tam.com.br/2012/06/tire-tod ... -airlines/" onclick="window.open(this.href);return false;
glm
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por glm »

Vejo com muita ressalva o nascimento formal da LATAM, não acho que esta fusão vai resultar em vantagens para o consumidor brasileiro ou vai ajudar o aprimoramento da aviação comercial do Brasil. Passamos a ser mero coadjuvantes no mercado de aviação da América latina, com a saída da GOL do Chile agora temos um monopólio da LATAM para aquele país, já vemos a TAM abandonando a rota Porto Alegre -Buenos Aires. A médio prazo teremos aumento nas passagens, dada a concentração no mercado.Já existem reclamações de brasileiro que se sentem preteridos em aviões da LAN por não falarem espanhol( veja noticia no terra sobre o nascimento da LATAM hoje). Em quanto tempo teremos o fim da marca TAM e a pintura dos aviões com o nome LAN ou no máximo LATAM ( como ocorreu coma oceanair)? Eu acho que no máximo em dois anos.Espero estar errado.
moises Propp
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Até posso estar enganado, mas em breve teremos o fim da
TAM, pois quando a GOL comprou a VARIG falou que a marca
não iria sumir, praticamente sumiu !!!
sds,
Moisés Propp
glm
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por glm »

Concordo e como disse em meu post, acho que a marca TAM vai desaparecer em uns dois ou três anos. Só não sei se ficará simplesmente LAN ou se LATAM.Também acho que os A350 não virão e que o que virá sera os 787, faz mais sentido padronizar a frota e fazer compras conjuntas. E a entrada da AIRES (LAN colombia) no Brasil mostra que a LAN quer ampliar a presença de sua marca aqui. Por que invés de trazer a LAN colombia para aqui eles não incrementam a presença da TAM com mais voos para a colombia, ainda que em code share com a LAN colombia?
A LAN não tratará a TAM como a Airfrance trata e KLM, pelo que vejo na empresa e pela forma como a fusão é tratada no exterior, lá eles dizem abertamente que foi um takeover e quem sempre fala pela LATAM é o Enrique Cueto.A marca TAM está com os dias contados a marca LAN é que vai dominar.
José Paulo
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por José Paulo »

glm escreveu:A LAN não tratará a TAM como a Airfrance trata e KLM, pelo que vejo na empresa e pela forma como a fusão é tratada no exterior
Começo a concordar com você GLM.
Pela forma que a coisa vem aparecendo, me fica a impressão que algo não vai bem em termos de "independência de operações".
É um feeling. Tudo bem, afinal eles são os donos, mas não me cheira bem essa dominação da Lan Chile sobre a AL ... :? :?
bwach
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por bwach »

Bem capaz que a marca TAM continue apenas em vôos domésticos e vôos internacionais para destinos não operados pela LAN. Deve ser mais barato para uma companhia chilena, argentina, peruana ou colombiana voarem para o Brasil do que uma brasileira voar para esses destinos, uma vez que a tributação brasileira é sacanagem.
paulo roberto

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por paulo roberto »

Eu acho que vai acabar a TAM e ficar a LAN Brasil como aconteceu com todas empresas que a Lan comprou ou fez fusao... :coffee:
Constant

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Constant »

José Paulo escreveu:
glm escreveu:A LAN não tratará a TAM como a Airfrance trata e KLM, pelo que vejo na empresa e pela forma como a fusão é tratada no exterior
Começo a concordar com você GLM.
Pela forma que a coisa vem aparecendo, me fica a impressão que algo não vai bem em termos de "independência de operações".
É um feeling. Tudo bem, afinal eles são os donos, mas não me cheira bem essa dominação da Lan Chile sobre a AL ... :? :?
e vc está certo em desconfiar. Na ditadura do pinochet o chile se transformou num laboratótio das experiêrncias neoliberais dos estados unidos, mais especificamente, das ideias da chamada escola de chicago, através dos chicago`s boys. O chile é um forte aliado dos eua aqui, tanto que foi o único país do continente sulamericano que estava concordando com a ALCA no tempo de clinton e, atualmente, está implementando uma forte pol´tiica de sucateamento neoliberal da educação chilena, o que está provozando fortes protestos estudantis. Essa fome monopolizadora da Lan (outrora Lan Chile), não e´de hoje e tem origens históricas que remontam à influência norte americana desde pinochet. é fruto de uma mentalidade e de uma pol´tiica nacional e nçao de uma família de empresários..tanto é que eles elegeram um presidente comprometido com esta política neoliberal.
Clipper202

