O nosso amigo Vito Cedrini pediu para colocar o texto e foto de sua autoria, conforme segue:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Para recordar, matando saudades.
Gosto muito dos DC-8, trabalhei com eles - DC-8-62 - na AZ por um bom tempo.
Tempos em que trabalhei na Rampa e no "Weight & Balance".
Tinhamos um voo que me deixava "maluco", era aos sábados as 14.30 , "Non Stop" GIG-FCO.
Podem imaginar o que acontecia, voo completo de Pax e Carga, temperatura altíssima no verão, as vezes o Cmdte resolvia esperar
um pouco para ver se a temperatura caia um grau, para poder decolar.
Muitas vezes saia com lugares e deixávamos os colegas "no chão" - Pax com bilhete de CIA aérea grátis ou 10% -
para reduzir o "take-of weight".
Acho que meus cabelos começaram a ficar brancos nessa época, era difícil " levar tudo ", Pax , Bagagens e Carga e o "Underload" no final
quando você "fechava" o Balanceamento as vezes era de 5 ou 10 kgs.
Mesmo assim OS DC-8-62 efetuavam sempre FCO/GIG e GIG/FCO direto. Algumas poucas vezes devido condições meteorológicas adversas alternavam DKR.
Só tinha uma vantagem, eram outros tempos, os salários eram muito bons......trabalhar em Cia. Aérea e ainda por cima estrangeira era profissão de "prestigio". A Alitalia sempre nos mandava a Roma pra efetuar Cursos de aperfeiçoamento, as diárias eram fantásticas, você comia tudo que tinha direito, e sem esforço ainda sobrava algum para umas comprinhas...
E os hotéis, eram de primeira, Hilton, Sheraton e afins.
Perdoem pela minhas reminiscências, mas resolvi recordar um pouco como era a Aviação de antigamente para os mais novos.
Abs
Cedrini
P.S. Nessa foto dá para ver a velha torre do GIG,já desativada.