Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúchos
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúchos
Estrutura precária atrasa ampliação de voos no interior do Estado
Companhias admitem que interesse em criar novas linhas esbarra em problemas como pista com defeito, terminais pequenos e estacionamentos insuficientes
Esbarra na infraestrutura o avanço da aviação comercial no interior gaúcho. Assusta a precariedade frente à quantidade crescente de passageiros.
O resultado é a estagnação. As companhias admitem que o interesse em abrir linhas não se concretiza pela carência que domina os terminais.
Para fazer o setor decolar longe do quase esgotado Salgado Filho, o Estado aposta em um plano: investir em quatro aeroportos. O foco é modernizar, até 2014, terminais considerados estratégicos: Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
A estimativa é de que as reformas nos três primeiros e a construção de um novo terminal na Serra precisem de ao menos R$ 225 milhões, sem contar melhorias nos arredores.
Há voos comerciais regulares em nove aeródromos. Desses, apenas três operam linhas com aviões de maior porte para fora do Estado: Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Diante da demanda crescente, a sobrecarga é inevitável.
Conforme o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), os quatro aeroportos foram escolhidos pela demanda elevada, viabilidade do projeto e porque os municípios são referência em suas regiões.
— Precisamos aproveitar o fato de o Estado ser o início e o fim de rotas domésticas — ressalta Roberto Barbosa Carvalho Netto, diretor do DAP.
Em Caxias do Sul, a meta é atrair companhias e triplicar os quase 200 mil passageiros anuais. A chegada da Azul, que começou a operar há seis meses, fez saltar em 46% o número de embarques sem reduzir o movimento da Gol. Em março, 26 mil passageiros passaram pelo terminal, o dobro do mesmo período de 2011.
À espera de melhorias
Passo Fundo também busca ampliar rotas para melhorar serviços e tarifas. Com a modernização só no papel, as companhias adotam cautela. A prefeitura revela que a falta de estrutura é o principal empecilho para a Azul iniciar as operações no município.
As companhias despistam sobre a ampliação da malha, mas cobram providências para fortalecer a atuação no mercado gaúcho.
Executivos da Azul já se reuniram com prefeituras de Pelotas e Passo Fundo para discutir novas rotas. Em nota, a Trip admite interesse em operar em Passo Fundo, mas enfatiza que a infraestrutura é decisiva.
Principal operadora em mercados de baixa demanda, a gaúcha NHT também planeja expandir a malha, atendendo a pedidos de prefeituras.
— A demanda é imprescindível, mas de nada adianta haver passageiros se não houver estrutura — afirma Jeffrey Kerr, diretor de Planejamento da NHT.
Fonte: ZERO HORA
Companhias admitem que interesse em criar novas linhas esbarra em problemas como pista com defeito, terminais pequenos e estacionamentos insuficientes
Esbarra na infraestrutura o avanço da aviação comercial no interior gaúcho. Assusta a precariedade frente à quantidade crescente de passageiros.
O resultado é a estagnação. As companhias admitem que o interesse em abrir linhas não se concretiza pela carência que domina os terminais.
Para fazer o setor decolar longe do quase esgotado Salgado Filho, o Estado aposta em um plano: investir em quatro aeroportos. O foco é modernizar, até 2014, terminais considerados estratégicos: Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
A estimativa é de que as reformas nos três primeiros e a construção de um novo terminal na Serra precisem de ao menos R$ 225 milhões, sem contar melhorias nos arredores.
Há voos comerciais regulares em nove aeródromos. Desses, apenas três operam linhas com aviões de maior porte para fora do Estado: Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Diante da demanda crescente, a sobrecarga é inevitável.
Conforme o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), os quatro aeroportos foram escolhidos pela demanda elevada, viabilidade do projeto e porque os municípios são referência em suas regiões.
— Precisamos aproveitar o fato de o Estado ser o início e o fim de rotas domésticas — ressalta Roberto Barbosa Carvalho Netto, diretor do DAP.
Em Caxias do Sul, a meta é atrair companhias e triplicar os quase 200 mil passageiros anuais. A chegada da Azul, que começou a operar há seis meses, fez saltar em 46% o número de embarques sem reduzir o movimento da Gol. Em março, 26 mil passageiros passaram pelo terminal, o dobro do mesmo período de 2011.
À espera de melhorias
Passo Fundo também busca ampliar rotas para melhorar serviços e tarifas. Com a modernização só no papel, as companhias adotam cautela. A prefeitura revela que a falta de estrutura é o principal empecilho para a Azul iniciar as operações no município.
As companhias despistam sobre a ampliação da malha, mas cobram providências para fortalecer a atuação no mercado gaúcho.
Executivos da Azul já se reuniram com prefeituras de Pelotas e Passo Fundo para discutir novas rotas. Em nota, a Trip admite interesse em operar em Passo Fundo, mas enfatiza que a infraestrutura é decisiva.
Principal operadora em mercados de baixa demanda, a gaúcha NHT também planeja expandir a malha, atendendo a pedidos de prefeituras.