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Clipper202 »

Nao entendo qual e o problema que tem certos brasileiros com esta fusao? :rant: Sera pelo fato de ser uma empresa aerea de um pais muito menor (Populacao, PIB, etc) e do mesmo continente que foi a que se fusionou com a TAM? Sera que a vossa reaccao tivesse sido a mesma se fossem os franceses, americanos ou australianos a comprarem a Tam ao inves dos chilenos?

Vamos ser realistas por favor e tentar analisar a situacao objectivamente:

-A TAM lamentavelmente tem tido perdas os ultimos semestres.
-Lan neste minuto e uma empresa de succeso. (desde o ponto de vista financeiro e aumento de capacidade) e tem estado a crescer e expandir suas operacoes nos ultimos tempos.
-A aviacao no Brasil (devido a uma serie de legislacoes anacronicas) nao esta no seu melhor...ou dito de otra forma, poderia estar melhor devido a enorme capacidad e potencialidade que tem o Brasil.
-O modelo de negocios da TAM a diferenca ao da Lan esta ultrapassado e precisa urgentemente ser restructurado. Lan tem o know how necessario para isto, assim como tambem o capital. Em consecuencia e logico que dois grupos de familias de sucesso tenham se unido para fazer crescer seu negocio e realmente nao acho que a familia Amaro seja tao estupida para entrar num negocio sem ter a certeza que iam lucrar ou ganhar algo.
-Consumidor vai ganhar sim com esta uniao/fusao/compra (como queiram chamar). Se tem duvidas por favor analisem como esta a aviacao comercial nos paises nos quais entrou a Lan e comparem como estava antes da Lan iniciar operacoes. Precos baixaram, conectividade aumentou, aeroportos melhoraram etc. (Com isto estou simplesmente a querer dizer que o modelo de negocios da Lan tem dado succeso). :yesyes:

Porque nao conseguem ver as coisas positivas desta uniao? Falam da Varig, Transbrasil, Vasp...mas onde estao agora? Sera que querem o mesmo para a TAM? A GOl tambem esta a reduzir capacidade e por pessoas na rua...querem o mesmo na TAM? :hmm:

Que os avioes da TAM voem com as cores vermelhas ou azuis e que na fuselagem esteja escrito TAM, LAN ou LATAM hoje em dia nao tem relevancia nenhuma. Orgulhos nacionais e patrioticos no mundo da aviacao comercial ja nao existem. :naonao:

O importante agora e que a empresa aerea tenha lucros para assim gerar emprego e contribuir para o desenvolvimento da aviacao nacional e regional.
Editado pela última vez por Clipper202 em Sex Jun 29, 2012 13:28, em um total de 3 vezes.
Clipper202

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Clipper202 »

Nao entendo qual e o problema que tem certos brasileiros com esta fusao? :rant: Sera pelo fato de ser uma empresa aerea de um pais muito menor (Populacao, PIB, etc) e do mesmo continente que foi a que se fusionou com a TAM? Sera que a vossa reaccao tivesse sido a mesma se fossem os franceses, americanos ou australianos a comprarem a Tam ao inves dos chilenos?

Vamos ser realistas por favor e tentar analisar a situacao objectivamente:

-A TAM lamentavelmente tem tido perdas os ultimos semestres.
-Lan neste minuto e uma empresa de succeso. (desde o ponto de vista financeiro e aumento de capacidade) e tem estado a crescer e expandir suas operacoes nos ultimos tempos.
-A aviacao no Brasil (devido a uma serie de legislacoes anacronicas) nao esta no seu melhor...ou dito de otra forma, poderia estar melhor devido a enorme capacidad e potencialidade que tem o Brasil.
-O modelo de negocios da TAM a diferenca ao da Lan esta ultrapassado e precisa urgentemente ser restructurado. Lan tem o know how necessario para isto, assim como tambem o capital. Em consecuencia e logico que dois grupos de familias de sucesso tenham se unido para fazer crescer seu negocio e realmente nao acho que a familia Amaro seja tao estupida para entrar num negocio sem ter a certeza que iam lucrar ou ganhar algo.
-Consumidor vai ganhar sim com esta uniao/fusao/compra (como queiram chamar). Se tem duvidas por favor analisem como esta a aviacao comercial nos paises nos quais entrou a Lan e comparem como estava antes da Lan iniciar operacoes. Precos baixaram, conectividade aumentou, aeroportos melhoraram etc.(Com isto estou simplesmente a querer dizer que o modelo de negocios da Lan tem dado succeso). :yesyes:


