Triste ocorrência no Norte do Paraná:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecid ... do-Paraiso" onclick="window.open(this.href);return false;
Jornal Gazeta do Povo Curitiba PR, 09-02-2012
Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Quando me formei em agropecuária, dissuadiram-me de um curso de aviação agrícola, por ser considerada uma das profissões mais perigosas. O avião agrícola Ipanema tinha seguidos problemas de motor e pilotá-lo em rasante o tempo todo exigia uma habilidade ímpar do piloto. Em outras palavras: ou o cara era bom e sortudo, ou morria.
Não sei como é agora.
Não sei como é agora.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Avião prefixo PT-UZW, pilotado por Luiz Mateus Delázaro (55), instrutor de voo em Londrina, que faleceu no acidente.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
José Paulo, o piloto era meu amigo pessoal, foi da minha turma de PC, era bom, mas acho que ninguém pode culpar a aeronave por bater um um fio elétrico. Ele estava com o sol poente de frente e não viu o fio. Lamentável a perda.José Paulo escreveu:Quando me formei em agropecuária, dissuadiram-me de um curso de aviação agrícola, por ser considerada uma das profissões mais perigosas. O avião agrícola Ipanema tinha seguidos problemas de motor e pilotá-lo em rasante o tempo todo exigia uma habilidade ímpar do piloto. Em outras palavras: ou o cara era bom e sortudo, ou morria.
Não sei como é agora.
Os motores Lycoming IO-540 estão entre os mais confiáveis motores a pistão já fabricados, e o Ipanema é um ótimo avião. Não sei de nada que possa melhorá-lo com relação à segurança. Mas o mesmo não se pode dizer das condições nas quais alguns operadores mantém esses aviões: já vi Ipanemas consertados com Durepoxi, Araldite, arame e barbante... Uma oficina aqui de Londrina removeu alguns tubos PVC Tigre de Ipanemas. Mesmo assim, eles voam bem e são dóceis de comando.
Mas a atividade é perigosa mesmo. Enquanto nos Estados Unidos os pilotos pulverizam áreas imensas livres de cercas, linhas elétricas e telefônicas, árvores e outros obstáculos, aqui temos tudo isso e muito mais... E temos o fator humano/operacional, com pilotos cansados, recebendo por produção, voando em clima quente e respirando piretróides... uma hora ou outra vai fazer m..., infelizmente, por mais padronizado que seja, e, se for a sua hora, vai embora mesmo.
Grande abraço.
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Professor,
Acima de tudo o mais, minha solidariedade.
Talvez venha da contínua fuga de responsabilidade essa má fama do motor do Ipanema: para empresas mal-administradas ou mesmo desonestas vale sempre a ladainha "o motor deu pane" ou a "culpa foi do piloto".
Eu mesmo não sei se há alguma regulamentação sobre a manutenção de um avião agrícola ou se as empresas agropecuárias a obedecem nesses rincões afora.
E acho que falta muito para um trabalhador ligado à agricultura e pecuária ter seus direitos trabalhistas respeitados, quando eles existem.
Sinceramente, não fui para o curso de piloto agrícola por medo (depois das estórias que ouvi) e, principalmente, porque não gosto de mexer com defensivos agrícolas. Um caseiro de meu tio, plantando tomate, cometeu suicídio e só viemos a saber a causa quando foi descoberta, no fungicida que ele aplicava, uma substância altamente depressiva.
E um trabalhador mexendo dia-a-dia com toda essa química certamente não tem uma vida 100% saudávvel.
Muito ruim isso.
Acima de tudo o mais, minha solidariedade.
Talvez venha da contínua fuga de responsabilidade essa má fama do motor do Ipanema: para empresas mal-administradas ou mesmo desonestas vale sempre a ladainha "o motor deu pane" ou a "culpa foi do piloto".
Eu mesmo não sei se há alguma regulamentação sobre a manutenção de um avião agrícola ou se as empresas agropecuárias a obedecem nesses rincões afora.
E acho que falta muito para um trabalhador ligado à agricultura e pecuária ter seus direitos trabalhistas respeitados, quando eles existem.
Sinceramente, não fui para o curso de piloto agrícola por medo (depois das estórias que ouvi) e, principalmente, porque não gosto de mexer com defensivos agrícolas. Um caseiro de meu tio, plantando tomate, cometeu suicídio e só viemos a saber a causa quando foi descoberta, no fungicida que ele aplicava, uma substância altamente depressiva.
E um trabalhador mexendo dia-a-dia com toda essa química certamente não tem uma vida 100% saudávvel.
Muito ruim isso.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Obrigado pela solidariedade, José Paulo,
Já perdi vários amigos na aviação agrícola, infelizmente. Então, hoje nem recomendo mais, incentivo meus alunos a ir pra Comercial, que é muito mais segura. De todos os meus alunos que foram pra Comercial, entre pilotos, copilas e comissários, não tive nenhuma baixa até agora. na agrícola, nem dá coragem de contar quantos...
Sorte tua que vc desistiu.
Grande abraço.
Já perdi vários amigos na aviação agrícola, infelizmente. Então, hoje nem recomendo mais, incentivo meus alunos a ir pra Comercial, que é muito mais segura. De todos os meus alunos que foram pra Comercial, entre pilotos, copilas e comissários, não tive nenhuma baixa até agora. na agrícola, nem dá coragem de contar quantos...
Sorte tua que vc desistiu.
Grande abraço.
Re: Acidente co Avião agrícola mata piloto.
Certíssimo. Trabalho em uma empresa de aviação agrícola e sei bem os perigos.Constellation escreveu: (...) Mas a atividade é perigosa mesmo. Enquanto nos Estados Unidos os pilotos pulverizam áreas imensas livres de cercas, linhas elétricas e telefônicas, árvores e outros obstáculos, aqui temos tudo isso e muito mais... E temos o fator humano/operacional, com pilotos cansados, recebendo por produção, voando em clima quente e respirando piretróides... uma hora ou outra vai fazer m..., infelizmente, por mais padronizado que seja, e, se for a sua hora, vai embora mesmo.
Grande abraço.
Começa pelas aeronaves que, mesmo sendo robustas e com mecânicas fiáveis, sofrem muito desgaste pelos ciclos de carga e pela agressão dos produtos químicos que se entranham nos elementos da estrutura, corroendo-a prematuramente. Tudo piora se a manutenção for pouco cuidada.
Na maior parte dos lugares aqui, as áreas são pouco extensas e sem qualquer ordenação de obstáculos, tais como postes de alta tensão, de iluminação, árvores, antenas, etc. A margem de segurança é mínima, que complica quando a experiência é baixa.
Na foto seguinte dá para ver a baixa altura e proximidade com obstáculos, nesse caso são postes de eletricidade.
Como curiosidade, deixo o "trailer" de um seriado de televisão canadense sobre a aviação agrícola, ao estilo documentário. Fazendo um busca na net, dá para achar os episódios todos. Vale a pena.
Assista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=34ZJ5AKHWe8