Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Constellation »

Caros,

Ontem ocorreu aqui em LDB um acidente insólito: um caminhão de bombeiros, da INFRAERO, tombou na pista. Houve derramamento de óleo diesel e até que o caminhão e o óleo fossem removidos do local, a pista ficou impraticável, a partir das 15:17 de ontem, até aproximadamente 20:30. Seis voos comerciais atrasaram e quatro foram cancelados, e nossas aeronaves do Aeroclube tiveram que alternar o Aeroporto 14-Bis, na zona norte da cidade.

O caminhão dos bombeiros, do tipo "Ataque Rápido", participava de um treinamento de "Tempo de Resposta a Emergência". Três bombeiros ficaram feridos, mas dois já receberam alta.

Vejam a foto:

Imagem

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por SBLO »

25/01/2012 -- 00h00
Caminhão tomba na pista e fecha aeroporto
Veículo de combate a incêndio era usado em treinamento; pelo menos 10 voos foram afetados

Três bombeiros ficaram feridos e foram levados para a Santa CasaLondrina - Um caminhão de combate a incêndio capotou na pista do Aeroporto José Richa, em Londrina, ontem à tarde, durante um treinamento contra incêndio e provocou a interrupção das operações. Houve vazamento de óleo na pista. Pelo menos 10 voos, entre chegada e partida, tiveram de ser adiados.

De acordo com o superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Pio, o Carro Contra Incêndio (CCI) deveria percorrer 1,9 mil metros de pista em três minutos. No entanto, quando tinha percorrido aproximadamente 100 metros e aparentemente fazia uma curva, o caminhão capotou.

Havia três homens do Corpo de Bombeiros no veículo. Eles sofreram ferimentos leves e foram levados para a Santa Casa.

De acordo com superintendente da Infraero, o treinamento com CCI é rotineiro e realizado pelo menos duas vezes ao mês. ''A Polícia Federal está fazendo uma perícia que vai apontar a causa do acidente'', afirmou.

O veículo capotou ontem por volta das 15h15. Até as 19 horas o veículo não havia sido retirado da pista. Segundo o superintendente a expectativa era de que às 20 horas a pista fosse reaberta. Até esse horário estava programada a chegada de cinco e partida de outros cinco voos. Após a retirada do veículo a pista seria lavada devido ao vazamento de óleo.

O capitão Rodrigo Nakamura, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a causa do acidente ainda era desconhecida. ''A Polícia Federal vai apontar o que aconteceu''. Segundo ele, um dos integrantes da equipe que participou do treinamento havia começado há pouco tempo a trabalhar no aeroporto. Mas ele não seria o condutor, conforme Nakamura.

Os três ocupantes do veículo são Edson José Batista, de 43 anos, que seria o condutor, Roberto Sidnei Cuenca, 46, e Luiz Carlos de Souza, 45. Os três passaram por exames na Santa Casa e receberam alta ainda ontem.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, não há um prazo definido para a conclusão da perícia do acidente. ''Esse relatório vai ser repassado para a Infraero, que vai decidir se vai divulgar ou não'', afirmou.

A recepcionista Elaine Belisse estava indignada com o atraso do voo dela. Ela havia chegado no local por volta das 12h30. ''Meu voo era para ter saído às 14 horas. Me falaram que ia atrasar porque o avião precisou passar por uma manutenção em Guarulhos e depois aconteceu esse acidente'', disse ela, que estava com o filho de 11 anos. Eles passaram as férias em Ibiporã e esperavam voltar para Curitiba, onde moram.

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3704-20120125" onclick="window.open(this.href);return false;
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Adriano1243
PP
PP
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 13:31

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Adriano1243 »

Porque as aeronaves do Aeroclube não pousaram na 13L/31R? Até aonde eu sei esta TWY é homologada para pouso!
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Constellation »

Adriano1243 escreveu:Porque as aeronaves do Aeroclube não pousaram na 13L/31R? Até aonde eu sei esta TWY é homologada para pouso!
Adriano,

snme, essa opção já não está mais disponível, e a 13L/31R perdeu a homologação. Chegeui a ver, uma vez, um Fokker 100 da TAM pousar nessa pista, quando um C310 teve pane no trem de pouso dianteiro e arrastou o nariz no chão no pouso.