Porque nao conseguem ver as coisas positivas desta uniao? Falam da Varig, Transbrasil, Vasp...mas onde estao agora? Sera que querem o mesmo para a TAM? A GOl tambem esta a reduzir capacidade e por pessoas na rua...querem o mesmo na TAM? :hmm:

Que os avioes da TAM voem com as cores vermelhas ou azuis e que na fuselagem esteja escrito TAM, LAN ou LATAM hoje em dia nao tem relevancia nenhuma. Orgulhos nacionais e patrioticos no mundo da aviacao comercial ja nao existem. :naonao:

O importante agora e que a empresa aerea tenha lucros para assim gerar emprego e contribuir para o desenvolvimento da aviacao nacional e regional.

Obs: desculpem o duplo post...nao consigo apagar o duplicado
José Paulo
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por José Paulo »

Chileno 777,

Nada contra o Chile e seu povo, que eu admiro.
Como consumidor, fico um pouco em dúvida sobre essa dominação da LAN sobre a AL e uma certa imposição de serviços, porque entendo que a concorrência é benéfica para o passageiro.
Hoje a LAN monopoliza a rota GRU-SCL (a GOL só tem 1 voo, que acaba em outubro) e naturalmente pode fazer o preço e as direções (conexões ou voos diretos) que quiser e impor ao passageiro serviços de acordo com sua vontade. Temo que isso se espalhe para Lima, Caracas (Quito já o é) e que a maior parte dos voos para Buenos Aires - AEP corram pela LAN-Argentina, que nunca ofereceu tarifas mais baixas.

Como li: "Em negócios, todo monopólio é desejável; toda concorrência é burrice"
glm
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por glm »

Você foi no ponto José Paulo!Não nada contra o Chile, a LAN apenas aproveitou uma oportunidade gerada pela falta de uma politica para o transporte aéreo no Brasil. A fusão do jeito que foi feita não atende aos interesses do consumidor brasileiro e vai a médio prazo acabar com a competição. A LAN tem práticas muito pouco sadias no que se refere a competição em todos mercados onde opera, haja visto o exemplo da multa alta aplicada pelo governo americano a LAN e a outros por formação de cartel de cargas em MIA. Se fosse um setor onde o Brasil não tivesse escala para competir eu estaria calado, mas deixar a liderança na avião comercial da América Latina para outros grupos, só por falta de visão é ridículo e vamos pagar caro.
glm
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por glm »

Você foi ao ponto, não há nada contra o Chile, ao contrário se fosse uma empresa Americana ou Europeia, não teriam deixado a fusão sair, alegando que neocolonialismo, mas como é de uma país irmão deixaram( países não irmãos, países defendem seus interesses econômicos). A LAN só aproveitou uma oportunidade gerada pela falta uma politica para aviação comercial no Brasil. Agora esta fusão, como foi feita, não atende ao interesse do consumidor brasileiro e vai gerar mais concentração, menos concorrência e menos oferta de voos para alguns destinos.
A LAN não tem tido práticas muito saudáveis em relação a livre concorrência em todos os países onde opera, haja visto a multa aplicada pelo governo americano a LAN e a outras por formação de cartel de cargas em MIA.
Se não não tivéssemos escala no transporte aéreo eu ficaria calado, mas somos sozinhos responsáveis por mais 40% do trafego da América Latina e desperdiçar esta oportunidade por falta de visão é burrice.Mas LATAM é uma realidade sobre a qual não há fazer, além de pagar o preço caro nos próximos anos
Clipper202

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Clipper202 »

José Paulo escreveu:Chileno 777,

Nada contra o Chile e seu povo, que eu admiro.
Como consumidor, fico um pouco em dúvida sobre essa dominação da LAN sobre a AL e uma certa imposição de serviços, porque entendo que a concorrência é benéfica para o passageiro.
Hoje a LAN monopoliza a rota GRU-SCL (a GOL só tem 1 voo, que acaba em outubro) e naturalmente pode fazer o preço e as direções (conexões ou voos diretos) que quiser e impor ao passageiro serviços de acordo com sua vontade. Temo que isso se espalhe para Lima, Caracas (Quito já o é) e que a maior parte dos voos para Buenos Aires - AEP corram pela LAN-Argentina, que nunca ofereceu tarifas mais baixas.