— A demanda é imprescindível, mas de nada adianta haver passageiros se não houver estrutura — afirma Jeffrey Kerr, diretor de Planejamento da NHT.
Fonte: ZERO HORA
TATSCH
-
- MASTER
- Mensagens: 7367
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.tatsch escreveu:Há voos comerciais regulares em nove aeródromos.
A NHT desistiu de Santa Rosa ou aquele aeródromo está em obras ?
Editado pela última vez por Fernando C. Milke em Qui Mai 10, 2012 12:00, em um total de 1 vez.
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Situação atual de todos aeroportos do estado. Ver video completo:
http://globotv.globo.com/rbs-rs/jornal- ... s/1937745/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://globotv.globo.com/rbs-rs/jornal- ... s/1937745/" onclick="window.open(this.href);return false;
TATSCH
-
- MASTER
- Mensagens: 7367
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Será que a Infraero tem algum plano de investimentos em Pelotas, Uruguaiana e Bagé ?tatsch escreveu:Estado aposta em um plano: investir em quatro aeroportos. Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Duvido, se em Porto Alegre que é o filé do estado as obras se arrastão oque falar dos modestos terminais do interior.Fernando C. Milke escreveu:Será que a Infraero tem algum plano de investimentos em Pelotas, Uruguaiana e Bagé ?tatsch escreveu:Estado aposta em um plano: investir em quatro aeroportos. Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
Pelotas é sem duvida a melhor estrutura, mas não tem posto das agencias fiscalizadoras. Além do processo de instalação de novas linhas aéreas (AZUL) se arrasta desde Novembro de 2011. Pelo jeito irá levar um ano para instalação de um aparelho de raio X e um caminhão de bombeiros.
-
- MASTER
- Mensagens: 7367
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos
Mesmo sendo Aeroporto Internacional, que dificuldade!Rafael Lopes De Freitas S escreveu:Pelotas é sem duvida a melhor estrutura, mas não tem posto das agencias fiscalizadoras. Além do processo de instalação de novas linhas aéreas (AZUL) se arrasta desde Novembro de 2011. Pelo jeito irá levar um ano para instalação de um aparelho de raio X e um caminhão de bombeiros.
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos
Imagina o resto. Infraestrura precária, falta de incentivo dos governos e por ai vai.Fernando C. Milke escreveu:Mesmo sendo Aeroporto Internacional, que dificuldade!Rafael Lopes De Freitas S escreveu:Pelotas é sem duvida a melhor estrutura, mas não tem posto das agencias fiscalizadoras. Além do processo de instalação de novas linhas aéreas (AZUL) se arrasta desde Novembro de 2011. Pelo jeito irá levar um ano para instalação de um aparelho de raio X e um caminhão de bombeiros.
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Caríssimos...
Acham caro aquilo que na proporção do que gira é irrisório. Senão vejamos:
Hoje temos leis de incentivo a tudo que se possa imaginar, fundos de auxílio, fundos de amparo, fundos de manutenção, fundos de recuperação, fundos de preservação, recursos específicos, verbas a fundo perdido etc. E para os aeroportos do Interior? Ora, com tantos políticos de plantão, por que nenhum (ou vários) propõe algo direcionado aos aeroportos do Interior?
Ampliar ou construir novas pistas, terminais, equipamentos (ILS etc), acessos e muito mais, não representaria sequer uma migalha no orçamento.
Bagé, Caxias, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Maria, Uruguaiana e outros municípios merecem aeroportos melhor estruturados. Com uma linha de crédito específico (recursos de fundos, fundo perdido, BIRD etc), em dois anos TODAS esses aeroportos podem ser recuperados e/ou reformulados.
Falta apenas uma coisinha: BOA VONTADE por parte dos homens que se dizem públicos, que ESTÃO DE PASSAGEM por algum cargo, que falam bonito e fazem feio. E, repito, recuperar, estruturar, equipar, modernizar e ampliar CINCO aeroportos do Interior do RS não representa a raspa de uma migalha do orçamento. Então, sem querer ofender, na prática todos que ocupam função pública direta ou indiretamente ligados ao transporte aéreo são irresponsáveis ou omissos.
E, finalizando, qualquer desculpa ou explicação para tentar justificar essa inoperância deve ser classificada como balela, atestado de incompetência, irresponsabilidade ou confissão de culpa.
Abraços
Schneider
Acham caro aquilo que na proporção do que gira é irrisório. Senão vejamos:
Hoje temos leis de incentivo a tudo que se possa imaginar, fundos de auxílio, fundos de amparo, fundos de manutenção, fundos de recuperação, fundos de preservação, recursos específicos, verbas a fundo perdido etc. E para os aeroportos do Interior? Ora, com tantos políticos de plantão, por que nenhum (ou vários) propõe algo direcionado aos aeroportos do Interior?
Ampliar ou construir novas pistas, terminais, equipamentos (ILS etc), acessos e muito mais, não representaria sequer uma migalha no orçamento.