Grande abraço.
Imagem
Leandro - POA
PC
PC
Mensagens: 216
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 22:45
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Leandro - POA »

Não é a primeira vez que isso acontece com esses caminhões em treinamentos... Já vi até um video de um capotando (não me lembro se foi na BACO até). Provavelmente devido ao grande volume de água no tanque e "excesso de velocidade" em curvas, capota mesmo!
Adriano1243
PP
PP
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 13:31

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Adriano1243 »

Constellation escreveu:
Adriano1243 escreveu:Porque as aeronaves do Aeroclube não pousaram na 13L/31R? Até aonde eu sei esta TWY é homologada para pouso!
Adriano,

snme, essa opção já não está mais disponível, e a 13L/31R perdeu a homologação. Chegeui a ver, uma vez, um Fokker 100 da TAM pousar nessa pista, quando um C310 teve pane no trem de pouso dianteiro e arrastou o nariz no chão no pouso.

Grande abraço.
Vix, perdeu mesmo! Até o ano passado constava no ROTAER a TWY "E" como homologada para pouso. Quais mudanças serão necessárias para voltar a homologação?

E um F-100!? Aí sim é Punk o negócio! Tiveram que marcar zonas de toque com cal ou o piloto foi no "olhometro"?

Abraço!
Uiliam Hahn Biegelmeyer
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 16:54
Localização: Caxias do Sul

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Uiliam Hahn Biegelmeyer »

Aqui em CXJ aconteceu a mesma coisa a alguns anos atrás com o mesmo tipo de veiculo tb em um treinamento. Ficou um tempão no conserto.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Constellation »

Adriano1243 escreveu:
Constellation escreveu:
Adriano1243 escreveu:Porque as aeronaves do Aeroclube não pousaram na 13L/31R? Até aonde eu sei esta TWY é homologada para pouso!
Adriano,

snme, essa opção já não está mais disponível, e a 13L/31R perdeu a homologação. Chegeui a ver, uma vez, um Fokker 100 da TAM pousar nessa pista, quando um C310 teve pane no trem de pouso dianteiro e arrastou o nariz no chão no pouso.

Grande abraço.
Vix, perdeu mesmo! Até o ano passado constava no ROTAER a TWY "E" como homologada para pouso. Quais mudanças serão necessárias para voltar a homologação?

E um F-100!? Aí sim é Punk o negócio! Tiveram que marcar zonas de toque com cal ou o piloto foi no "olhometro"?

Abraço!
Não pintaram nada, foi no olhômetro mesmo, o Fokker pousou, eu pousei (o Skylane PT-KKM) e depois um Navajão. Não achei difícil pousar, foi só meio estranho... os aviões saíam na Delta, taxiavam na pista e entravam novamente na taxiway E pela interseção C, já que o avião acidentado estava bem proxímo da Bravo. O Navajão pousou depois que eu entrei no pátio, e logo depois liberaram a pista principal, ao remover o Cessna 310, o PT-DSE.

Acredito que a taxiway não voltará a ser certificada como pista alternativa.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Tico »

Leandro - POA escreveu:Não é a primeira vez que isso acontece com esses caminhões em treinamentos... Já vi até um video de um capotando (não me lembro se foi na BACO até). Provavelmente devido ao grande volume de água no tanque e "excesso de velocidade" em curvas, capota mesmo!
O mais grave dos acidentes do tipo ocorreu em Ribeirão Preto também em uma simulação não me lembro a data ao certo. 2 bombeiros ficaram tetraplégicoeo após o capotamento.

Segue o link do vídeo com o caminhão capotando, a imagem é bem impressionante. Tanque cheio e CG alto.


Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mTrbVou1W-c
Adriano1243
PP
PP
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 13:31

Re: Acidente de caminhão na pista do Aeroporto de Londrina

Mensagem por Adriano1243 »

Constellation escreveu:
Acredito que a taxiway não voltará a ser certificada como pista alternativa.

Grande abraço.

Uma pena porque com o aumento de tráfego na região nós não podemos nos dar o luxo de deixar o aeroporto inoperante por algum incidente.
Responder