Como li: "Em negócios, todo monopólio é desejável; toda concorrência é burrice"

Com relacao a rota GRU-SCL nao podemos esquecer que ouve resolucao de tribunais de livre competencia no Chile e Brasil que de certa forma constituem uma oportunidade para que empresas chilenas, brasileiras ou extranjeiras possam expandir operacoes entre os 2 paises. Recomendo ler o post publicado no blog "envivodesdescl"da autoria de Ricardo Delpiano. Lamentavelmente esta em espanhol mais acho que da para perceber a ideia geral.

"En conformidad con lo ordenado por las disposiciones legales en los fallos del Tribunal de Defensa de Libre Competencia de Chile (TDLC) y del Consejo Administrativo de Defensa Económica de Brasil (CADE), LATAM Airlines Group S.A. comenzó el día de hoy el proceso de intercambio de slots en el aeropuerto Sao Paulo Guarulhos, el principal terminal aéreo de Brasil y de América Latina.

Para tal efecto, la aerolínea informó a todos los operadores aéreos interesados en hacerse parte del proceso que intercambiará hasta cuatro slots de aterrizaje y hasta cuatro de despegue en dicho aeropuerto, los cuales deben manifestar por escrito a la compañía su interés, indicando los horarios de preferencia.

Según lo estipulado, la fusión LAN-TAM sólo intercambiará slots en Guarulhos con empresas interesadas en vuelos non stop (sin escalas) en la ruta Sao Paulo-Santiago-Sao Paulo y que no posean ningún vínculo societario o de otra naturaleza que le permita influenciarlas de forma relevante. Los slots que LATAM entregue podrán tener una diferencia máxima de 30 minutos con el horario indicado por las empresas interesadas en sus respectivas solicitudes y sólo se podrán utilizar en los mencionados tramos y con operaciones non stop.

En el caso de los operadores nacionales, el principal interés viene por parte de Sky Airline compañía que en varias oportunidades ha expresado en medios de prensa su interés por llegar a Sao Paulo con al menos dos vuelos diarios en ambos tramos. Actualmente la aerolínea sólo dispone siete frecuencias semanales pero precisa de al menos una segunda con el objetivo de contar herramientas para establecer conexiones con otras compañías y ser atractiva como empresa para actuar como “feeder” de grandes aerolíneas. En este último punto y considerando los horarios de operaciones de vuelos internacionales en Sao Paulo son indispensables que la aerolínea logre tener operaciones saliendo y llegando a Sao Paulo a primeras horas de la mañana y en horario nocturno, a través de las cuales puede ofrecer conexiones inmediatas con otras compañías. Esos mismos horarios pueden ser aprovechados también para las conexiones domésticas, especialmente si la compañía decide profundizar relaciones con Avianca y su división Avianca Brasil.


En cuanto a los operadores internacionales, el intercambio de slots puede venir por parte de compañías brasileras o de otros lugares del mundo que buscan conseguir una expansión en la región, incluyendo a Chile como uno de sus destinos a futuro. Hay que recordar que como consecuencia del auge económico y del crecimiento de los tráficos aéreos que está mostrando la región, distintas aerolíneas están buscando llegar a América Latina como una forma también de distribuir su capacidad en regiones más seguras para sus inversiones considerando las turbulencias que viven algunos bloques económicos como Europa y Norteamérica....."
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Por otro lado, apenas iniciada a fusao ja podemos ver uma modificacao da programacao dos voos que indudavelmente beneficiam a consumidores, e a empresa (donos e trabalhadores).

"Junto con el intercambio de slots, para los próximos meses las aerolíneas LAN y TAM plantean modificaciones en su programación de vuelos según fue informado hace unas semanas atrás por Airline Route y los sistemas de reservas (GDS). A partir del 2 de julio LAN aumentará vuelos entre Santiago y Sao Paulo Guarulhos y Santiago Río de Janeiro, mientras que a partir de noviembre TAM ajustará capacidad pasando a volar con equipos A330-200 en lugar de Boeing 777-300ER, además del vuelo en A320. Para fin de año, LATAM Airlines ofrecerá en la ruta Santiago-Sao Paulo tres vuelos diarios operados por LAN y dos vuelos realizados por parte de TAM. Las modificaciones programadas permitirán a ambas aerolíneas aumentar la oferta de vuelos, sin incrementar la cantidad de asientos disponibles gracias a la menor capacidad de los aviones, ajustando la operación acorde los requerimientos estipulados por las instituciones que aprobaron la unión de ambas empresas."
Editado pela última vez por Clipper202 em Sex Jun 29, 2012 20:39, em um total de 1 vez.
Clipper202

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Clipper202 »

Com relacao a rota Lima Santiago tambem ouve medidas de mitigacao do tribunal de livre competencia chileno. E verdade que estao a ser apeladas pela LAN, mas no meu ponto de vista a rota Peru-Chile e um caso totalmente diferente da rota GRU-SCL e por tanto nao se podem aplicar os mesmos requisitos e standares.

Com relacao a Argentina, lamentavelmente a Lan nao pode cobrar precos mais baixos devido a que sofre uma concorrencia totalmente desleal e monopolica (mas ninguem diz nada ou reclama) por parte do Estado Argentino e Aerolineas Argentinas.
José Paulo
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Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por José Paulo »

Chileno 777,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Mas paira ainda uma dúvida em relação aos voos para a Argentina: a GOL não é estatal e sempre cobrou tarifas menores que a LAN; a Qatar Airways e a Emirates, embora operando em EZE, também (embora elas sejam "estatais riquíssimas", rsrs, não são de aturarem voos deficitários ou tarifas subsidiadas).
As tarifas mais caras sempre foram cobradas pelas cias. agora irmãs.
Se existe um ajustamento de voos que resulte numa malha de voos mais racional e uma melhor distribuição de ofertas de assentos (como o texto aponta), será de se supor maiores facilidades ao passageiros nas tarifas.
Pelo que vi em algumas simulações, ainda não é o que está acontecendo. As tarifas TAM e LAN continuam altas.
Clipper202

Re: LATAM nasceu oficialmente hoje

Mensagem por Clipper202 »

José Paulo escreveu:Chileno 777,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Mas paira ainda uma dúvida em relação aos voos para a Argentina: a GOL não é estatal e sempre cobrou tarifas menores que a LAN; a Qatar Airways e a Emirates, embora operando em EZE, também (embora elas sejam "estatais riquíssimas", rsrs, não são de aturarem voos deficitários ou tarifas subsidiadas).
As tarifas mais caras sempre foram cobradas pelas cias. agora irmãs.
Se existe um ajustamento de voos que resulte numa malha de voos mais racional e uma melhor distribuição de ofertas de assentos (como o texto aponta), será de se supor maiores facilidades ao passageiros nas tarifas.
Pelo que vi em algumas simulações, ainda não é o que está acontecendo. As tarifas TAM e LAN continuam altas.

Nao sabia com relacao a GOl... mas tenho uma pergunta. Ate que ponto as rotas Brasil-Argentina eram/sao (suficientemente)rentaveis para a Gol? Que uma empresa cobre tarifas mais baixas nao significa necessariamente que consiga ter lucros...ou atingir o break-even naquela rota especifica.
Por otro lado, Emirates&Qatar nao fazem rotas internas em Argentina. Posso estar errado, mas acho que uma coisa e competir exclusivamente no mercado internacional com Aerolineas Argentinas e otra totalmente diferente e concorrer tambem no mercado domestico onde o Estado Argentino practica uma serie de incentivos e politicas que favorecem a sua empresa estatal.

Considero que devemos dar tempo ao tempo no que respeita a nova LATAM e suas tarifas. Pessoalmente acho que a fusao vais nos trazer bastantes beneficios a todos. (espero nao estar enganado). :yeah:
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