Bagé, Caxias, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Maria, Uruguaiana e outros municípios merecem aeroportos melhor estruturados. Com uma linha de crédito específico (recursos de fundos, fundo perdido, BIRD etc), em dois anos TODAS esses aeroportos podem ser recuperados e/ou reformulados.
Falta apenas uma coisinha: BOA VONTADE por parte dos homens que se dizem públicos, que ESTÃO DE PASSAGEM por algum cargo, que falam bonito e fazem feio. E, repito, recuperar, estruturar, equipar, modernizar e ampliar CINCO aeroportos do Interior do RS não representa a raspa de uma migalha do orçamento. Então, sem querer ofender, na prática todos que ocupam função pública direta ou indiretamente ligados ao transporte aéreo são irresponsáveis ou omissos.
E, finalizando, qualquer desculpa ou explicação para tentar justificar essa inoperância deve ser classificada como balela, atestado de incompetência, irresponsabilidade ou confissão de culpa.
Abraços
Schneider
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Uruguaiana nem precisa de investimento nao vai ter mais voos importantes a compradora da NHT vai acabar com o voo, do jeito que esta, tá bão demais , so pra teco-teco...
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Ótimo, então explique porque para a instalação de aparelho de raio X e a "compra" (na verdade será remanejado) de um caminhão de bombeiro que permitiriam a operação da Azul em Pelotas se arrasta desde Novembro de 2011, contando 7 meses desde que a empresa demonstrou interesse.Schneider escreveu:Caríssimos...
Acham caro aquilo que na proporção do que gira é irrisório. Senão vejamos:
Hoje temos leis de incentivo a tudo que se possa imaginar, fundos de auxílio, fundos de amparo, fundos de manutenção, fundos de recuperação, fundos de preservação, recursos específicos, verbas a fundo perdido etc. E para os aeroportos do Interior? Ora, com tantos políticos de plantão, por que nenhum (ou vários) propõe algo direcionado aos aeroportos do Interior?
Ampliar ou construir novas pistas, terminais, equipamentos (ILS etc), acessos e muito mais, não representaria sequer uma migalha no orçamento.
Bagé, Caxias, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Maria, Uruguaiana e outros municípios merecem aeroportos melhor estruturados. Com uma linha de crédito específico (recursos de fundos, fundo perdido, BIRD etc), em dois anos TODAS esses aeroportos podem ser recuperados e/ou reformulados.
Falta apenas uma coisinha: BOA VONTADE por parte dos homens que se dizem públicos, que ESTÃO DE PASSAGEM por algum cargo, que falam bonito e fazem feio. E, repito, recuperar, estruturar, equipar, modernizar e ampliar CINCO aeroportos do Interior do RS não representa a raspa de uma migalha do orçamento. Então, sem querer ofender, na prática todos que ocupam função pública direta ou indiretamente ligados ao transporte aéreo são irresponsáveis ou omissos.
E, finalizando, qualquer desculpa ou explicação para tentar justificar essa inoperância deve ser classificada como balela, atestado de incompetência, irresponsabilidade ou confissão de culpa.
Abraços
Schneider
Lembrando que estas mesmas reportagens são feitas todo ano de eleição.
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Parece que as coisas começaram a tomar forma.
http://www.diariopopular.com.br/site/co ... icia=52559" onclick="window.open(this.href);return false;
Vamos aguardar mais um pouquinho.
http://www.diariopopular.com.br/site/co ... icia=52559" onclick="window.open(this.href);return false;
Vamos aguardar mais um pouquinho.
-
- MASTER
- Mensagens: 7367
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Maravilha !
Azul em Pelotas virando realidade !
Azul em Pelotas virando realidade !
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Parace que a resposta a minha pergunta veio mais rápido do que eu imaginava, mas pelas informações da noticia ainda sera ao menos 30 dias até a equipe estar pronta e mais alguns até Azul solicite e Anac autorize.Fernando C. Milke escreveu:Maravilha !
Azul em Pelotas virando realidade !
-
- MASTER
- Mensagens: 7367
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Certamente sai no 2º semestre! O Aeroporto Internacional de Pelotas possui terraço panorâmico?Rafael Lopes De Freitas S escreveu:... ao menos 30 dias até a equipe estar pronta e mais alguns até Azul solicite e Anac autorize.
-
- MASTER
- Mensagens: 1074
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 17:24
Re: Jornal Zero Hora:Estrutura precária nos aeroportos gaúch
Infelizmente não só uma área aberta ao lado direito do TPS.Fernando C. Milke escreveu:Certamente sai no 2º semestre! O Aeroporto Internacional de Pelotas possui terraço panorâmico?Rafael Lopes De Freitas S escreveu:... ao menos 30 dias até a equipe estar pronta e mais alguns até Azul solicite e Anac autorize.
(esquerdo na foto entre o TPS e a Torre azul):
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 0&nseq=296" onclick="window.open(this.href);return false;
É possível para fazer fotos assim:
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 634&nseq=9" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 40&nseq=57" onclick="window.open(this.href);return false;
Conheça um pouco:
http://www.jetphotos.net/showphotos.php ... 20-%20SBPK||||||||||||||||||||||||||||||||||" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços